Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 31 de outubro de 2010

O segundo título Carioca do Flamengo - 1915



Há exatos 95 anos (31 de Outubro de 1915), o Flamengo coloria o Rio de Janeiro pela segunda vez em sua história no futebol. Em pleno Halloween, o preto e o roxo derem lugar ao preto e vermelho, começando pelo estádio da Rua Paysandu, nas Laranjeiras. Com uma goleada por 5 a 1 sobre o Bangu, o time, que ainda não era da Gávea, conquistava seu segundo título estadual – e de maneira consecutiva.

Começava ali a tradição do maior vencedor da história do Campeonato Carioca, com 31 títulos. Era uma época onde o esporte ainda lutava para se firmar no Brasil e onde a imprensa esportiva não tinha, nem de longe, o espaço que tem hoje. E o clube, que nasceu à beira da praia do Flamengo para disputar competições de remo, entrava de vez na briga pelas glórias também no "football".
Ainda não havia chuteiras coloridas, uniformes que absorvem suor, numeração fixa e as modernidades do futebol atual. Os estádios eram modestos, os trajes para assistir às partidas eram de gala e nem se sonhava em disputar uma Copa do Mundo da modalidade. O Brasil, então, estava longe de ser o país do futebol. Mas a paixão começava despertar na Cidade Maravilhosa.

Com o time formado por  Baena, Píndaro, Nery, Curiol, Galo, Sidney Pullen, Arnaldo, Gumercindo, Borgerth, Riemer e Paulo Buarque, o Rubro-Negro entrou em campo frente o Alvirubro da zona oeste ainda utilizando a camisa apelidada de Cobra Coral. E com gols de Riemer(2), Arnaldo, Gumercindo e Paulo Buarque, o time construiu a goleada e deu mais uma volta olímpica.

O ano de 1915 - Edmundo de Azurem Furtado teve o seu terceiro e ultimo ano de mandato como presidente do Flamengo. O clube manteve a base do time campeão carioca no ano anterior e entrou como favorito para a conquista do bicampeonato. Em uma campanha que teve vitórias como um 5 a 0 no Fluminense, um 4 a 2 no América e um 2 a 1 no Botafogo, o time confirmou o favoritismo goleando o Bangu na última rodada do segundo turno.
Depois da conquista do Campeonato Carioca, o Flamengo jogou um amistoso contra a Seleção Carioca, como era comum que o campeão o fizesse. O Fla venceu por 3 a 1. Então, a equipe ainda viajou pelo Norte do país, onde conquistou a Taça Jornal Folha do Norte, em Belém, ao derrotar a seleção local por 5 a 1. No remo, o clube também faturou dois títulos: a Prova Clássica Conselho Municipal e Prova Clássica Júlio Furtado.

Ground Committée – Uma curiosidade sobre este título é que o time não possuía um treinador, mas sim comissões técnicas, geralmente improvisadas, compostas pelos capitães da equipe e dirigentes, chamadas de Ground Committeé. E foi assim de 1912 até 1921, quando Ramon Platero tornou-se o primeiro técnico único da história do clube. Ao todo, foram 202 jogos em que o Flamengo foi comandado desta forma, com117 vitórias, 46 empates e 39 derrotas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rubro-negros, tem camisa oficial do mengão por 95 reais em site de compras coletivas. Vamos comprar!!! www.juntoucomprou.com

Romário disse...

olá galera! gostei muito do blog!
recomendo a todos, visitar e adquirir o melhor livro sobre o flamengo "Mina Maior Paixão - Flamengo" em: http://www.clubedeautores.com.br/book/31188--Minha_Maior_Paixao
convido vocês a visitar meu blog també: www.livroflamengo.blogspot.com
Gostaria de saber do administrador do blog, se podemos tornar-se parceiros. você anuncia meu livro e meu blog e eu anuncio seu blog. obrigado!