Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 21 de maio de 2013

Nunes foi o artilheiro das decisões na década de 1980.


No Brasileiro de 1980, o Mengão fez uma bela campanha e decidiu o título no Maracanã, enfrentando o Atlético Mineiro num jogo emocionante. Ao fim do primeiro tempo, o Flamengo vencia por 2 a 1 (1 gol de Nunes, com passe de Zico, e outro do Galinho pelo Flamengo e 1 de Reinaldo para os mineiros), mas Reinaldo empatou o jogo. Quase no final, em jogada iniciada por Andrade, Nunes driblou Silvestre, jogador atleticano, e fez o gol que garantiu o primeiro título brasileiro da história rubro-negra. Zico foi o artilheiro do Campeonato com 21 gols.

Vencedor do primeiro e do terceiro turnos do Campeonato Estadual de 1981, o Flamengo enfrentou o ganhador do segundo turno (Vasco) numa série de três jogos. Abalado pela perda do ex-técnico Cláudio Coutinho, o Fla perdeu as duas primeiras partidas, mas venceu o terceiro jogo por 2 a 1. Adílio abriu o placar ao marcar de cabeça. Júnior disputou a bola com o goleiro adversário e Nunes marcou o segundo gol rubro-negro dando um chutaço de fora da área. Ticão descontou para o adversário.

Na semana seguinte, no dia 13 de dezembro de 1981, o Mengão venceu o Liverpool por 3 a 0 (2 gols de Nunes e 1 de Adílio), sagrando-se campeão do mundo em Tóquio. Zico foi eleito o melhor jogador da partida, pois com sua extraordinária visão de jogo participou da construção dos três gols. O eterno camisa 10 da Gávea fez um lançamento milimétrico e absolutamente genial para Nunes, que marcou o primeiro gol. Zicão cobrou a falta que originou o gol de Adílio e deu outro passe preciso para Nunes chutar cruzado e marcar o terceiro aos 41 minutos do primeiro tempo. O mundo se pintava de vermelho e preto.

            Em 1982, o Flamengo ganhou o Campeonato Brasileiro pela segunda vez, empatando com o Grêmio em 1 a 1 no primeiro jogo (o gol do Flamengo foi marcado por Zico) no Maracanã e derrotando o Grêmio por 1 a 0 em Porto Alegre. Nunes fez o gol da vitória aproveitando passe de Zico. Zico (sempre Ele!) foi o artilheiro da competição, marcando 21 gols.

Estudei Letras na PUC-Rio e no fim de 1998 resolvi aproveitar a proximidade entre o campus da Universidade e a sede do Flamengo na Gávea para conhecer a sala de troféus do clube. Dei sorte. Além de ver de perto as taças que o Mengão tinha conquistado, consegui um autógrafo do Nunes num livro de crônicas do jornalista Renato Maurício Prado chamado Deixa que eu chuto. Fiquei muito feliz. Revi o Nunes num encontro com Adílio, Rondinelli, Uri Geller e ele na Fla Boutique da Tijuca em 2010. Sempre simpático fora de campo e eficiente dentro das quatro linhas, Nunes deu muitas alegrias para mim e para a torcida do Mengão. Parabéns pelo aniversário ocorrido esta semana e tudo de bom, Nunes! Muito obrigada por tudo que você fez pelo Mengão!!

Fonte:

Rocha, André e Beting, Mauro. 1981: Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano. Rio de Janeiro: Maquinária, 2011.

Nenhum comentário: