terça-feira, 17 de março de 2015

A conquista do Carioca de 2011

Na coluna desta semana, vou relembrar a conquista do título do Campeonato Carioca de 2011. Nesse ano, o Flamengo contratou Ronaldinho Gaúcho, ex-craque do Grêmio e do Barcelona, eleito duas vezes melhor jogador do mundo pela FIFA e que ajudou o Brasil a vencer a Copa do Mundo de 2002, o quinto título mundial conquistado pela Seleção. Outras contratações importantes foram Thiago Neves, o goleiro Felipe, o atacante Vânder e o meia Botinelli.  O técnico foi Vanderlei Luxemburgo.
Ainda sem Ronaldinho e Thiago Neves, o Flamengo estreou no Carioca contra o Volta Redonda por 2 a 0, gols de Vânder e Wanderley (de cabeça, aproveitando cruzamento de Léo Moura).
A estreia de Thiago Neves foi contra o Americano. Foi difícil superar a retranca do time de Campos, mas o Flamengo venceu por 2 a 0, gols de Wanderley. Thiago Neves não estava completamente em forma, mas teve atuação razoável.
Thiago Neves brilhou numa vitória contra o Vasco que me marcou muito. No dia 30 de janeiro de 2011, Deivid abriu o placar para o Flamengo aproveitando passe de Thiago Neves. Thiago Neves deu um chapéu no goleiro vascaíno e finalizou de coxa, marcando um golaço. Rômulo diminuiu para o Vasco e o Mengão venceu o maior rival por 2 a 1.
Ronaldinho estreou no Carioca contra o Nova Iguaçu. Ronaldinho fez boas jogadas, mas a vitória foi suada. O time da Baixada jogou bem e perdeu grande chance no primeiro tempo. O gol do Flamengo só saiu no fim do jogo e foi marcado por Wanderley. A vitória por 1 a 0 classificou o Flamengo para a semifinal da Taça GB.
Na semifinal do turno, o Flamengo enfrentou o Botafogo. Thiago Neves cobrou bem o escanteio e Ronaldo Angelim abriu o placar para o Mengão com belo gol de cabeça. Louco Abreu empatou para o Bota no início do segundo tempo, levando a decisão da vaga na final da Taça GB para os pênaltis. O Botafogo acertou a primeira cobrança. Léo Moura empatou para o Fla. Felipe defendeu o segundo pênalti do Bota cobrado por Everton, que no ano anterior foi um dos destaques da campanha do Hexa Brasileiro conquistado pelo Flamengo.  Renato Abreu pôs o Flamengo em vantagem. Felipe brilhou mais uma vez e defendeu o pênalti cobrado por Somália. Fernando marcou para o Flamengo: 3 a 1. Renato Cajá cobrou para o Bota e mandou a bola para fora e a torcida rubro-negra vibrou ao desclassificar o Botafogo mais uma vez nos pênaltis. O Flamengo se classificou para enfrentar na final da Taça GB o Boavista, que na véspera tinha eliminado o Flu nos pênaltis.
Na decisão da Taça Guanabara, o Flamengo derrotou o Boavista por 1 a 0 com gol de falta de Ronaldinho Gaúcho e conquistou de forma invicta 19ª Taça GB da história do clube. Ronaldinho e outros jogadores comemoraram com a coreografia do “bonde do Mengão sem freio” inspirada num funk de sucesso na época.
O Flamengo continuou invicto na Taça Rio e chegou à semifinal contra o Fluminense. Maldonado e Ronaldinho estavam machucados e não jogaram a partida. Além disso, Léo Moura torceu o tornozelo no início do jogo. O Flu abriu o placar com Rafael Moura, mas mesmo com todas essas adversidades, o Flamengo empatou com gol de cabeça do ex-tricolor Thiago Neves aproveitando cruzamento de Willians. O resultado de empate em 1 a 1 levou a decisão para os pênaltis.
Foi a hora os goleiros de Fla e Flu brilharem. Fred acertou a primeira cobrança para o Flu. O goleiro tricolor Ricardo Berna defendeu a cobrança de Renato Abreu. Souza, jogador do Flu, bateu e chutou para fora. Deivid acertou a cobrança pelo Fla, deixando a decisão empatada em 1 a 1. Edinho acertou a cobrança para o Flu.  Galhardo também converteu o pênalti pelo Fla e a decisão ficou novamente empatada em 2 a 2. Conca bateu com categoria e deixou o Flu em vantagem. Bottinelli acertou pelo Fla e deixou tudo igual. Araújo bateu para o Flu e o Felipe fez linda defesa. Ricardo Berna defendeu o pênalti cobrado por Thiago Neves. O zagueiro Gum acertou a cobrança pelo Flu. David Braz bateu com categoria e deixou a disputa empatada em 4 a 4. Felipe defendeu a cobrança do tricolor Tartá. Diego Maurício bateu bem e o Flamengo venceu por 5 a 4, classificando-se para decidir a final da Taça Rio contra o Vasco.
O Flamengo entrou em campo na final da Taça Rio com Felipe, Galhardo (Fernando), Wellington, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Renato Abreu, Bottinelli (Fierro ) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Wanderley).O Flamengo teve duas grandes chances no primeiro tempo em cabeçada de Thiago Neves e um chute à queima roupa de Bottinelli defendido pelo goleiro do Vasco Fernando Prass. No segundo tempo, o jogo foi mais equilibrado e terminou  empatado em 0 a 0, o que levou a decisão para os pênaltis. Ganhando a Taça Rio, o Flamengo conquistaria o Campeonato Carioca, pois já havia vencido a Taça Guanabara.
Alecsandro deu chute forte no alto gol e acertou a primeira cobrança para o Vasco. Renato Abreu bateu bem com um chute colocado e empatou a disputa. Bernardo chutou para fora a segunda cobrança vascaína e a Nação comemorou muito. Mas Fierro isolou a bola ao cobrar o segundo pênalti do Fla e foi a vez dos vascaínos vibrarem. Mas a alegria vascaína durou pouco, já que Felipe Bastos bateu para fora na terceira cobrança cruzmaltina. Fernando bateu com categoria no alto do gol e pôs o Mengão em vantagem: 2 a 1. O vascaíno Elton bateu mal e chutou pra fora. Thiago Neves bateu muito bem a quarta cobrança rubro-negra e deu o título do Campeonato Carioca ao Mengão. O Vasco foi vice de novo. Foi o quinto título carioca invicto da história do Flamengo.
Muito bom relembrar a conquista do Carioca de 2011 na qual Thiago Neves, Ronaldinho, Willians e o goleiro Felipe se destacaram.
Fontes:
Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galera, aproveite a visita e deixem aqui seu comentário. Com isso poderemos melhorar o Blog e entender o que a Nação Rubro Negra quer. Além disso, isso valoriza nosso trabalho.

Flamengo até morrer!!!