Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sábado, 23 de junho de 2007

Atletismo na Gávea

O Flamengo abandonou por completo o esporte base do ser-humano: o atletismo. Esta modalidade esportiva já trouxe muitas alegrias e títulos estaduais, nacionais e internacionais para o Flamengo. O clube enviou diversos atletas e técnicos para Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas ao longo da história. Vou deixar para mencionar grandes feitos do atletismo do clube, títulos e atletas em outra coluna. Mas como colunista esportivo, sinto-me revoltado em ver este esporte praticamente abandonado no Rio de Janeiro, pois a culpa não é apenas do Flamengo.

Dos times mais tradicionais de atletismo do estado, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo, o Vasco da Gama é o único que menciona o esporte em seu hino. Já o Fluminense, foi o primeiro clube do Brasil a implantar o esporte. O esporte foi sendo jogado para escanteio aos poucos quando estes clubes destruíram as pistas de atletismo que estavam ao redor de seus estádios em São Januário, na Gávea, nas Laranjeiras e no Mourisco. Hoje em dia, os clubes não oferecem escolinhas e as equipes treinam todas juntas, no Célio de Barros (Maracanã). Se uma criança quiser treinar alguma prova pelo clube de seu coração, que procure um técnico lá no Célio de Barros, pois os funcionários nas sedes dos clubes muitas vezes nem sabe que seus clubes ainda têm o esporte.

O Rio tem por sorte uma boa equipe de atletismo, a da Mangueira, fruto de um projeto social. Em alguns anos poderá ter um forte time em Duque de Caxias. Fora isso, fomos péssimos.

Pelo 3º ano seguido, o Rio não sonha com o título do Troféu Brasil. O Flamengo, que no início dos anos 2000, tinha a 3ª força do país, não classificou sequer um atleta para o campeonato mais importante da nação. Em 2006, teve apenas dois lançadores de disco, que trouxeram alguns pontinhos para a Gávea. Este ano, o Botafogo somou ridículos 2 pontos; o Fluminense 9, classificando uma atleta para o Pan e empatando com o Duque de Caxias; e o Vasco 21, ainda longe das tradições cruzmaltinas. O 6º lugar deu a Mangueira o simbólico título de melhor do Rio, com 73 pontos.

O último título do Rio de Janeiro no Troféu Brasil foi em 1983, com a extinta equipe da Universidade Gama Filho. Dos grandes, o Botafogo já venceu etapas do Troféu Brasil quando ele não era anual, mas nunca levantou um troféu. O Fluminense foi o primeiro campeão em 1940-42; o Vasco da Gama venceu em 1952-54; o Fla foi bi em 1955-61 e 1962-65; e a Gama Filho foi Bi também em 1971-80 e 1981-83.

Queremos o Atletismo de volta à Gávea e aos clubes do Rio de Janeiro!



Miguel Gonzalez

Colunista

Nenhum comentário: