Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Os pioneiros do Hino

Namorados da Lua, os primeiros a cantar o Hino do Flamengo


Um pouco de história, que possivelmente você não saiba.

Os primeiros a cantar o hino do nosso Flamengo, feito por Lamartine Babo, foram os Namorados da Lua, em fins dos anos 40.

Os Namorados eram um conjunto vocal carioca, formado originalmente por estudantes, entre os quais eu, e que tinha como líder e crooner o Lucio Alves.

Quando Lamartine compôs as marchas que se tornariam os hinos dos clubes do Rio, já éramos profissionais e trabalhávamos no programa "Trem da alegria", transmitido diariamente do Teatro Carlos Gomes pela Rádio Nacional.
Os MCs do programa eram o comediante Heber de Bôscoli, sua mulher Yara Salles e o grande Lamartine -- os três formavam um conjunto chamado Trio de Osso, por serem todos muito magros...
Foi para esse programa que Lamartine compôs todos os hinos (o do América, seu clube, foi o último) e foi nele que se ouviu pela primeira vez o "Uma vez Flamengo/ Sempre Flamengo/ Flamengo sempre eu hei de ser...", cantado por nós.
Infelizmente, não fomos nós a gravá-lo, porque Lucio partiu para a carreira solo e o conjunto se desfez.

Saudações rubro-negras

José Soares



O cantor, pandeirista e arranjador José Soares, que os amigos chamam de Zeca, ficou mais conhecido como Russo nos três grandes conjuntos vocais de que participou: os Namorados da Lua, os Anjos do Inferno e o Bando da Lua, este mais famoso por ter acompanhado Carmen Miranda nos Estados Unidos.
Zeca vive desde então no México e vai muito bem, obrigado, sempre acompanhando as notícias do Flamengo pelos amigos.

Nenhum comentário: