Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sábado, 18 de agosto de 2007

FLAMENGO: O CLUBE MAIS QUERIDO DO MUNDO

FLAMENGO: O CLUBE MAIS QUERIDO DO MUNDO

Lancenet

O Flamengo se distanciou mais um pouco dos rivais no tamanho de suas torcidas e é mais do que nunca o time mais popular do futebol brasileiro.
A situação é revelada pela 3ª Pesquisa LANCE!-Ibope, a mais precisa de âmbito nacional já realizada no Brasil, que o LANCE! publicou a partir do dia 4 de dezembro de 2004, até o dia 11 do mesmo ano. O Rubro-Negro é o primeiro time do país a atingir a marca de 30 milhões de torcedores.
Chegou a 33 milhões, o que corresponde a 18,1% dos 182 milhões de habitantes do país, população atual segundo estimativa do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Há seis anos, quando foi realizada a 1ª Pesquisa LANCE!-Ibope, o Flamengo detinha a simpatia de 15,5% dos brasileiros. Desde 2001, subiu de 16,3% da população (na segunda pesquisa) para 18,1% em três anos e meio.
Entre a primeira e a terceira pesquisa, apenas o Mais Querido e o Corinthians apresentaram um crescimento na preferência popular acima da margem de erro de 1,2 ponto percentual.
Abaixo desses dois clubes São Paulo, Palmeiras e Vasco continuam em situação de empate técnico. O terceiro bloco, que envolve os demais clubes grandes, é liderado pelo Cruzeiro e pelo Grêmio.
Outro dado revelador é que continua caindo a fatia dos brasileiros que não torcem por time nenhum. Nesta pesquisa, eles atingem 22,1%, o que continua a ser maior do que a torcida de qualquer time. Mas a diferença para o Flamengo caiu em mais de 65% em relação à primeira pesquisa.
Esta pesquisa é a mais precisa, a mais abrangente e a que reflete mais a situação do Brasil, já feita pelo Ibope a pedido do LANCE!. Na primeira, publicada em outubro de 1998, foram ouvidos 3 mil brasileiros de todo o país, com pelo menos 16 anos de idade. Na segunda, que saiu, em abril de 2001, ouviram-se 7.700 pessoas com pelo menos dez anos, mas só moradoras das nove principais regiões metropolitanas. Esta é a primeira pesquisa de torcida que abrange o país todo e 7.207 pessoas com pelo menos dez anos.
Confira as maiores torcidas do Brasil:
POSIÇÃOCLUBENº DE TORCEDORES

1ºFlamengo33 milhões
2ºCorinthians24 milhões
3ºSão Paulo13,3 milhões
4ºPalmeiras11,8 milhões
5ºVasco da Gama10 milhões
6ºCruzeiro6,7 milhões
7ºGrêmio6,4 milhões
8ºSantos4,9 milhões
9ºInternacional4,7 milhões
10ºAtlético-MG3,6 milhões
11ºBotafogo2,7 milhões
12ºFluminense2,2 milhões
13ºBahia2 milhões
14ºSport Recife1,8 milhões
14ºVitória1,8 milhões
16ºRemo1,3 milhões
17ºPaysandu1,1 milhões
18ºAtlético-PR900 mil
18ºSanta Cruz900 mil
20ºSeleção Brasileira700 mil
21ºCoritiba500 mil
22ºJuventude400 mil
23ºAmérica-MG200 mil

Cresce o Fla-domínio no Rio

Pela nova pesquisa LANCE!-Ibope, o Flamengo, líder nacional, aumentou seu domínio no Rio: sua torcida já é maior do que as de Vasco, Fluminense e Botafogo juntas. Mais da metade das pessoas que torcem por clubes no Rio são adeptos das cores vermelho e preto. E os rubro-negros representam quase metade da população absoluta fluminense.
Em 1998, a primeira pesquisa LANCE!/Ibope mostrou que a torcida do Flamengo era igual à soma de todas as outras e representava 39% das pessoas do Estado.
Mas nos últimos seis anos sua torcida no Estado cresceu 23,8%. Enquanto isso, a torcida do Vasco aumentou 16,8%, já o número de tricolores e botafoguenses diminuiu durante o período (a redução alvinegra está dentro da margem de erro de 1,2%).
Assim, a pesquisa LANCE!-Ipobe de 2004 mostra que o Flamengo domina 48,3% da população do Estado ou 55,8% das pessoas que têm clube. São 7,7 milhões de pessoas.
– Essa força que vai pagar a nossa conta – animou-se o presidente do Fla, Márcio Braga.
O aumento do predomínio rubro-negro não é a única novidade: acentuou-se a polarização entre Flamengo e Vasco, com a perda de espaço de Fluminense e Botafogo. Na pesquisa, o Vasco tem 18,7% (3 milhões de pssoas) da população, percentual que supera o total de tricolores e botafoguenses (17,4%). Juntas, as duas torcidas tiveram uma redução de 4,6%.
— A tendência de polarizar não é nova. Mas é distorção essa diferença tão grande entre Vasco e Flamengo – afirmou o presidente vascaíno, Eurico Miranda.
A pesquisa traz uma terceira revelação: a torcida do Botafogo superou a do Fluminense no Rio, embora tecnicamente as duas estejam empatadas. Os botafoguense somam agora 9,2% (1,5 milhão de pessoas) – contra 10,2% da pesquisa anterior – e os tricolores são 8,2% (1,3 milhão de pessoas) – contra 12% do índice obtido há seis anos.
– Nesse período não ganhamos títulos e fomos até a terceira divisão. Tudo isso tem um efeito. Mas deverá haver uma reversão com os ídolos atuais – avaliou o presidente do Fluminense, David Fischel.
O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, evitou analisar os números, até porque não previa uma resultado positivo.
– Foi um período muito ruim para o Botafogo (os últimos seis anos). Esse é um reflexo momentâneo – afirmou o dirigente.

Confira o tamanho das torcidas no Rio de Janeiro:

POSIÇÃOCLUBENº DE TORCEDORES

1ºFlamengo7,7 milhões
2ºVasco da Gama3 milhões
3ºBotafogo1,5 milhões
4ºFluminense1,3 milhões
5ºSão Paulo80 mil

Povão é cada vez mais Flamengo

No início da década de 80, quando a renda do brasileiro era menos deteriorada, o gari Renato Luiz Felício Loureço – o Sorriso – freqüentava o Maracanã para torcer pelo Flamengo de Zico. A história do gari que samba atrás das escolas de samba todo ano é um retrato da torcida rubro-negra.
– Todos na minha casa são Flamengo.
Maior em boa parte dos setores da população, os rubro-negros são ainda mais representativos nas camadas populares. E é nas capitais, onde nasceu Renato, onde está a maior parte dos flamenguistas.
Entre os que cursaram até a oitava série, como o gari, 20% dos brasileiros é rubro-negro. Ele tem renda de até cinco salários mínimos, faixa salarial em que os rubro-negros levam vantagem sobre os outros clubes.
– Lembro do Zico. Hoje não tem tanto amor à camisa – explicou Renato, que abandonou os estádios nos últimos anos.
A torcida do Flamengo também é a primeira no Nordeste, com 23,6%, e no Centro-Oeste e Norte, com 29%.
Flamengo domina Nordeste e Norte/Centro-Oeste
Não é à toa que a torcida do Flamengo é chamada de nação rubro-negra. Sua força no território nacional (33 milhões de torcedores, segundo a 3 Pesquisa LANCE!-Ibope) é ainda mais marcante nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
A pesquisa dividiu essa parte do Brasil em dois blocos: Nordeste e Norte/Centro-Oeste.
Na primeiro, o Flamengo conta com 23,6% da torcida, 11,8 milhões de torcedores em números absolutos. O Corinthians vem na segunda posição, mas com uma parcela bem menor (8,7%), seguido por Palmeiras, Vasco e São Paulo. Bahia e Vitória, sexto e sétimo colocados, respectivamente, são os primeiros representantes da região a aparecer na lista.
No segundo, novamente o Flamengo lidera: 29,8% (7,4 milhões de torcedores). De novo, o Corinthians vem na segunda posição, só que, agora, seguido por Vasco e São Paulo. Antes do Palmeiras, estão Remo e Paysandu, do Pará, quinto e sexto colocados, respectivamente.
Bahia
A pesquisa também apresentou um levantamento exclusivo para o estado baiano. Sabe quem lidera o ranking de torcedores? O Flamengo! O time carioca tem 21,2% da torcida local, seguido por Bahia (14,6%) e Vitória (12,1%).
– Isso tem a ver com a penetração da televisão aberta fora da capital Salvador. Os jogos do Flamengo são transmitidos semanalmente para o interior do estado. Os moradores dessas cidades lêem sobre o Bahia e o Vitória nos jornais, mas consomem o Flamengo pela TV, o que tem um peso muito maior – explica Nilton Maia, responsável pelo marketing do Vitória.
O presidente do Bahia, Marcelo Magalhães, concorda com a influência da TV, mas afirma que o clube tricolor tem mais adeptos que o Flamengo no estado, apesar de os números mostrarem outra coisa.
– Além de dirigente, sou político. Conheço o estado. O Bahia é maior.

Nenhum comentário: