Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

"O que significa o Manto Sagrado para você?"

O Flamengo fez uma promoção onde os torcedores responderiam à pergunta abaixo. Achamos maravilhosa a resposta e pedimos licença ao autor para publicar.

"O que significa o Manto Sagrado para você?"


O Manto Sagrado não é apenas uma camisa. Não é qualquer blusa. Não é apenas um tecido vermelho e preto que você olha e passa despercebido. O vermelho é a cor do sangue, sangue esse que foi dado ao longo de toda sua história. Uma história vitoriosa de grandes nomes e conquistas. Sangue que embala e sacode as arquibancadas, vermelho a cor do amor e da paixão. Paixão de sua torcida pelo Flamengo que nos momentos mais difíceis esta ao lado oferecendo toda força aos nossos jogadores.


O preto, cor das trevas, da escuridão, do medo. Sensações que nossos adversários sentiam ao se ver de frente com seu pior pesadelo, o Clube de Regatas do Flamengo, sentiam ao entrar no Maracanã e tremer com o barulho de nossa torcida. O manto é intimidador. Se a torcida é o décimo segundo jogador, ele é o décimo terceiro, ele é capaz de entrar em campo e jogar sozinho.

Já dizia Nelson Rodrigues: 

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Não importa a época, o tamanho, o formato. O que importa é que por trás de suas listras e cores reina uma história vitoriosa, de beleza, superação e ate derrotas. Mas derrotas que foram superadas e atropeladas pela força do Manto, que são insignificantes perto de tamanha grandeza, que nos fizeram amadurecer, crescer e nos transformar na nação mais gloriosa e orgulhosa. O Manto nos mostra toda uma vida de luta e entrega, mostrada em cada estrela e em cada costura.


Alexandre Marques Conceição Ferreira

6 comentários:

Anônimo disse...

O Flamengo é isso. Muita garra, luta e amor à camisa. Flamengo para sempre. Eternamente nossa paixão. Flamengo nosso Campeão.

Unknown disse...

O Manto. Expressa tanto amor e tanta entrega, paixão, desespero e todos os sentimentos mais arraigados num ser. Visceralmente, Flamengo!

Anônimo disse...

Prezados senhores, gostaria de externar meus sentimentos sobre o manto sagrado da seguinte forma: "Não é só uma simples camisa ou tecido, ele representa as inúmeras pessoas de todas as partes de nosso imenso território extendendo-se além mar e assim representando o amor e a veneração de um povo, de uma Nação e aqueles que a usam se tornam heróis, se tornam quase indestrutíveis, e aqueles que pensam em não respeitá-lo, são facilmente eliminados, destruídos e exacrados...Na galeria dos heróis estão: Leônidas, Dida, Almir, Doval, Rondinelli, Júlio César Uri Geller, Júlio César Imperador, Zicão, Júnior, Leandro, Mozer, Adílio, Andrade, Marinho, Edilson, Fernandão, Edinho, Renato Gaucho, Felipe Mello (equele que nos livrou do rebaixamento), Raul, Rondinelli, Petckovic, Uidemar, Biguá... entre muitos outros que poderia continuar citando. Então prezados jogadores vcs representam o que temos de melhor o nosso sangue, nosso suor e nossas lágrima, tenham dignidade e se perderem percam honrando, percam correndo, percam respeitando a torcida, percam valorizando o Manto Sagrado.
Eu sempre te amarei...
Alexandre c Pereira, 35 anos.

Anônimo disse...

Flamengo é vicio, é amor verdadeiro, é eterno, é sempre ! NOSSA CAMISA, NOSSO MANTO é sagrado , vestir traz a sensação de vitória, de ORGULHO . Uma vez flamengo, flamengo até morrer !

Unknown disse...

VCS JÁ VIRAM AI O ERRO DE PORTUGUÊS QUE ESTAR NA NOVA CAMISA DO MENGÃO?

warley.morbeck disse...

Os jornalistas bem que podiam pesquisar no Google antes de falar besteira. Está na Wikipedia:

Tokio is an alternate spelling for Tokyo, the capital of Japan.