Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 6 de julho de 2008

Flamengo: Uma Paixão Brasileira.

Não restam dúvidas sobre existir um componente divino na explosão das grandes euforias populares, na manifestação apaixonada de fervor e certeza que unifica multidões. Assim, podemos conceituar como sublime e rutilante catarse coletiva na vitória como na derrota – que tantas vezes temos presenciado na história desportiva do Brasil, e que tem sua origem no vigor e na autenticidade da torcida do FLAMENGO.

De tão viva e candente, tão copiosa e colorida, tão comovedoramente absurda, a paixão rubro-negra chega a parecer universal, assumindo dimensões de unanimidade, pela força irreprimível de sua presença. Na alegria ou na dor, o torcedor do FLAMENGO se multiplica, e cada um deles é de certo modo multidão. E de tal forma essa verdade se expande, em sofridas lágrimas ou nos brados e chispas das vitórias, que ninguém, testemunhando tal fenômeno, consegue ficar-lhe indiferente. Acreditamos acontecer com certa freqüência, em certos episódios de paixão da grande torcida, a solidariedade, pelo menos inconsciente, de todos que a apreciamos.

Fenômeno de massa dos mais absolutos e autênticos, o FLAMENGO transcendentaliza o evento meramente esportivo, em seus transbordamentos e contrastes, no cadinho ardente em que se somam tantos heterogêneos – e passa a ser um acontecimento, e/ou um problema, nacional. As estreitas concepções de facção não seriam competentes para mensurar tamanha força passional que uma só torcida consegue dinamizar. Então seria o MENGO contra o mundo inteiro… O que não chega a ser possível; pois há sérios indícios que o torcedor rubronegro desborda os limites de multidão e território , chegando desse modo a ocupar, nas gloriosas euforias e nas pungentíssimas tristezas, todo o espaço disponível da própria alma nacional.

( autor desconhecido )

( fonte: Revista Placar – abril/1979 )


********

Parabéns Kid pela Garimpagem
Publicado Originalmente em: http://blogflamenguista.wordpress.com/2008/07/01/flamengo-uma-paixao-brasileira/

3 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito. Como estavam cantando ontem no Maraca:

Que torcida é hexa?

Saudações rubronegras.

Anônimo disse...

De nada, amigo. Sabes que podes contar comigo sempre. Agora ninguém nos alcaça. Quero ver o que a mídia dos bambis vão falar.
Quarta-feira vamos pegar mais uma baba que sempre foi nosso freguês. Lá estarei.

Flamengo Eternamente disse...

hehe

Nós somos únicos.