Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Origem do Nome "Flamengo"

Você já se perguntou como surgiu o nome "Flamengo"? Todo mundo sabe que é o nome de um bairro do Rio de Janeiro, certo. Mas e como surgiu o nome do bairro?

Segue o significado.

FLAMENGO - 1. "da cor da chama, vermelho, flamíneo", derivado de flama, do latim flamma "chama". Pertence a uma família palavras com o significado ligado a "chama, fogo, luz, brilho, queimar, brilhar, arder", remontando à raiz indo-européia *bHleg^-, bHelg^- "queimar, brilhar, chama", de onde o Latim flamma (<*flagma), "chama" (aliás, "chama" é a forma portuguesa derivada de flamma, enquanto "flama" é termo erudito, latinizante), fulmen "raio" (<*bHl.g^-mn.), fulmina:re "fulminar, queimar com o raio" e fulgur "relâmpago"; o Grego phlox "chama", phleg- "queimar"; o Inglês black "negro, originalmente, queimado".

2. Natural de Flandres, região que faz parte da Bélgica. Deriva do holandês Vlaanderen "Flandres" (Inglês Flanders) , donde os derivados Vlaming (Inglês Fleming) e Vlaams (Inglês Flemish). A fonte é o toponímico germânico ocidental *Flaumandrum, derivado de *flauma- "inundação, terra inundada, alagada" (cf. Nórdico flaumr, Frísio flâm) com um sufixo de origem desconhecida -*andr- (possivelmente Pré-Germânico e Pré-Céltico). O termo *flauma- é afim de *flo:Duz "inundação" (Inglês flood, "inundação, dilúvio"), remontando ao proto-indo-europeu *plou-mo-, de um radical *pleu-, plou- "nadar, navegar, boiar, fluir", daí o Grego plôtos "navegável", plôein "nadar", o Sânscrito plava- "flutuar". A presença de navegadores flamengos em Portugal dará origem a muitos toponímicos, como a Ribeira dos Flamengos, na ilha açoriana do Faial, e à Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Crédito: http://mitoblogos.blogspot.com/2008/05/etimologia-43-flamengo.html

14 comentários:

Aldevan Junior disse...

A origem do nome eu já sabia...

Abraço!

KID disse...

Fenomenal, Warley. Vou apenas acrescentar outras definições da palavra: do Germânico: flaming, indívíduo de Flandres e na ornitologia, espécie de falcão.
Existe uma enorme distância entre nome e palavra. É só um adendo interessante, assim como há tantos outros intermináveis.
Ótima esplanação.

Warley Morbeck disse...

Valeu Aldevan e Kid

Obrigado mesmo.

Leandrus disse...

Confesso que, mesmo cursando Letras, fiquei meio perdido e tiver que ler tudo 2 vezes, hehehe

Warley Morbeck disse...

hehehe

Podemos resumir assim, Leandrus: Tem uma região da Europa que se chama Flandres (na Bélgica). Quem nasce nessa região é chamado de "flamengo". Alguns acreditam que esse flamengo vem de "flame", termo que significa chama, já que os moradores dessa região são ruivos, ou "cabelo de fogo". Essa definição acim dá outra interpretação. O fato é que os navegadores Flamengos deram o nome à praia do rio de Janeiro, que deu origem ao nome do bairro, que por sua vez deu origem ao nome do Clube.

Bal disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
gerson disse...

não sabia disso, interessante.

SERGIOLUIZROZA@BOL.COM.BR disse...

Oi gente ,nação rubro negra ou quem sabe irmãos FLAMENGUISTAS COMO EU! que lindo que bom saber das origens naturais e bí-unicas do nome de nosso clube! saudações! a todos!Até pros espiões que andam em nosso meio!Porém digo;SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS OU FLAMENGUISTAS 100%!

cássia Belmiro Benevides disse...

Ufa!! Valeu. Minha filha me fez a pergunta e eu não sabia. Valeu. Bjs

thiago disse...

vascooooooooooooo!!!!

Anônimo disse...

vascoooooooooo!!!!!

Warley Morbeck disse...

Agradecemos ao Vascaíno aí de cima pela visita. Volte sempre, freguês

Fernanda Nascimento disse...

Ser flamenguista e tao confiante que agente nao esqueta a cabeca quando o time se desquilibra algumas vezes, PORQUE SABEMOS Que sempre toma o se lugar nos campeonatos que enfreta.que nao e nenhuma NOVIDADE pra os outros times Brasileiros.

Fernanda Nascimento disse...

Ser flamenguista e tao confiante que agente nao esqueta a cabeca quando o time se desquilibra algumas vezes, PORQUE SABEMOS Que sempre toma o se lugar nos campeonatos que enfreta.que nao e nenhuma NOVIDADE pra os outros times Brasileiros.