Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Osvaldo Ponte-Aérea (ex-ponta do Fla)




Osvaldo Ponte-Aérea (ex-ponta do Fla)




OSVALDO

Osvaldo Taurisano, o Osvaldo Ponte-Aérea, ex-ponta-esquerda do São Paulo, XV de Piracicaba, Comercial (da capital paulista), Guarani de Campinas (SP), Flamengo e Seleção Brasileira nasceu no dia 28 de maio de 1938.Ponte-Aérea, que recebeu esse apelido porque toda semana ia do Rio para São Paulo.

O ex-ponta-esquerda viveu o melhor momento de sua carreira em 1963, quando sagrou-se campeão carioca pelo Flamengo contra o Fluminense, com o Maracanã recebendo naquele domingo à tarde um público de mais de 200 mil pessoas. O Fla-Flu terminou zero a zero e o goleiro Marcial, do Flamengo, fez uma das defesas mais extraordinárias da história do Maracanã ao defender um chute cara-a-cara do ponta-esquerda Escurinho, do Fluminense. O empate bastava ao Fla. Ainda em 1963 houve um Fla-Flu que terminou 3 a 3, e nesse jogo Osvaldo bateu um pênalti em Castilho mais chutando o chão do que a bola. "Só que a bola entrou pererecando e acho que ela acabou passando naquela mão do Castilho que não tinha um dedo", diz Ponte-Aérea, às gargalhadas. Naquela época, Osvaldo ainda seria convocado para a Seleção Brasileira onde, no entanto, não teve grande êxito.


Detalhes.
Nome completo Oswaldo Taurisano
Data de nascimento 28.05.1936
em Campinas [SP]

Posição Atacante

Carreira
Clubes 1957-1958: São Bento-SP
1959-1960: Comercial-SP
1960-1963: Guarani-SP
1963-1965: Flamengo-RJ
1965: Guarani-SP
1966-1967: Flamengo-RJ
1967-1968: Bragantino-SP

Títulos por equipe

Campeonato Carioca: 1963,1965
Copa Roberto Gomes Pedrosa (São Paulo): 1967

Gols pela Seleção: 3


Seleção

7 Jogos em nossas fichas : 31.03.1963 Bolívia, 27.03.1963 Equador, 24.03.1963 Argentina, 17.03.1963 Paraguai, 14.03.1963 Colômbia, 10.03.1963 Perú, 03.03.1963 Paraguai.



Flamengo anos 60. Em pé, da esquerda para a direita: Murilo, Marcial, Ditão, Ananias, Carlinhos e Paulo Henrique. Agachados: Carlos Alberto, Nelsinho (o Nelsinho Rosa), Aírton Beleza, Berico (ex-Guarani) e Osvaldo Ponte-Aérea.



Maracanã, momentos antes de Bangu 3x0 Flamengo na tumultuada decisão do Campeonato Carioca de 66, estão em pé: Carlos Alberto e Osvaldo. Agachados: Nelsinho, Almir e Silva

********

Fontes: Site Milton Neves e Sambafoot.

Agradecimento: Romulo Severo

14 comentários:

Carlos Kahë disse...

Faltou dizer se ele ainda vive, onde vive e se tem alguma ligação sentimental com o Flamengo. Boa lembrança da minha infância e a de muitos amigos flamenguistas.
Valeu,
Carlos Kahê

Anônimo disse...

Marcial marcou muito minha vida. Eu adorava vê-lo fazer aquelas defesas.
E o Almir, hehehehe era o ¨cafajeste¨ no bom sentido. Pagava para entrar numa confusão. Tempo bom.

Daniel Reiner disse...

Parabéns pelo espaço!

warley.morbeck disse...

Valeu galera. Mandem sugestões de artigos.

Vamos Flamengo

Anônimo disse...

Mais um personagem exótico da história do Flamengo hehehe

Anônimo disse...

BOM ,OSVALDO PONTE AEREA ESTA VIVENDO EM SÃO PAULO, TRABALHANDO NO CRECI-CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMOVEIS,COMO AGENTE DE FISCALIZAÇÃO.
TRABALHO A 12 ANOS COM ELE UM OTIMO PROFISSIONAL E UM GRANDE AMIGO.SE ELE FOI ADMIRADO NOS GRAMADOS COM A GRANDE CAMISA DO FLAMENGO,HOJE ELE ADMIRADO PELOS SEUS AMIGOS EM SAO PAULO.
CONTA GRANDES HISTORIAS DA EPOCA
QUANDO EU ENTREI NO CRECI NÃO O CONHECIA POIS NÃO SOU DESTA EPOCA ,ESTAVA NASCENDO, CONTAVA DAS SUAS JOGADAS E SUA CANHOTA.ACHEI UMA MATERIA NO JORNAL DE SAO PAULO ,PROCURANDO JOGADORES DE MILTON NEVES,LIGUEI E O PROPRIO MILTON FALOU COMIGO, ELE NO ATO PEDIU PARA FALAR COM OSVALDO,NA SEMANA SEGUINTE SAIU UMA PAGINA INTEIRA SOBRE SUAS FAÇANHAS.TEMOS MUITO ORGULHO DE CONHECER ESTE GRANDE HOMEM.UM GRANDE ABRAÇO E PARABENS PELA MATERIA.
OBS. A PRIMEIRA FOTO 3/4 NÃO É ELE.

Anônimo disse...

Beleza Tarcisio

Obrigado pelas informações. Eu já tirei a foto. Manda um abraço para o Osvaldo e pede para ele deixar um abraço aqui.

Warley Morbeck

Unknown disse...

Oi pessoal, o Osvaldo é meu vô! mesmo não sendo flamenguista, admiro muito esse homem. Ele vai ficar muito feliz quando eu contar para ele que as pessoas tem boas lembranças com as jogadas dele, uma pena eu nunca ter visto nenhuma, afinal, quando eu nasci ele já tinha parado de jogar a muito tempo. hahaha. beijão

warley.morbeck disse...

Oi tai. Peça para ele entrar em contato com a gente ara nos passar algumas histórias para publicarmos.

Beijos

Warley

Gabriel disse...

Oi, eu sou o Gabriel, o neto mais novo do Osvaldo e o único menino, tenho 8 anos, e adoro ler sobre ele na internet...que pena que não pude ver meu vô jogando. Ele não joga mais, mas se deixar fica 24 horas assistindo todos os jogos na televisão, ele passou um período na minha casa em Brasília e era uma briga na disputa da tv a cabo...minha mãe ficava louca com nós dois, dizia que não sabia quem era mais criança, hehehe. É, realmente futebol é a maior paixão das nossas vidas.
Abração. Gabriel

Unknown disse...

É COM MUITA TRISTEZA QUE INFORMO O FALECIMENTO DO OSVALDO NESTE FINAL DE SEMANA, AINDA NÃO SE SABE A CAUSA DA MORTE E NEM ONDE E QUANDO SERÁ O ENTERRO.

Unknown disse...

é com muita tristeza que informo que ele faleceu esse final de semana.
Ele estava trabalhando a quase 30 anos como Agente de fiscalização de uma Autarquia Federal, sofria de sérios problemas de saúde. Mas tinha boas lembranças do tempo que jogava futebol e sempre comentava. Não se sabe a causa da morte e nem a data do enterro

Unknown disse...

É COM MUITA TRISTEZA QUE INFORMO O FALECIMENTO DO OSVALDO NESTE FINAL DE SEMANA, AINDA NÃO SE SABE A CAUSA DA MORTE E NEM ONDE E QUANDO SERÁ O ENTERRO.

Anônimo disse...

Osvaldo foi enterrado hoje às 9hs da manhã no cemitério do Araçá em SP.
Deixará saudades, pois era querido por todos que estavam ao seu redor.