Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Paulo César Carpegiani - Ídolo do Flamengo

Poucos marcaram história no Flamengo como atleta e treinador em um espaço tão curto de tempo como Paulo César Carpegiani. Mas a história dele começa em 17 de janeiro de 1949, quando ele nasce na cidade de Erexim, no Rio Grande do Sul. Seu início de carreira se deu no Internacional e foi um acidente do destino, pois ele seguia para um teste no Grêmio e acabou abordado por um carro no meio do caminho e mudou seu rumo do Olímpico para o Beira-Rio. No Internacional, ele brilhou como um dos maiores volantes da história do time na década de 70.

Ele chegou ao time principal exatamente em 1970. Passou a ganhar destaque internacional quando chegou à seleção, em 1974, jogando ao lado de craques como Rivelino, Paulo César Caju. Não fosse a eliminação do Brasil para a Laranja Mecânica, a passagem do jogador pela Amarelinha teria sido ainda mais destacada.

Carpegiani foi peça-chave no Colorado na década em que o time passou a figurar entre os grandes times do futebol no país. Em 1975, ele estava ao lado do craque Falcão e de nomes como Manga, Figueroa, Caçapava, entre outros. O meio de campo com Falcão e Caçapava fez história. A base participou de muitos títulos gaúchos e Carpegiani esteve em campo em sete títulos entre 1969 e 1976 e foi bicampeão brasileiro em 1975 e 1976.

Em 1977, Carpegiani, já experiente, seguiu para o Flamengo para ajudar a montar a base que seria conhecida como Geração de Ouro da Gávea. Com Zico, Junior, Andrade e cia foi campeão carioca de 1978, 1979 e em seguida levantou a taça no Brasileiro de 1980. Uma lesão no menisco, no entanto, abreviou a carreira do jogador precocemente, aos 31 anos de idade.

Um acidente do destino colocou o jogador cerebral e de toque refinado dentro de campo, no comando de seus ex-companheiros. No mesmo ano de 81, morre o lendário técnico Cláudio Coutinho e Carpegiani, seis meses depois após rápidas passagens de Modesto Bria e Dino Sani, assumiu a equipe que se sagraria campeã mundial interclubes, no mesmo ano. E ainda conduziria a equipe no título brasileiro de 1982.

A partir de 1983 passou a acumular experiência rodando: Arábia, Paraguai, Equador... até que assumiu a seleção paraguaia de 1994 depois de um título nacional com o Cerro. Os frutos foram colhidos anos mais tarde, quando foi o treinador do Paraguai na Copa da França.

Carpegiani ainda atua como treinador. Seu clube mais recente em 2007 foi o Corinthians. No entanto, desde 2001 ele divide seu tempo com o RS Futebol Clube, clube-empresa criado para a formação de jogadores.

Curiosidades

- No início da carreira era conhecido apenas como Paulo César.

- Sua transferência para o Flamengo foi milionária: 5,7 milhões de cruzeiros.

- Carpegiani jogou 17 partidas pela seleção brasileira.

- No Flamengo, ele jogou 223 partidas e marcou 12 gols. Como treinador, comandou o time em 131 ocasiões. Depois de 1983, ele voltou em 2000.


Fonte: http://www.ziconarede.com.br/znrpub/historia/pt_hist_memfut.php?cod=24

Nenhum comentário: