Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Força do Deus da Raça do Flamengo

Maio de 1980.

O maracanã estava tomado por espíritos, naquela decisão contra o o Atlético MG. O principal deles, de um vivo, Rondinelli, internado em uma clínica na Rua Eurico Rabelo, ali perto do Maracanã, depois de sair de um coma de 12 horas.

No primeiro jogo da decisão, além da derrota por 1 x 0, Rondinelli foi atingido no rosto... maxilar deslocado... e vários dentes quebrados.

Sua coragem ao defender o manto sagrado havia lhe custado caro desta vez... O gramado do Mineirão se tingiu com o sangue do Deus da Raça. Mas havia ali o espírito de Almir, de Reyes, de Geraldo, de todos os rubro-negros que um dia derramaram sangue e suor pelo time da Gávea.
Da clínica, Rondinelli ouvia a explosão da galera a cada gol. Logo no início do jogo, quase um 'big-bang' aos sete minutos. Mas, com o rádio desligado, não sabia que era gol de Nunes, com genial passe de Zico. Percebeu que, 30 segundos depois, uma explosão pequena significava o gol de empate do Atlético.

A apreensão do Deus da raça, que não podia nem falar, com a boca presa por fios de aço, durou até os 44 minutos, quando Zico desempatou, em uma bela virada dentro da área. Nova explosão, brilho no olhar... saltitados de satisfação...

Em seguida, no vestiário... um bilhete de Rondinelli é lido por Adílio em voz alta... emociona... e inflama de coragem os guerreiros Rubro-Negros...

Começa o segundo tempo... e aos 21 minutos, o desespero, com Reinaldo empatando o jogo novamente.

Rondinelli, de sua cama, começava a se angustiar, se comunicando por sinais com sua mulher, pedindo para que ela ligasse o rádio. Ela até atendeu... mas depois que o médico adicionou calmantes ao soro... Rondinelli quase não percebia nada... quase... Rádio ligado... o jogo rolando...
Nunes irrompendo como um raio a defesa Atleticana... a massa se levanta no maracanã, Rondinelli aguça os sentidos... fica atento... nova explosão no maracanã...a maior... 3x2... GOL DO TÍTULO...!!!!!!!

Rondinelli mesmo sedado sabia do que se tratava... começava a chorar...
Naquela tarde... um Deus chorou... ferido, agredido... mas finalmente campeão... e realizado... como merecem os heróis.

"...TENHO A SENSAÇÃO QUE UMA PARTE DO MEU CORPO MORRE A CADA SEGUNDO...
SEM A TORCIDA ME APOIANDO COM SEUS GRITOS DE GUERRA... ACHO QUE NÃO SOU NINGUÉM..."

Frase dita por Rondinelli no final da sua carreira...

Obrigado Antônio José Rondinelli Tobias... Obrigado pelo suor, pelo sangue, pela RAÇA.

Leia mais sobre ele http://flamengoeternamente.blogspot.com/2007/09/deus-da-raa.html

Nenhum comentário: