Copa Cultura de Juniores de futebol teve sua única edição realizada em 2005 com o Flamengo sagrando-se campeão. Foi organizada e exibida pela TV Cultura e contou com dez equipes de São Paulo e Rio de Janeiro. A competição estendeu-se de 24 de abril até 4 de dezembro de 2005. O Flamengo levantou mais essa taça.
Regulamento
As dez equipes jogaram entre si em turno e returno, classificando as quatro melhores equipes da primeira fase. Os quatro melhores disputaram a fase final que também foi disputada em turno e returno. O melhor sagrou-se campeão.
Participantes
BotafogoCorinthians
Flamengo
Fluminense
Palmeiras
Ponte Preta
Santos
São Caetano
São Paulo
Vasco da Gama
Classificação final
Na última rodada da fase final, Santos e Flamengo se enfrentaram na Vila Belmiro, ao mesmo tempo que Fluminense e São Paulo jogavam no estádio das Laranjeiras. Os são-paulinos venciam o Fluminense e o Flamengo empatava com o Santos, combinação que daria o título ao São Paulo. Porém, mesmo com dois jogadores a menos, o Flamengo buscou a vitória por 2x1 e se sagrou campeão.
Naquele time, destacavam-se o goleiro Marcelo Lomba, os zagueiros Hélder e Marlon, o lateral Egídio, os volantes Rômulo e Célio Júnior, o meia Vinícius Pacheco e os atacantes Gilmar, João Alex e Bruno Mezenga.
PRIMEIRA FASE
- Fluminense - 31 pontos
- São Paulo - 30 pontos
- Santos - 30 pontos
- Flamengo - 30 pontos
FASE FINAL
- Flamengo - 13 pontos (campeão)
- São Paulo - 11 pontos
- Santos - 7 pontos
- Fluminense - 3 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário