Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Argentino Molas e o Flamengo


O argentino Molas foi o criador de vários símbolos da torcida dos clubes de futebol que ainda perduram. O Flamengo era reconhecido por um Popeye pela sua força; o Vasco da Gama, pelo Almirante; o Fluminense, por um Cartola; o América, por um Diabinho; o Botafogo, um inquieto Pato Donald, só para dar alguns exemplos. Na Argentina, os grandes clubes também eram reconhecidos pelos desenhos espirituosos deste artista.


Com o Flamengo Molas tem uma estória cativante. Num dos campeonatos vencidos pelo Flamengo, propôs ao diretor do jornal, Mário Filho, fazer um desenho que ocuparia toda a página e a idéia foi aceita. Molas desenhou o casamento de Miss Campeonato com Popeye numa igreja com todos os detalhes, inclusive com um padre casando-os. Os demais clubes foram personificados conforme já relatado, mas do lado de fora da igreja; eles apenas olhavam o prêmio que o Flamengo levava. Foi um êxito fantástico no ano de 1943. A edição esgotou-se e no dia seguinte teve que ser repetida com idêntico sucesso, a pedido dos leitores.

Na época em que o Brasil era governado pelo Presidente Getúlio Vargas e quando o Flamengo ganhou seu primeiro tricampeonato, Molas desenhou na capa o Popeye, numa pose clássica, mas na forma de posar de Getúlio — no lugar do cachimbo desenhou o tradicional charuto habitual nas mãos do Presidente. O desenho era enorme e foi assim intitulado: Flamengo, o ditador do futebol novamente campeão. Houve confusão na redação, mas infundada: vendeu-se toda a edição. No dia seguinte, Getúlio solicitou o desenho original para pendurálo no seu gabinete.


Para saber mais do antigo mascote do Flamengo, clique

http://flamengoeternamente.blogspot.com/2007/05/popeye-biografia-flamenga-muito-antes.html


NE - Vale lembrar que na Argentina o Boca Juniors também era personificado pelo Popeye, o "Cartola" representava o River Plate e o Diabinho representava o Independiente entre outros.


Fonte: http://www.abi.org.br/jornaldaabi/Novembro_dezembro-2004.pdf

Um comentário:

vôo do urubu disse...

Beleza de postagem!

Saudações rubronegras.