Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Feito Inédito: Flamengo Campeão Carioca e Brasileiro no mesmo ano

Quando Héber Roberto Lopes assoprou seu apito, por volta de sete da noite de domingo, o Flamengo ganhou bem mais do que o hexa. Pela primeira vez em sua história, o clube conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro no mesmo ano em que foi campeão estadual.

Curiosamente, essa feliz coincidência não havia acontecido nem mesmo na Era Zico, em que o Flamengo foi campeão mundial e da Libertadores. Nem mesmo em 1999, quando a equipe de Carlinhos ganhou o estadual e outra taça internacional relevante, a Copa Mercosul.

Em 1980, o timaço comandado por Cláudio Coutinho levantou o primeiro caneco nacional no primeiro semestre, mas perdeu a chance do tetracampeonato estadual - na edição daquele ano, o Flamengo nem mesmo chegou à final, em que o Fluminense bateu o Vasco.

Em 1981, ano de ouro do Flamengo, a equipe venceu em dezembro o Estadual, mas tinha tropeçado no Brasileiro, diante do Botafogo. Em 1982, depois de faturar o bicampeonato nacional, com uma vitória sobre o Grêmio em pleno estádio Olímpico, o Flamengo perdeu para o Vasco na final do estadual. Em 1983, o tricampeonato brasileiro veio com gols de Zico, Leandro e Adílio. Mas a equipe acabaria perdendo a chance de encerrar o ano com fecho de ouro, com uma derrota para o Fluminense.

Em 1987, o calendário era outro. A alegria veio no final do ano, com um gol de Bebeto que marcou o tetracammpeonato brasileiro, meses depois da frustração da derrota para o Vasco. Em 1992, o Flamengo superou o Botafogo e ganhou o penta. Mas não conseguiu vencer a interdição do Maracanã. Num campeonato em que os dois clássicos contra o VAsco foram disputados em São Januário, o clube cruzmaltino levou a melhor.

A façanha do grupo hexacampeão é expressiva. Nem mesmo nos anos em que o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil (1990 e 2006), o clube havia vencido o estadual. A coincidência tampouco aconteceu em 1961, quando ganhou o Rio-São Paulo. Em todos esses anos, o título estadual foi para General Severiano.

O ano de 2001 foi a única vez que, no mesmo ano de uma conquista estadual, o Flamengo conseguiu um título nacional - a Copa dos Campeões. Para isso, respectivamente, venceu o Vasco, no Maracanã, e levou a melhor no placar agregado sobre o São Paulo.

Crédito: Agência Fla

Nenhum comentário: