Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 6 de dezembro de 2009

Flamengo Campeão Brasileiro de 2009 - Hexa Campeão

O sorriso voltou ao rosto da maior torcida do país, mas não com a facilidade que ela esperava. Mesmo jogando com apenas três titulares e sem grandes ambições, o Grêmio foi páreo duro, chegou a complicar, mas não foi capaz de calar as quase 85 mil pessoas que estiveram no Maracanã e viram o Flamengo vencer por 2 a 1 e terminar o Campeonato Brasileiro mais disputado da história como o grande campeão.

No início, o clima de festa que foi criado no Maracanã quase teve final triste. Aos 21min, Roberson aproveitou uma falha da zaga do Flamengo para abrir o placar. Ironia do destino, coube as zagueiros rubro-negros "ofuscarem" o artilheiro Adriano e, com um gol de David na primeira etapa e Ronaldo Angelim na segunda, garantir o título brasileiro após 17 anos de jejum.

Este título coroou um clube que, se não foi brilhante, soube ser mais constante durante a competição, cresceu de produção no segundo turno e, na penúltima rodada, também contou com um pouco de sorte para assumir a liderança e não desperdiçá-la no final.

Se o grupo todo do Flamengo pode comemorar essa conquista, dois personagens têm ainda outros motivos para celebrar. Substituto de Cuca e visto com desconfiança no início do seu trabalho, o técnico Andrade se firma como o primeiro técnico negro a comandar um time campeão brasileiro e, de quebra, chega ao seu sexto título na competição (cinco como atleta e agora como treinador).

A taça também coroa o retorno de Adriano ao futebol brasileiro. O Imperador, que no primeiro semestre abandonou a Inter de Milão e ameaçou pendurar para sempre as chuteiras, deu a volta por cima, voltou a ser convocado para a seleção brasileira e, de quebra, encerrou a competição nacional como artilheiro.

Agora, a meta rubro-negra passa a ser a Libertadores do ano que vem, competição que o clube venceu apenas uma vez, em 1981, e que amargou fracassos nas suas últimas participações, como em 2007 e 2008, quando foi eliminado ainda nas oitavas de final. A principal meta será manter Adriano, cobiçado por clubes europeus e que tem contrato apenas até maio de 2010.

Neste domingo de sol no Maracanã, além da torcida da casa, alguns gremistas também estiveram no estádio. Um deles, inclusive, levou uma bandeira com o símbolo do Grêmio e Flamengo, lado a lado, fato que animou os flamenguistas.

Quando a bola rolou, no entanto, o Grêmio mostrou que não iria entregar a partida ao rival, como muito se discutiu ao longo desta semana. Pelo contrário, o clube gaúcho abriu o placar com Roberson e, além de anular Petkovic, assistiu Adriano desperdiçar diversas chances de empatar.

Coube ao zagueiro David, que entrou em campo apenas porque Álvaro está suspenso, fazer o gol de empate, em um chute na entrada da área. A jogada revoltou os gremistas, que alegaram uma suposta falta cometida por Adriano no lance.

Antes do início do segundo tempo, os jogadores do Flamengo fizeram uma última reunião em campo, tentando absorver a força que vinha das arquibancadas. A tática deu certo e o time carioca voltou melhor. Adriano e Leo Moura tiveram a chance de marcar, mas coube a Ronaldo Angelim, de cabeça, mandar a bola para as redes, devolver o sorriso ao torcedor e, de quebra, selar de vez a conquista do Campeonato Brasileiro.

FLAMENGO 2 X 1 GRÊMIO

Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró (Everton), Williams e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kleberson) e Adriano
Técnico: Andrade

Grêmio
Marcelo Grohe; Mario Fernandes, Léo, Tiego e Fabio Santos; Túlio, Douglas Costa, Lúcio e Adilson (Mithyue); Maylson e Roberson (Bergson)
Técnico: Marcelo Rospide

Data: 06/12/2009
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Alessandro de Matos (Fifa-BA) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)
Público: 84.848 presentes
Cartões amarelos: David (F), Douglas Costa, Adilson (G)
Gols: Roberson, aos 21 min, David, aos 29min do primeiro tempo; Ronaldo Angelim, aos 24min do segundo tempo

4 comentários:

DERLY. disse...

mengão hexa velho é bom demais ser flamengo,valeu,um abraço,ronaldo.

Vamogaloo disse...

Parabéns pelo título e foram campeões com mérito.
Correram atrás do prejuízo e conseguiram obter as vitorias necessárias para que fossem campeões do brasileiro de 2009.
Foi uma honra para compartilhar minhas opiniões com vocês flamenguistas.
Saudações Alvinegras

http://vamogaloo.blogspot.com

vôo do urubu disse...

Emocionante!

Hexa saudações!!!

Cidadão Rubro-Negro [Blog Oficial] disse...

Parabéns Flamengo

Nós do CRN temos a honra de Parabenizar ao Flamengo pela emocionante conquista do Hexa e a toda Nação por essa linda festa.

http://www.cidadaorubronegro.com.br

SRN
Equipe Cidadão Rubro-Negro