Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Flamengo já jogou de Camisa Azul

Se eu lhe disser que não somente uma, mas duas vezes, o Flamengo jogou literalmente de azul?

E não estou falando do terceiro uniforme do Flamengo que está por vir, ou daquela camisa comemorativa ao centenário em 1995, muito menos do uniforme azul e ouro (usado apenas pelo Remo) do início de nossa história. Ainda que todos esses uniformes serão tema de nossas colunas em outras oportunidades, hoje estamos falando de duas partidas que talvez poucos torcedores saibam, mas foram dias em que o Flamengo, de fato, apresentou-se sem o tradicional uniforme Rubro Negro e sim usando camisas azuis.

O ano de 1945 poderia ter sido o do ainda inédito tetracampeonato estadual. Porém os seguidos tropeços dentro da competição foram frustrando aos poucos o sonho de mais um título. E ao final do campeonato o Flamengo conseguiu apenas um quarto lugar, ficando atrás de Vasco, Botafogo e América.

A última partida da competição foi disputada exatamente contra o Vasco, no estádio da Gávea, em 18/11/1945.

Com apenas dez minutos de jogo o Flamengo abriu 2x0 de vantagem sobre o rival. Marcou com Vevé, logo no primeiro minuto de jogo e ampliou com Adilson aos dez. Parecia ter a vitória nas mãos. Começa o segundo tempo, e o Flamengo sofre o primeiro através de Isaias, aos doze minutos. Aos vinte e dois, novamente Isaias. Era o empate do Vasco. Jogo tenso.

Vinte e cinco minutos do segundo tempo. É um Flamengo e Vasco dentro da Gávea, nossa casa. Biguá, nosso valente ídolo que atuava pela linha média direita, é expulso. É o estopim.

Um único minuto segue até que a pancadaria generalizada das arquibancadas obriga o árbitro a suspender a partida. Faltavam 19 minutos para o fim.

Quatro dias depois, dessa vez no campo das Laranjeiras, novamente Flamengo e Vasco se encontram para disputa dos minutos finais. E qual a surpresa do torcedor ao ver o time do Flamengo dentro de campo? O Rubro Negro entrou vestido com o uniforme da Federação Carioca, camisas e meiões azuis, calções brancos.

O fato foi confirmado pelo Jornal dos Sports, mas sem qualquer menção aos motivos para a inusitada situação:

18/11/1945

C.R. Flamengo 2 x 2 Vasco da Gama
Campeonato Carioca - 2º Turno
Estádio da Gávea - Rio de Janeiro
Flamengo: Luís, Nilton, Norival, Biguá, Bria, Jaime, Adilson, Zizinho, Tião, Perácio e Vevé.
Gols: Vevé (01) e Adilson (10).

Expulso Biguá (70). Aos 71 minutos o jogo foi interrompido por violenta briga entre torcedores e foi suspenso. Em 22/11 foi concluído no estádio das Laranjeiras, sem alteração do marcador.



Data de 1977 a outra ocasião da história em que o Flamengo utilizou uniforme fora de suas tradições. A equipe encarou uma seqüência de oito amistosos no início da temporada como forma de preparação para a equipe que disputaria o estadual. No decorrer do ano foram apenas sete derrotas em 71 partidas disputadas, mas não houve nenhuma conquista de título.

O terceiro desses amistosos foi contra o Chile, em Santiago. A seleção deste país vivia uma fase de transição entre o 11º lugar obtido na copa de 1974, a não classificação para a copa de 1978 e a conquista do vice campeonato da Copa América em 1979, quando perderam para os Paraguaios na decisão.

Pouco antes da partida, disputada no estádio Nacional, conclui-se que poderia haver confusão entre o tradicional uniforme da Seleção Chilena, camisa vermelha, com a tradicional camisa rubro-negra do Flamengo. Sem ter levado seu segundo uniforme para o amistoso, o Flamengo teve que atuar com camisas diferentes das habituais.

Coincidentemente, O Flamengo atuou vestido com camisas azuis, emprestadas pela Federação Chilena de Futebol, e shorts brancos.

Apesar do bom futebol apresentado, acaba derrotado pelos Chilenos, por 2x1.


1
8/02/1977

C.R. Flamengo 1 x 2 Seleção do Chile
Amistoso Internacional
Estádio: Nacional - Santiago - Chile
Flamengo: Cantareli (Roberto), Júnior, Rondineli, Carlos Alberto, Vanderlei, Merica, Jorge Luís, Adílio, Júnior Brasília, Calu e Luís Paulo.
Gol: Júnior Brasília (61).

3 comentários:

KID MENGO disse...

Warley, encontrei estas fotos referentes àquele jogo, no link abaixo:
http://www.flaestatistica.com/curiosidade17.htm

warley.morbeck disse...

Valeu pela Ajuda, amigo Kid

Vou atualizar. Tá sumido, parceiro

Bruh disse...

Pouca gente sabe que as primeiras cores do Flamengo foram Azul e dourado, na época das regatas.
Muito legal esse post, essas curiosidades são sempre bem vindas!
SRN