Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sábado, 14 de agosto de 2010

Eles atacam de novo - O Flamengo sempre vai ser a maior torcida do Brasil

Meus amigos, quem nunca ouviu aquela frase de que "uma mentira contada mil vezes vira verdade"? É isso que estão querendo fazer contestando a inquestionável maioria da torcida do Flamengo no Brasil.

Leiam esse trecho de uma matéria:

"Pesquisa aponta empate técnico entre as torcidas de Flamengo e Corinthians


Na pesquisa de dezembro, realizada logo após o título brasileiro do Fla, a porcentagem de rubro-negros era de 19%. Agora, foi para 17%, variando dentro da margem de erro, que é de 2% para a pesquisa. Os fãs do Corinthians subiram de 13% para 14%, crescimento também dentro da margem.

O empate técnico se dá porque, apesar da vantagem rubro-negra, a margem de erro é, obviamente, tanto positiva quanto negativa. Isso significa que o Fla pode ter de 15% a 19%, enquanto o número do Alvinegro vai de 12% a 16%."

O que tem isso? Calma que já explico. Agora leia isso:


"Corinthians e São Paulo avançam, mas Fla segue com maior torcida, diz Ibope


A maior torcida do Brasil segue sendo a do Flamengo, mas o clube carioca se manteve vendo a aproximação de Corinthians e São Paulo, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Ibope e publicada nesta quarta-feira pelo jornal Lance. A margem de erro é de 1,2 pontos percentuais.

Segundo a quarta edição da pesquisa (as primeiras foram em 1998, 2001 e 2004), o Flamengo tem 17,2% da preferência nacional (cerca de 33,2 milhões de pessoas), contra 13,4% (25,8 milhões) do Corinthians e 8,7% (16,8 milhões) do São Paulo.

A queda flamenguista nos últimos anos foi considerável. Desde a pesquisa anterior, a equipe rubro-negra caiu de 18,1% para os 17,2% atuais. O Corinthians manteve-se praticamente estável, foi de 13,2% para 13,4%. Já o São Paulo teve um acréscimo representativo, indo de 7,3% para os 8,7%."


Perceberam o golpe? Veja bem. A segunda matéria diz que a margem de erro da pesquisa é de 1,2 pontos percentuais. E logo abaixo diz que a "queda do Flamengo foi considerável, passando de 18,1% para 17,2%". Mas em nenhum momento eles levam em conta a margem de erro que eles mesmo citam. Quer dizer, dentro da margem de erro, a torcida do Flamengo poderia ser de 18,4% (17,2 + 1,2). Ou seja, é possível que a torcida tenha crescido. Mas em nenhum momento eles falam isso. Quando é conveniente, como na primeira matéria, eles consideram a margem de erro, pró-paulistas. Quando não é, ignoram completamente. Trata-se de um exemplo claro de meia-verdade. Ou, pior, de uma mentira orquestrada.

Não vamos deixar essa mentira se perpetuar. Passem isso para todos, divulguem. A verdade precisa prevalecer. E a verdade é que a Nação foi, é e sempre será a maior torcida do Brasil.

Warley Morbeck

5 comentários:

CarolSilva disse...

torcedor que é torcedor nunca deixa sue time | mais tem aqueles que só torcem para o time quando ta ganhando #FATO

vôo do urubu disse...

Interessante isso: o Flamengo ganha o Brasileirão e a torcida mingua. Seria razoavelmente cômico se não fosse tão cômico.

Saudações rubronegras!

Renato disse...

A dor de cotovelo vai ser eterna.
O flamengo tem e sempre terá a maior torcida!!!

Abraços à Nação Rubronegra

Marcus Kimura disse...

Warley,
estas pesquisas só servem pra demonstrar o que todos já sabemos: a supremacia da massa rubro-negra. A pesquisa do empate técnico foi extremamente oportunista pois saiu dias antes da decisão entre os dois times na Libertadores. Além disso, os corinthianos precisavam de alguma boa notícia este ano.
SRN
Marcus Kimura
http://www.flablog.com.br

warley.morbeck disse...

É verdade, galera.

Mas não podemos ficar calados.