Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Socrates no Flamengo


Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira ( Belém, 19 de fevereiro de 1954 - ) é um ex-jogador de futebol absolutamente aclamado e conhecido mundialmente pela sua habilidade e intimidade com a bola. Passou por diversos grandes clubes, com destaque para o Corinthians, onde ganhou notoriedade, e Flamengo, clube de Maior Torcida do Brasil.

O Doutor Sócrates foi revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto e já muito jovem demonstrava seu talento. Curioso é que o ex-jogador além de mostrar sua genialidade nos gramados também reservava algum tempo para as aulas de medicina, já que além de jogador de futebol, vislumbrava assumir a profissão de médico. Foi artilheiro do Campeonato Paulista de 1976 com 15 gols.

Brilhante no time do interior paulista, depois de 4 anos no Botafogo SP e do término da faculdade de medicina, Sócrates foi contratado pelo Corinthians, time da capital. Lá tornou-se ídolo jogando ao lado de nomes como o do ex-flamenguista Casagrande e galgou um lugar na Seleção Brasileira a partir de 1979. Em 1980 ganhou a Bola de Prata da Revista Placar.

Formaria ao lado de Zico uma das duplas mais badaladas da temporada de 1986, todavia, conseguiram atuar juntos apenas em três partidas, já que ambos viveram um ano nefasto, e repleto de contusões, de forma que quando um deles tinha condição de jogo, ocasionalmente o outro estava entregue ao departamento médico. Ainda sim, ambos foram convocados para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1986 no México.

Em 1987 Sócrates se desligou do Flamengo sem conseguir cair nas graças da Maior Torcida do Brasil e sem conseguir um acordo salarial com os dirigentes rubro-negros, o que foi fato determinante para a sua rescisão contratual. Mas antes de encerrar a carreira, o Doutor ainda passou pelo Santos, onde ficou até 1989.

Pelo Flamengo ele disputou 20 partidas e marcou 5 gols. E provou que para ser ídolo do Maior do Brasil é preciso muito mais que talento.

http://www.flamengo.com.br/flapedia/S%C3%B3crates

3 comentários:

£eninha disse...

Adorei ! Socrates é paraense, que nem eu !

Anônimo disse...

Naun conhecia ele. Legal. Mengooooo

warley.morbeck disse...

Obrigado pela visita, Leninha