Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

115 ANOS DE FLAMENGO

Ainda não nasceu alguém que defina o que é ser, torcer, respirar e viver o FLAMENGO. Talvez a instituição complete milhares de anos e isso ainda levante polêmicas e seja motivo de extrema relevância para discussões inteligentes. O que é ser FLAMENGO? O que ELE ignifica? A questão é complexa, tão complexa que um tricolor tentou explicar. Perdeu seu tempo. Vestir esse manto e sentir-se a pessoa mais importante da galáxia não dá margem para definições. Acompanhar o FLAMENGO onde quer que ele jogue, ter aquela sensação infinita de ser parte do contexto, também não explica. Comprar um barco chamado Sycra, reunir a galera e fundar um grupo… dimensiona, mas também não trás o porque. Iniciar com azul e ouro em listras largas e horizontais faz parte do registro, dá lugar ao vermelho, ao preto e continua sem nos permitir explicar (porém entender) o que é ser FLAMENGO. Luiz Ayrão cantou e eu assino embaixo: “Não há palavras com que eu possa definir o que é Flamengo, não há palavras com que eu possa exprimir o que é ser Flamengo, a gente só pode sentir”.


MUITO OBRIGADO: Domingos Marques de Azevedo, Francisco Lucci Colas, Nestor de Barros, Felisberto Cardoso Laport. Destacados como sócios fundadores José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Espínola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chairéo, os três últimos não foram à reunião, mas também são considerados sócio fundadores. Assim como nós que não calçamos chuteiras, mas entramos em campo, não recebemos um centavo do clube e condicionamos triunfos a nossa presença, derrotas a nossa ausência e principalmente… temos certeza que a vitória não acontece, quando nossos gritos e palmas são insuficientes.

Ao RUBRO NEGRO da Urca, do Leme e de Belford Roxo. Ao RUBRO NEGRO da Rocinha, de Nova Iguaçú e da China. Ao RUBRO NEGRO de São Paulo, Nova Jersey e da Polônia. A todos os RUBRO NEGROS da Galáxia.

Ao RUBRO NEGRO que vai a todos jogos, seja em outro país ou em outro estado. Ao RUBRO NEGRO que conhece todos os atalhos do Engenhão, Moça Bonita, Maracanã, Gávea, Alair Corrêa… e principalmente ao RUBRO NEGRO que vai morrer sem nunca ter vestido uma camisa oficial do clube de coração, não verá o FLAMENGO jogar em sua cidade, no Maraca ou em qualquer outro estádio do mundo e jamais será considerado por algum RUBRO NEGRO, mais ou menos FLAMENGO que um morador da Gávea ou do Engenho de Dentro… a todos, sem distinção, meus sinceros e emocionados PARABÉNS.


Fabio Justino 

4 comentários:

Zeca Urubu disse...

Fábio,

Num dia que deveriamos comemorar tantas glórias a nossa presidenta dá um recado a nossa nação, de como será os nossos próximos anos, em sua administração. Em minha Coluna do Zeca Urubu - http://flablogn.blogspot.com/search/label/COLUNA-DO-ZECA-URUBU - você poderá ler a declaração da presidenta e a minha indignação com as atitudes da nova gestão do Flamengo.

Belo texto!

SRN

Clint McGuinness disse...

Nesta rodada vamos ficar de olho no Flamengo! Será que os caras vão mesmo se enrolar e passar as últimas rodadas no desespero?
Veja nossos palpites em: http://www.canetada.com.br/2010/11/18/palpites-da-36%C2%AA-rodada-do-brasileirao/

Anônimo disse...

FALAR DO FLA TEM QUE SER SEMPRE PORQUE É SO ISSO QUE UM FLAMENGUISTA SABE FAZER HEMMM,,TRABALHO FLA ,ALMOÇO FLA E NEM PRECISA COMENTAR MAIS OQUE É TDO FLA100%MENGOOOOOOOOOOOOOOOO.N.A MS ABRAÇOS A NAÇÃO MENGUISTASSSSSSS DO MUNDO....HEXA 2009 SEMPRE FLAAAAAAAAAAAAAAAAAMENGOOOOOOOOOOOOOOOOOO..24 HS ,115 anos é só flaaaaaameeeeengggoooooo até morrerrrrr....desde qdo nasssssciiii....

Anônimo disse...

FALAR DO FLA TEM QUE SER SEMPRE PORQUE É SO ISSO QUE UM FLAMENGUISTA SABE FAZER HEMMM,,TRABALHO FLA ,ALMOÇO FLA E NEM PRECISA COMENTAR MAIS OQUE É TDO FLA100%MENGOOOOOOOOOOOOOOOO.N.A MS ABRAÇOS A NAÇÃO MENGUISTASSSSSSS DO MUNDO....HEXA 2009 SEMPRE FLAAAAAAAAAAAAAAAAAMENGOOOOOOOOOOOOOOOOOO..24 HS ,115 anos é só flaaaaaameeeeengggoooooo até morrerrrrr....desde qdo nasssssciiii....