Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 19 de dezembro de 2010

Porque o Flamengo é o único gigante do futebol brasileiro

A hierarquia é uma das essências da humanidade. Em qualquer grupo humano, seja de pessoas, de empresas, cidades ou países, o que quer que seja, haverá os que podem mais e choram menos. No futebol não é diferente.

E no futebol brasileiro nenhuma grandeza, nem mesmo a da seleção brasileira, se compara à do Flamengo.
Costumo dizer que o futebol brasileiro é dividido em alguns subníveis, a saber:

1. Times insignificantes: aqueles que só existem para fazer número e servir de saco de pancadas. Exemplos: Vitória, Figueirense, Guarani, etc.

2. Times pequenos: aqueles que uma vez ou outra até ganham alguma coisa, mas depois passam anos e anos a ver navios. Exemplos: Fluminense, Botafogo, Atléticos MG e PR....

3. Times médios: são mais regulares, e suas torcidas já são capazes de lotar uma kombi. Exemplos: Corinthians, Santos, Grêmio, etc.

4. Times grandes: conquistam títulos com uma certa regularidade e não costumam, embora isso ocorra, frequentar o submundo do futebol, assim entendido as segundonas da vida. Integrantes únicos: São Paulo, Cruzeiro e Internacional.

Pois bem, estabelecidos esses conceitos, temos que o Flamengo não se encaixa em nenhum deles e com qualquer desses times não pode ser comparado, pois é o único gigante do futebol brasileiro.

Você que fecha com o certo concordará facilmente. Mas o torcedor dos times menores terá certa dificuldade em entender isso, a não ser que tenha a mente aberta. Pois bem, antes que eles tenham um ataque de pelanca, explicarei os critérios objetivos que sustentam a verídica afirmação.

Primeiro, para que um clube possa ser comparado ao Flamengo, tem que ter duas coisas a mais que ele: torcida e títulos. Pronto, isso, por si só, tem o condão de afastar qualquer comparação. Mas vou mais longe. Estabeleci uma lista de 5 critérios objetivos, aí inclusos aqueles dois, para fundamentar o óbvio: de que o Flamengo é incomparável em sua grandeza. Vamos a eles:

1. Torcida. "Discuta futebol com um flamenguista, mas nunca discuta torcida. Ninguém tem esse direito". Era o que dizia um sábio amigo meu. A magnética é a maior e a melhor torcida do futebol mundial.

2. Títulos. No futebol brasileiro somente os bambis do Morumbixa podem se comparar ao Flamengo. Mas além de perderem feio no primeiro quesito, ainda pecam no quesito sexualidade...

3. Incaibilidade: para que um time possa ser grande, ele tem que ser incaível. Terminar campeonato entre os que caem não é coisa de time grande. Os grandes frequentam desde logo a elite futebolística.

4. Não ter disputado a segunda divisão: critério diretamente ligado ao anterior, mas diferente na essência. Explico: Alem do Flamengo, São Paulo, Santos, Cruzeiro e Inter nunca caíram. Mas somente Cruzeiro e Inter estiveram ao lado do fuderosão em todas as edições da primeira divisão, pois, na época em que
os estaduais classificavam para o brasileiro, São Paulo e Santos frequentaram o submundo do futebol.

5. Craques: O que é, o que é? Único clube brasileiro que teve a camisa vestida por Zico, Junior, Pelé, Garrincha, Romário, Adílio, Andradre, Zagalo, Domingos da Guia, Raul, Leandro, entre outros tantos? Sim, ningém teve tanto craque ostento o manto quanto o vermelho e preto do mengão.

Pois bem, tirando os noves fora, baseados em critérios objetivos e facilmente verificáveis, constatamos que o Flamengo é o único gigante do futebol brasileiro,quiçá mundial, já que os "grandes" (todos!!!) da Argentina, Itália, Alemanha, Espanha e Inglaterra já disputaram a segunda em seus países.

Quer contestar? Liberte-se de sua síndrome de vira-latas, funde-se na sua razãoe comente. Ou então, faça o que é mais correto. Baixe a cabeça e aceite que o Flamengo é incomparavelmente grande.

Antes de encerrar quero fazer um esclarecimento. O bacalhau da camisa feiona não constou na lista de clubes de futebol, pois precisa voltar a ser um clube de futebol.

Até o Fluminense e o Botafogo ganharam um título nos últimos 10 anos. O Vice da Gama precisa ganhar um título para voltar a ser time. E não me venha com série B, pois isso não é título, é apenas a confirmação de uma vergonha.

E tenho dito. Saudações Rubro-Negras!!!

Luiz Francisco Boechat Junior

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei esse"relatorio"!!!!!!!! foi muito bom! esta perfeito!
naum tem nem palavras para eu dizer sobre isso

Anônimo disse...

Amei esse relatorio sou framengo até morreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer