Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Grandeza do Flamengo foi forjada pela Rede Globo?

Esta é a principal Tese Conspiratória entre as tantas que existem na tentativa de explicar Como e Por que o Flamengo se tornou o clube com maior torcida do Brasil. É uma entre tantas que me motivaram a escrever "A Nação" para desmistificar estas conspirações. Os motivos da grandeza do Flamengo estão na história e na sociologia. Ninguém conseguiria construir um mito do nada ...

As novas gerações tem dificuldade de entender este Como e Por que o Flamengo porque não conheceram um outro Rio de Janeiro no passado. Daí surgem as conspirações. Alimrntadas ainda mais pela paulistada, potência econômica hegemônica no Brasil Contemporâneo. A grandeza moderna do RJ ficou associada à Rede Globo para aqueles que não tem como entender a grandiosidade que representou o Rio.

Mas vamos aos fatos e sem blá blá blá ...

- a Rede Globo de Televisão foi criada em 1965. Entre 1968 e 69 foram compostas as músicas Aquele Abraço por Gilberto Gil (o Rio de Janeiro continua lindo .. alô torcida do Flamengo aquuele abraço) e País Tropical por Jorge Ben Jor (moro num país tropical ... sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza). Será que nos seus primeiros anos de vida foi a Globo que já teve o poder de colocar o Flamengo nestas letras? Uma delas composta inclusive por um baiano ...

- em 1915, Flamengo e Botafogo lotaram General Severiano em recorde absoluto de público. Pela primeira vez na história a platéia do futebol superava a do remo, principal esporte do país no começo do Século XX. Nem rádio existia naqueles tempos e o Flamengo já era grande.

- em 1924, Flamengo e Vasco hiperlotaram pela primeira vez o Estádio das Laranjeiras, propriedade do Fluminense. Nem nas finais dos Sul-Americanos de 1919 e 1922 a Selerção Brasileira tinha conseguido levar tanto público para um estádio de futebol.

- em 1948, pela primeira vez um clube europeu vem ao Brasil. Flamengo e Southampton, da Inglaterra, hiperlota o Estádio de São Januário, batendo o recorde de público no Brasil.

- Ainda antes da criação da Rede Globo, um Fla x Flu no Maracanã marca o recorde mundial de público em uma partida de futebol jogada entre clubes (só o Brasil e Paraguai de 1969 e o Brasil e Uruguai de 1950 tiveram a capacidade de levar mais gente a um estádio).

- uma última: as primeiras partidas de futebol a serem televisionadas a nível nacional foram jogos do Campeonato Paulista, do Santos de Pelé, transmitidas pela TV Tupi.

E aí?? Alguám ainda acha que a grandeza do Flamengo foi forjada pela Rede Globo??? Gostaria de ouvir os contra-argumentos ...

4 comentários:

Julio Cesar disse...

Oportuna a discussão. Essa história de torcida formada pela mídia é outra invenção sem nexo, cheia de mau caratismo da arcoirizada, pra tentar justificar a enormidade que é a torcida do Flamengo. É a mesma coisa que dizer q Zico "amarelou" em 1986.

É claro que nenhum deles vai postar qualquer resposta aqui.

Ah, li o livro "A Nação" e recomendo. Um belo estudo histórico antropológico sobre o Rio de Janeiro, o Flamengo e o futebol.

Tatau Chaves disse...

Desculpa dos demais times inferiores do nosso país, se temos a mior torcida...é por causa da globo, se jogamos melhor ... o outro time que jogou mal, se ganhamos o titulo ... foi porque os adversarios vacilaram, o nome disso ? inveja !
Devia ser humildes e aceitar a nossa estupenda superioridade. Saudaçõe rubro -negras do Flablogguer

jarbas rocha disse...

gostei muito do livro. teria que escrever com um olhar de fora, pois assim como eu outra pessoas gosta e ama o flamengo não pelo samba, pelas parias do rio o que alias aqui em salvador é bem melhor, mais sim pela referencia que o flamengo tem. os outros tem origem estrangeiras, tem nome de estado, tem nome de um povo e o flamengo faz referencia À augo bem maior como o brasil, ai esta a chave para a diferença entre flamengo e paulista corinthias, atletico mineiro, são paulo ou bahia. é muito pisicologico. outra coisa tem uma tese porque flamengo? na net e voce poderia ver as imagens que rola do flamengo pelo o brasil também é uma diferença que temos contra os outros. espero respostas:jarbas.fla@hotmail.com
vamos flamengo!!!!!!!!!!!!!

jarbas rocha disse...

gosto do flamengo e tenho seu livro, muito bom por sinal.
mas a magia fora do rio do flamengo esta na questão identidade nacional, os outros faz uma referencia cidadina como são paulo, ecc paulista estadual ou estrangeiras como vasco e palmeiras. ai esta a chave para entender porque o flamengo?
esta é a ideia que eu tenho, porém você enfatiza muito a cidade do rio e a cultura carioca, nada contra mais deveria de uzar também um capitulo sobre o facor pisicologioco e nacional que o flamengo tem e os outros não tem. até. vamos flamengo!!!!!!
espero resposta: jarbas.fla@hotmail.com