Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Título invicto de 2011 é o quinto da história do Flamengo em estaduais



O título conquistado no domingo 01 de maio de 2011 em cima do Vasco foi o quinto estadual invicto da história do Flamengo. A equipe também ergueu o troféu sem derrotas em 1915, 1920, 1979 e 1996. Dos cinco times campeões sem perder, o de 1996 teve o melhor retrospecto. Venceu nada mais nada menos do que 18 vezes, com apenas quatro empates (aproveitamento de 87%).

A equipe comandada por Joel Santana tinha Sávio e Romário inspirados no ataque. O Baixinho foi o artilheiro com 26 gols, quase o dobro do segundo colocado, o alvinegro Bentinho, com 15. O tricolor Renato Gaúcho fez 14. Sávio, 8.

- Eu tinha vencido o estadual contra o Flamengo no ano anterior. Quando o Kleber Leite (presidente do clube na época) me chamou, falei: “vou devolver com juros e correções” – lembra Joel Santana, que recorda detalhes da conquista.

- Houve muitos jogos disputados na Gávea com aquela arquibancada pertinho, a torcida pressionando. Não era fácil para quem ia lá. E o time era muito bom na frente, com Romário, Sávio, Marques...No banco ainda tinha Amoroso e um rapidinho, o Gláucio. Atrás não tinha muitas opções. Coloquei o Mancuso e o Márcio Costa segurando, com o Nélio ajudando muito na marcação. Deu certo – lembra Joel.

A grande fase de Romário em 96 foi bem parecida com a de Zico em 79. No Carioca do primeiro semestre, o “Campeonato Estadual Especial”, o Galinho marcou os mesmos 26 gols do Baixinho em 96. Mas o aproveitamento, se levado em conta os três pontos por vitória do modelo atual, foi de 81%, com 13 vitórias e quatro empates. A geração, no entanto, fez muito mais história que a dos comandados de Joel. O estadual invicto representa apenas uma parte dos 54 jogos que o time passou sem perder, recorde nacional até hoje.

- Naquele título do estadual especial, ainda havia um certo ceticismo em relação ao nosso time. O Zico já tinha ido para a Seleção, estava no auge. Mas com os outros ainda tinha aquela coisa, era todo mundo mais novo. Naquele ano acabou tudo, todos passaram a ser respeitados – comenta Júnior, um dos destaques daquela época.

No campeonato de 1920, também adaptando a pontuação aos moldes de hoje, o aproveitamento do Flamengo foi de 81%. Em 1915, 72%.

Um comentário:

vôo do urubu disse...

O hábito não ameniza a comemoração!

Saudações rubronegras.