Da mesma forma como ser pai ou ser mãe, ser Flamengo é algo contínuo, sem interrupção, folga ou férias. Quem é Flamengo, como quem é pai ou quem é mãe, é Flamengo todos os dias, o tempo todo, a todo instante e não em uma data especial. No entanto, da mesma maneira que existe o Dia dos Pais e o Dia das Mães, foi instituído o Dia do Torcedor Flamenguista como forma de nos homenagear.
A maior dificuldade do legislador carioca deve ter sido escolher uma data em um calendário onde em quase todos os dias do ano há um motivo para se FLAmemorar! Assim, optou-se pela escolha da data do nosso Santo Padroeiro, São Judas Tadeu! Então, desde 2007, na cidade do Rio de Janeiro, o dia 28 de outubro passou a ser também o Dia do Torcedor Flamenguista.
Nada mais propício, afinal trata-se dos Santos das Causas Impossíveis, aquele que faz o Milagre acontecer quando ninguém mais crê ser possível! Tudo a ver com nosso time, não acha? O próprio nome do Santo já diz muito. Judas significa festejado e Tadeu, destemido! Ora, nada mais Flamengo do que ser festejado e destemido, não concorda?
No entanto, o que se comemora efetivamente nesta data? Ora, a alegria e o orgulho de ser Flamengo! Só quem é, sabe! Ser Flamengo é algo que não se expressa por meio de palavras, mas, de emoções. É preciso sentir! Para mim, trata-se da principal comemoração rubro-negra do ano. Afinal, a grandeza de um time se mede pela sua torcida. Por isto, somos gigantes!
O Flamengo é plural, é coletivo, é união, é heterogêneo, é mistura! Como diz@Vivi_Mariano, é na diversidade que ele faz a sua unidade. Nada mais belo, nada mais forte, nada mais consistente. É da pluralidade que o Flamengo se faz único. É da harmonia entre os diferentes, que está a força de um time nada igual aos demais.
O Flamengo é democrático, é feito do povo, para o povo e pelo povo. É a junção de minorias fazendo uma imensa maioria. É livre e independente de credo ou raça. É aberto a todos. Quem quiser sentir a emoção de ser Flamengo, será recebido de braços abertos e, assim, eternamente será Flamengo. Afinal, uma vez Flamengo...
Para ser Flamengo é preciso gostar de ser feliz, é necessário não ter preconceitos e é fundamental gostar de gente! Afinal, a força do Flamengo está na força de sua gente! Na realidade, no somatório dessa gente. Não é um clube de um único ídolo ou de um dirigente específico ou mesmo de uma só conquista. Tudo no Flamengo é coletivo. Não se pode individualizar ou fulanizar. O Flamengo será sempre maior do que qualquer um! Ninguém estará acima. Jamais!
É por tudo isto que eu tenho muito orgulho de ser Flamengo, como disse na tag que criei no último #post e que chegou ao topo do TT Br (quem quiser ler o artigo onde criei a tag #SouFlamengoComOrgulho, clique aqui). É a maior herança que recebi de meu pai e, da mesma forma, será a principal que deixarei a meus filhos.
Ser Flamengo, enfim, é não desistir dos sonhos, é acreditar sempre, é saber respeitar e conviver em harmonia com as diferenças. É saber que jamais, em qualquer lugar, em qualquer momento, estarás sozinho, pois haverá sempre alguém com quem dividir esta paixão chamada Flamengo!
Ser Flamengo, enfim, é não desistir dos sonhos, é acreditar sempre, é saber respeitar e conviver em harmonia com as diferenças. É saber que jamais, em qualquer lugar, em qualquer momento, estarás sozinho, pois haverá sempre alguém com quem dividir esta paixão chamada Flamengo!
Parabéns a você que é Flamengo, pela data tão importante!
Saudações rubro-negras,
FLAmém!
Saudações rubro-negras,
FLAmém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário