Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vale o investimento???

Qualquer aplicação financeira que se preze traz um aviso que diz mais ou menos o seguinte: "Rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros". Ele quer dizer que se uma determinada aplicação rendeu 1% ao mês no último ano, não quer dizer que necessariamente vai continuar rendendo 1% no próximo ano.

Existem muitos fatores que podem influenciar no rendimento dessa aplicação, com sérios reflexos sobre a multiplicação do seu suado dinheirinho. O aumento da taxa Selic, a crise da Europa, o aumento do IOF, a taxa de administração e N outros motivos podem fazer com que uma aplicação que rendia 1% até hoje possa passar a render 0,1% no mês que vem. O fato é que a ANBIMA (Entidade que regula os fundos de investimento) deveria exigir que jogador de futebol viesse com um aviso semelhante. Afinal, os clubes investem alto em algo que pode não dar o retorno que se espera, o que vai contra os direitos do consumidor. E o pior é que a maioria da torcida parece se esquecer, ou pelo menos faz força para se esquecer, dessa regrinha simples. Se um jogador arrebentou a 5 anos atrás, muita gente tem a certeza de que ele vai continuar arrebentando. Quem sabe não esquece, muita gente pensa. Mas assim como muitos fatores podem influenciar no mercado financeiro  muitos fatores podem influenciar o rendimento de um jogador de futebol. A condição física, as lesões, a idade que chega pra todo mundo, o tesão para treinar todo dia, a falta de objetivos pessoais e tantos outros podem fazer aquele craque de 10 anos atrás virar um mico. E um mico que costuma vir ganhando um rio de dinheiro.

O fato amigos, é que cada caso é um caso. Ninguém pode ser descartado por que está velho. Mas igualmente não é inteligente contratar olhando pelo retrovisor, ao invés de olhar pra frente. O que alguém fez é importante, mas precisamos contratar pensando no que ainda pode fazer. É preciso sempre tomar cuidado. Aquele investimento fantástico de 3 anos atrás, pode virar um mico gigantesco nesse ano.


Warley Morbeck

************

Estamos na final do Top Blog, o maior prêmio da Blogosfera brasileira. Quem puder ajudar, vote na gente. Aproveito e peço para votar também no fantástico Urublog, na Categoria Profissional.

Clique aqui para votar na gente e aqui para votar no Urublog 

Nenhum comentário: