Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sábado, 19 de janeiro de 2013

Carioquinha ou Cariocão???


Hoje começa o Campeonato Carioca. Não há dúvidas que o Campeonato Mais Charmoso do Brasil já viveu dias mais importantes (assim como todos os grandes estaduais). Muita gente hoje questiona a própria existência dos Campeonatos. Dizem que não há mais necessidade, que o campeonato não vale nada, que só serve de pré temporada. Que na Europa não tem (como se a gente precisasse fazer tudo o que fazem na Europa...).

O fato é que os estaduais começaram por uma necessidade geográfica. Muitos fã de Messi podem não acreditar, mas GEOGRAFICAMENTE o Brasil é pouco menor que a Europa. O Rio de Janeiro, mesmo sendo um estado pequeno em termos brasileiros, tem uma área maior que a de Bélgica ou Suiça. 100 anos atrás seria virtualmente impossível fazer um campeonato realmente nacional. E criou-se a tradição dos estaduais. Na Europa nunca precisou. O Reino Unido todo é menor que o estado de São Paulo, por exemplo. Lá era fácil fazer uma competição Nacional.

A verdade amigos, é que os estaduais tem seu charme, sua importância e não devem acabar. É muito bom sacanear o porteiro que torce para outro time, é bom ver o Mengão ganhar de um rival no Maracanã cheio (que saudade...). Acho sim, que os estaduais deveriam ser modificados. Os grandes deveriam entrar só numa fase final, diminuindo o número de jogos. Mas acabar, não. Eles representam muito do que o futebol é no Brasil, e ajudam a explicar como o futebol brasileiro chegou onde chegou. Se na Europa não tem estaduais, azar o deles.

Vamos Mengão.

Warley Morbeck


P.S - Não tá acreditando que o Rio é mais extenso que a Suíça???

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_europeus_por_%C3%A1rea_e_popula%C3%A7%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_%C3%A1rea


.


5 comentários:

Unknown disse...

também acho que deveria sofrer algumas modificações... mais acabar com o estadual , acho que não...

warley.morbeck disse...

É isso ai, Rayane

Unknown disse...

Se um time ganha um estadual, ele ganha uma "Nitro Propulsão" para chegar com todo o gás nas competições nacionais. fora a moral. Agora também acho que modificações deveriam ser feitas.

Anônimo disse...

Não acho que tenha que acabar mas, com certeza, teria que ser
modificado. 1º pra dar mais datas para o Brasileiro, que é mais
importante e 2º para os Estaduais serem mais atrativos. Acredito que
10 times é o ideal e com mata-mata. Bota um único turno, todos contra todos, os 8 (isso mesmo), oito melhores se enfrentam no mata-mata até a final. Simples, objetivo e certeza de sucesso. Outra coisa: na 1ª fase ingressos no máximo 20 reais e no mata-mata 30 reais, aí sim cobrariam 40 pilas na final.

Da forma como é hoje dá margem pra falarem em acabar com eles.

@FlaBrooklyn

KIDMENGO disse...

Só é cariocão quando somo campeões. hehehehehe. Mas falando sério mesmo, é claro que o cariocão é uma preparação do elenco para as demais competições.
SRN.