Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 5 de março de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão - Especial Zico 60 anos





Sejemos cinseros e analfabéticos: 

Hemingway ou Kafka?

McCartney ou Jobim?

Bob Dylan ou Vinícius de Moraes?

Sinatra ou Elvis?

Picasso ou van Gogh?

Mozart ou Reginaldo Rossi?

Tudo bem. Esta última foi sacanagem, o Rossi arrebenta com o Mozart, mas vocês entenderam o que eu quis dizer, né, meus leais detratores? Não dá pra comparar gênios, principalmente quando o foram exercendo o mesmo mister. Comparações entre Zico, Pelé, Garrincha, Maradona e Friedenreich, por exemplo, são vãs, pois a genialidade não é uma grandeza absoluta, como as notas de 10 reais. Cada gênio fez o que fez do seu jeito, sob as circunstâncias de momento, premido por seus medos e ambições. Alguns fizeram em inglês, outros em português, uns com as mãos, outros com as mentes, e outros ainda, vejam vocês, com os pés.

É simplista demais aferir genialidades com base em prêmios ganhos, dinheiro embolsado ou títulos conquistados. Principalmente em se tratando de futebol, um esporte coletivo, onde não bastam um banquinho e um violão, ou uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Houve gênios que disputaram Copas do Mundo ao lado de Tostão, Gérson Canhotinha, Rivelino e Jairzinho, numa época em que o futebol era mais arte que filosofia, enquanto outros, na mesma competição, desfrutaram as companhias ilustres de Serginho Chulapa, Roberto Dinamite, com direito a Waldir Peres no gol.

Mas ainda há a questão da identificação. Da mesma forma que Sinatra tinha tudo a ver com The Rat Pack, e McCartney, com The Beatles, Zico tem tudo a ver com Flamengo. Tenho para mim, inclusive, que Pelé ou Maradona não teriam escrito uma história rubro-negra tão vitoriosa, tão exuberante, tão redentora quanto escreveu, e ainda escreve, o Galinho.

Cenão vejemos e erremos: Zico é um gênio à sua maneira. Jogou no clube de maior expressão, de maior torcida, e na cidade mais bonita, um contexto ingrato que o tornou altamente visado por invejosos e depressivos. Daí, como o ser humano sempre foi bastante previsível, foi chamado de “craque de laboratório”, quando os ignorantes ainda eram incapazes de entender o papel da fisiologia na preparação de atletas. Foi acusado de “jogador de Maracanã”, quando os imbecis se esqueciam de que o Maracanã era o maior estádio do mundo. E ainda há hoje os boçais que tentam, em vão, diminui-lo por não ter ganhado a Copa do Mundo, como se o objetivo do gênio neste mundo fosse ganhar um Grammy ou um Prêmio Nobel. Ora, van Gogh não vendeu nenhum quadro em vida, e Kafka só teve suas obras-primas publicadas após sua morte!

Mesmo assim, Zico (e companhia bela, é claro) ainda teve a desnecessária generosidade de presentear a Flamengo com o Mundial Interclubes, uma espécie de Copa do Mundo privé, que, ainda por cima, confere diploma de demente sem curso prévio a qualquer rival carioca que abra a boca para denegrir o Mais Querido.

Posto isso, só me resta parabenizar Zico pela nova idade, pelo velha genialidade, e pelo fantástico ser humano de sempre.

Porque ser gênio não significa ser genioso.

Duplex Toc Zen

1 - #ZicoFacts1: Implacável com os adversários e habilidoso com a bola, Zico foi o primeiro galo na história a não ter pena e a não usar o bico.

2 - #ZicoFacts2: Zico só não fez mil gols porque estava ocupado ajudando centroavantes a fazerem 100, 200, 300...

3 - #ZicoFacts3: Zico foi tão diferenciado que se fosse um galo de verdade, voaria.

4 - #ZicoFacts4: Se no futebol Zico fez tudo aquilo com os pés, o que não teria feito no basquete com as mãos?

5 - #ZicoFacts5: O Galinho de Quintino não ciscava. Preferia comer grama.

6 - #ZicoFacts6: Zico fez 60 anos, mas seu futebol é o de um garoto de 23.

7 - #ZicoFacts7: Um galo precisa ser muito sinistro pra virar rei dos urubus.

8 - #ZicoFacts8: Quando Zico 60, toda a galera se levanta.

9 - #ZicoFacts9: Quem jogou no time do Galo, jogou. Quem não jogou, o mais próximo que vai chegar é cavando uma vaguinha no Atlético-MG.

10 - #ZicoFacts10: O Flamengo devia aposentar a camisa 10 em homenagem ao Zico, e o uniforme número II em homenagem ao Vasco.

11 - #ZicoFacts11: Tamanha é a humildade de Zico, que nasceu Arthur, com “a”, mas se consagrou Zico, com “z”.

12 - #ZicoFacts12: “Não trocaria nenhum título do Flamengo pela Copa do Mundo. Agora ofereçam um Mundial de Clubes a qualquer vascaíno, botafoguense ou tricolor...

13 - E as emoções da Taça Guanabara terminaram precocemente pro Fla: E por tabela, também para o Fluminense, Vasco e Botafogo.



14 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

Pô, 80 contos pra assistir um jogo contra o Botafogo? Se ainda fosse contra o Olaria...

"Torcedora do Corinthians entra na Justiça contra a Conmebol." Nome da torcedora: Larangilda Lima.

Será uma bela lição pros delirantes corintianos: acham que têm a maior torcida do universo, mas jogarão num estádio vazio...

Zico: "Não trocaria nenhum título do Flamengo pela Copa do Mundo." Taí, pra quem não valoriza o sensacional Cariocão!

"Timão derrota Millonarios sob olhares de 4 torcedores." Segundo o DataFolha, teriam sido 40.

DedeQUEMbauer.

"Leilão oferece a primeira vez de boneca." A humanidade perdeu o rumo. Mas o problema é que eu tô adorando...

Só 4 gatos pingados no estádio num jogo de portões fechados, Corinthians? O Flamengo teria colocado, no mínimo, umas 800 pessoas lá dentro.

Rio de Janeiro: há 448 anos aturando o bairrismo paulista.

O Dedé finalmente pegou a manha de se dar bem contra o Rafinha: "se machucar" na véspera do jogo.

Se pra você o Flamengo é uma religião, bora, que hoje tem culto.

Se pra você o Flamengo é uma profissão de fé, bora, que hoje tem batente.

Se pra você o Flamengo é um prazer, bora, que hoje tem coçação de saco.

Se pra você o Flamengo é uma alegria, bora, que hoje tem circo.

O que tem de vascaído aliviado na mengosfera não tá no gibi. Em gratidão, os caras até vão torcer pelo Botafogo na final.

É verdade que o Vitinho vai mudar o nome pra Viteba?

O Flamengo perdeu porque já estava pensando no Vasco, e o Botafogo vai perder porque ainda está pensando no Flamengo. #CambadaDeRecalcados

O Vasco já está totalmente focado para a final. Focado no Flamengo. #CambadaDeRecalcados

Musiquinha pro Seedorf: ♫ Não é mole não, ♪ vir da Europa pra ganhar Cariocão... ♫

E nada mais faço. Mas se rolar um Nobel de literatura, tô dentro.

[Post originalmente publicado no Blog da Flamengonet]



Um comentário:

Unknown disse...

"O que tem de vascaído aliviado na mengosfera não tá no gibi. Em gratidão, os caras até vão torcer pelo Botafogo na final."

Rachei, LOL