Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Parabéns, Adílio!!



Hoje, dia 15 de maio, é o aniversário de um dos maiores jogadores da história do Flamengo, o Adílio.

Adílio Oliveira Gonçalves jogou 617 partidas pelo Mengão, marcou 291 gols com o Manto Sagrado e conquistou 5 títulos cariocas (1978, 1979, 1979 Especial, 1981 e 1986), 3 Brasileiros (1980, 1982 e 1983), além da Libertadores e do Mundial ambos em 1981.

O Adílio marcou a minha infância com uma habilidade fantástica, grande visão de jogo e dribles antológicos e formou um meio campo mágico e histórico junto com Andrade e Zico. O grande camisa 8 entrou para história rubro-negra ajudando a construir as jogadas do maior time da história do clube e fazendo gols importantes.

No terceiro jogo da final do Campeonato Carioca de 1981, o Flamengo derrotou o Vasco por 2 a 1 e Adílio abriu o placar aproveitando uma sobra na área. (Júnior disputou a bola com o goleiro adversário e Nunes marcou o segundo gol rubro-negro dando um chutaço de fora da área.)

Adílio marcou o segundo gol do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes contra o Liverpool, aproveitando o rebote da falta cobrada por Zico. (Nunes marcou os outros dois gols do Mengão na brilhante vitória por 3 a 0 contra o time inglês.)

No segundo jogo da final do Brasileiro de 1983 contra o Santos, o Mengão teve atuação espetacular vencendo por 3 a 0 e o Adílio arrebentou em campo. Zico abriu o placar logo no inicio da partida, Leandro marcou o segundo e Adílio fechou o placar com belo gol de cabeça após linda jogada de Robertinho.

Outro momento marcante desse grande craque foi o gol de cabeça na vitória do Flamengo na final da Taça Guanabara de 1984 contra o Fluminense.

Uma das grandes emoções da minha vida foi ter falado com Adílio, Nunes, Uri Geller e Rondinelli num encontro com torcedores na Fla Boutique da Tijuca para o lançamento da camisa comemorativa do terceiro tricampeonato carioca (1978, 1979, 1979 Especial) realizado em dezembro de 2010. Fiquei super feliz em falar com esses grandes craques da história do Flamengo. Todos eles foram muito gentis e simpáticos e autografaram o meu manto sagrado que já contava com a assinatura de Zico.

Adílio, muito obrigada mesmo por tudo que você fez pelo Mengão!!!!! Desejo tudo de bom para você e sua família.

Fontes: Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R FlamengoRio de Janeiro: Paju Editora, 2008.
——————. www.flaestatística.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Boas

Para você que gosta de ver futebol na tv. Agora também disponivel para android.

Visite: www.Futebolnatv.com

obrigado