Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 18 de agosto de 2013

Império Rubro-Negro chega oficialmente ao carnaval e quer o apoio de todos torcedores



Na noite de sexta-feira, o Império Rubro-Negro realizou sua apresentação oficial para o carnaval carioca. O evento foi feito no salão nobre do Clube dos Portuários, na Avenida Francisco Bicalho, No Santo Cristo, local onde será a quadra de ensaios da agremiação. A festa recebeu as presenças do presidente da AESCRJ - Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro - Moisés da Silva Fernandes, e também do vice presidente da entidade Sandro Avelar, além de outros dirigentes e profissionais do carnaval, como os diretores de Bateria Noca, da Imperatriz Leopoldinense, e Casagrande, da Unidos da Tijuca. Na ocasião, foi anunciado o novo casal de mestre-sala e porta-bandeira formado por Bira e Marluce.

A agremiação herdará a vaga do Império da Praça Seca, escola que ocupava o Grupo de Acesso B, divisão imediatamente abaixo da Série A do Carnaval e que desfila na Estrada Intendente Magalhães no domingo de folia. Vale lembrar que o CNPJ, o cadastro nacional de pessoa jurídica, segue inalterado, registrado, portanto, como Império da Praça Seca. O diretor de carnaval do novo Império, Xula, contou como surgiu a ideia da criação da agremiação rubro-negra. - A escola surgiu na junção de um grupo, através de um sonho de ter uma escola identificada com as cores do clube. Mas vale ressaltar que não há nenhum tipo de ligação com o Flamengo e nem com nenhuma torcida organizada do time.

Com a manutenção do CNPJ e direitos de desfile do antigo Império da Praça Seca, uma preocupação que surgiu era se a escola poderia padecer da falta de raiz e de uma comunidade participativa. Xula afirma que o novo Império manteve a base da antiga escola de Jacarepaguá e que o povo do samba fará a escola forte: - O Império Rubro-Negro manteve uma base, por exemplo, mantivemos o carnavalesco, e sem falar outros segmentos da escola também. E estamos trazendo os sambistas das antigas para fortalecer. Até a bandeira, se você perceber, é igual a da Praça Seca, só mudaram as cores.

Sobre a possível rivalidade gerada, em relação às outras torcidas, pela formação da escola identificada com o Flamengo, Xula rechaça essa possibilidade: - Não terá rivalidade. Pretendemos aceitar todos que queiram se juntar a nós, basta gostar de samba. A escola é aberta a todos, sem exceção.

Outra curiosidade da nova escola é de como será o uso de cores no desfile. O diretor avisa que não haverá limites para o carnavalesco, embora o vermelho e preto seja bem explorado: - Não haverá predominância do vermelho e preto, mas é claro que teremos um respeito à nossa bandeira. O rubro-negro será valorizado. Mas tudo vai depender do enredo.

A agremiação de Santo Cristo deverá anunciar o tema e a sinopse para o Carnaval 2014 dentro de 15 dias. A disputa de sambas-enredo será normal, com eliminatórias até a grande final.

Apesar das mudanças de diretoria, de cores, de bandeira e alguns profissionais, o Império da Praça Seca se faz presente em alguns segmentos do Império Rubro-Negro. É o caso do carnavalesco Rodrigo Almeida, que foi responsável pelo desenvolvimento do carnaval 2013, quando a escola obteve o 3° lugar no Grupo B, com o enredo "Valei-me, Jorge". Agora rubro-negro, o profissional admite que o enredo já está definido, embora não revele o tema: - O enredo já está definido, sim. Mas a diretoria prefere ainda não revelar por conta de alguns detalhes. Mas nos próximos dias vamos apresentar o nosso enredo e a sinopse. Como seremos a última escola de domingo, provavelmente encerraremos nosso desfile pela manhã, então pretendo usar o vermelho e preto no último setor, embora não haja nenhum tipo de recomendação da direção para o uso das cores. Vai ser mais de acordo com o enredo mesmo.

Durante o evento, o Império Rubro-Negro, já na madrugada deste sábado, coroou o mestre de bateria Odilon Costa como Padrinho da escola. O experiente diretor se mostrou feliz com a homenagem e exaltou a ideia da nova agremiação: - Fiquei muito animado. Aceitei a ideia porque se trata de formar uma escola de samba, com sambistas, sem misturar com futebol. O povo das antigas está por aqui, como o mestre José Cláudio, da Unidos da Tijuca. A ideia é encorpar. É uma escola de samba mesmo. Quero ajudar em todos os seguimentos. Tudo o que eu puder fazer, eu farei. E na bateria, claro, pretendo dar alguns palpites, dar algumas ideias legais.

Outra coroação da noite foi a de Valeska Popozuda como Rainha de Bateria do Império Rubro-Negro. A musa dos rubro-negros vibrou com o convite: - Nossa, fiquei muito feliz. Eu que sou rainha da Raça Rubro-negra ser convidada agora para ser Rainha de Bateria do Império Rubro-Negro foi muito bom. Poderiam ter chamado outra. Mas me chamaram. Para mim é muito legal - disse. A cantora e dançarina não pensou ainda na fantasia que vai utilizar no dia oficial de desfile, mas não abre mão do vermelho e preto. - Ainda não sei como será, mas tem que ser uma fantasia rubro-negra, né?.

A partir do mês de setembro, todas as sextas-feiras, o Império Rubro-Negro realizará os ensaios técnicos visando o carnaval 2014. Vale relembrar que a agremiação será a décima terceira e última a desfilar no domingo de folia, pelo Grupo de Acesso B, na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho.

Nenhum comentário: