Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rondinelli: O Deus da Raça


            Antônio José Rondinelli Tobias nasceu em 26/4/1955 na cidade de São José do Rio Pardo no interior de São Paulo. É um dos maiores zagueiros da história rubro-negra e idolatrado pela Nação pela raça descomunal com que defendeu o Manto entre 1971 e 1981, sendo chamado com toda justiça de Deus da Raça. Conquistou os títulos cariocas de 1974, 1978, 1979 Especial, 1979 e o Brasileiro de 1980, o primeiro vencido pelo Flamengo.

Rondinelli entrou para a história do Mengão ao marcar o gol do título do Campeonato Carioca de 1978. Na final contra o Vasco, Zico bateu o escanteio com perfeição e Rondinelli cabeceou com força para a rede cruzmaltina aos 42 minutos do segundo tempo. Começava o período mais glorioso da história do Flamengo.

Houve dois campeonatos cariocas em 1979 e, em fase espetacular, o Mengão venceu ambas as competições. Na primeira, o Flamengo empatou com o Botafogo em 2 a 2 na final do Campeonato Especial com dois golaços de Zico. Na segunda, mesmo desfalcado do Galinho de Quintino, que marcou 34 gols em 25 partidas naquele ano apesar de não ter jogado o terceiro turno, o Flamengo venceu o Vasco por 3 a 2 , dois gols de Tita e um contra de Ivan, e empatou com o Botafogo em 0 a 0, sendo tricampeão carioca com uma rodada de antecedência. Entre 1978 e 1979, o Flamengo ficou 52 jogos invicto.

O Mengão fez excelente campanha no Brasileiro de 1980 e decidiu o título com o Atlético-MG. No primeiro jogo no Mineirão, desfalcado de Zico, o Rubro-Negro carioca perdeu por 1 a 0 (gol de Reinaldo). Os dois times jogaram de forma violenta. Rondinelli levou um chute de Palhinha e fraturou o maxilar. Ficou de fora da final, mas mandou um bilhete para os companheiros de equipe dando força para a grande decisão no Maracanã.

Manguito substituiu o Deus da Raça. O jogo foi eletrizante. Nunes abriu o placar para o Flamengo, mas Reinaldo empatou para o Atlético logo em seguida. Zico marcou um golaço e fez 2 a 1 para o Clube de maior torcida do Brasil. No segundo tempo, mesmo machucado, Reinaldo tornou a empatar o jogo. Em lance épico no fim da partida, Nunes driblou Silvestre e chutou sem defesa para o goleiro João Leite garantindo o título brasileiro e a vaga na Libertadores de 1981.

Rondinelli jogou em parte das campanhas vitoriosas do Flamengo na Libertadores e do Estadual de 1981, mas infelizmente acabou indo para o Corinthians no ano mais importante da história rubro-negra. Gostaria de tê-lo visto atuando mais vezes ao lado de Mozer.

Num encontro de torcedores com Adílio, Nunes, Rondinelli e Júlio César Uri Gueller em 2010 na Fla-Boutique da Tijuca tive a honra de conversar com esse grande zagueiro rubro-negro e agradecê-lo pelo gol contra o Vasco. Todos esses craques foram muito atenciosos com a torcida e Rondinelli foi um gentleman comigo. Fiquei muito feliz e emocionada. Muito obrigada por tudo que você fez pelo Mengão, Deus da Raça!!

Fontes:
Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Maquinária, 2010.
Rocha, André e Beting, Mauro. 1981: Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano. Rio de Janeiro: Maquinária, 2011.

Nenhum comentário: