Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Jayme de Almeida Filho: zagueiro e técnico com sangue rubro-negro


Jayme de Almeida Filho nasceu no dia 17/3/1953 (e faz anos no mesmo dia que o grande lateral direito do time de 1981, Leandro) e jogou como zagueiro do Mengão entre 1973 e 1977, seguindo os passos do pai, lendário zagueiro rubro-negro na conquista do primeiro tricampeonato do clube na década de 1940 (1942-1943-1944).

Jayme conquistou o Campeonato Carioca de 1974 junto com Zico, Geraldo e Junior, que ainda atuava na lateral direita. Na última partida do terceiro turno do Campeonato Carioca, o América abriu o placar com Alex. Junior empatou com um golaço da intermediária e Zico virou para o Flamengo com lindo gol de falta.

No outro confronto contra o alvirrubro tijucano pelo triangular final da competição, Junior foi mais uma vez decisivo. Jayme fez um 1 a 0 para o Mengão após cobrança de escanteio e Junior ampliou ao encobrir o goleiro adversário com mais um golaço. O América diminuiu, mas o Flamengo venceu por 2 a 1.

A final do Campeonato foi contra o Vasco e o Flamengo conquistou o título com o empate em 0 a 0, dando início às glórias de Zico e Junior como profissionais e defensores incansáveis do Manto Sagrado.

Jayme hoje é técnico do Mengão, seguindo o exemplo de Carlinhos e Andrade como ex-jogadores rubro-negros que comandaram o Flamengo com sucesso. Espero que a grande vitória contra o Botafogo por 4 a 0, em que Jayme colocou Paulinho na ponta esquerda, matando o adversário e dando velocidade à equipe e contou com a estrela de Hernane, que marcou três vezes em noite inspirada no aniversário de Léo Moura, seja um prenúncio de grandes conquistas. Boa sorte como técnico do time de maior torcida do Brasil, Jayme.

Fontes:
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R FlamengoRio de Janeiro: Paju Editora, 2008, pp. 176-177.

Nenhum comentário: