Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Nélio: o camisa 10 do Penta


            Nélio da Silva Melo nasceu no dia 10/01/1971 e foi um jogador fundamental ao Flamengo na década de 1990. Era habilidoso e artilheiro. Conquistou a Copa do Brasil em 1990, o Campeonato Carioca em 1991 e 1996, o Campeonato Brasileiro em 1992 e a Copa dos Campeões Mundiais em 1997.

Na semifinal do Brasileiro de 1992 contra os vascaínos, Junior jogou muito. No primeiro jogo, empate em 1 a 1 (um gol de Junior para o Flamengo e outro contra). No segundo jogo, o Maestro cobrou escanteio com muita categoria e o goleiro adversário não defendeu. O grande camisa 5 deu um passe magistral para Nélio marcar o segundo gol rubro-negro. No jogo contra o Santos, Nélio abriu o placar, Bernardo marcou contra, Marcelo Passos diminuiu para o time santista e Gaúcho fez o gol que garantiu o Mengão na final: 3 a 1 Flamengo.

No primeiro jogo da decisão contra o Botafogo, Junior abriu o placar com belo gol, Nélio marcou o segundo e Gaúcho fez o terceiro com belo passe do capitão Junior. No segundo jogo, Nélio não jogou por contusão. Infelizmente, o alambrado da arquibancada cedeu e vários torcedores rubro-negros faleceram ou se feriram. Mas a tragédia deu lugar à festa. O Maestro marcou um golaço de falta, Júlio César ampliou para o Flamengo. Pichetti e Valdeir empataram para o alvinegro, mas a taça veio para Gávea. O time comandado por Carlinhos conquistou o Penta Brasileiro em mais um capítulo de raça e vitória na história do Flamengo.

Outro gol de Nélio inesquecível para mim foi marcado com a canela em um Fla-Flu em 1996 em que o Flamengo venceu por 2 a 1 e Romário marcou o segundo gol rubro-negro.

Obrigada por tudo, Nélio.

Fontes:

Filho, Paschoal Ambrósio. 6 X Mengão. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2010.


--
Renata C. Bottino

Nenhum comentário: