Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Renato Abreu: raça e pontaria com a camisa rubro-negra


Carlos Renato de Abreu nasceu no dia 9/6/1978. Jogador de muita raça, com um chute potente e belas cobranças de falta, Renato se tornou o artilheiro do Mengão no século XXI com 73 gols marcados em 271 jogos com o Manto Sagrado em duas passagens pela Gávea: uma entre 2005 e 2007 e outra entre 2010 e 2013. Renato Abreu foi fundamental ao Flamengo na conquista da Copa do Brasil em 2006 e do Campeonato Carioca de 2007 e 2011.

Na campanha vitoriosa da Copa do Brasil de 2006 Léo Moura e Renato Abreu se destacaram. Renato Abreu ¾ artilheiro da competição com 6 gols ¾  fez gols importantes contra o ABC de Natal, Guarani, Atlético Mineiro e Ipatinga. Contra o Bugre, Luizão abriu o placar. Renato Abreu deu o passe para Léo Moura marcar o segundo gol rubro-negro e ampliou a vantagem do Flamengo com um golaço. Obina marcou o quarto e Juan aproveitou passe de Jonatas para fechar a goleada de 5 a 1. Na fase seguinte da competição, Renato marcou os dois primeiros gols do Flamengo na inesquecível goleada rubro-negra por 4 a 1 na partida contra o Atlético-MG. No segundo jogo da semifinal contra o Ipatinga, Marcelinho pôs o Mengão em vantagem, o time mineiro empatou e Renato Abreu fez o gol da vitória rubro-negra em chute de primeira aproveitando passe de Jonatas. O Flamengo enfrentou o Vasco na final. Jogando com raça, o Mengão venceu o primeiro jogo por 2 a 0 (um golaço de Obina no ângulo e outro de Luizão de cabeça, após cruzamento perfeito de Léo Moura) e o segundo por 1 a 0 (gol de Juan, aproveitando novo passe de Léo Moura) ,fechando o caixão do hexa vice .

Em 2007, o Mengão conquistou o 29º título carioca. Ganhamos a Taça Guanabara, vencendo o Vasco nos pênaltis na semifinal após o empate em 1 a 1 (gol de Obina, que se machucou seriamente e ficou meses sem jogar) e o Madureira na final. Depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0, o Flamengo venceu o segundo jogo por 4 a 1 (dois gols de Souza, um de Renato Augusto — um golaço — e outro de Renato Abreu). O Flamengo decidiu o titulo contra o Botafogo em dois empates eletrizantes em 2 a 2. No primeiro jogo da final, o Botafogo começou vencendo por 2 a 0 (gols de Lúcio Flávio e Dodô), mas o Rubro-Negro empatou no segundo tempo (gols de Renato Abreu de pênalti, com direito à máscara de urubu-rei na comemoração do gol, e Souza ) . Na grande final, o Mengão saiu na frente com Souza, o Botafogo fez 2 a 1, mas Renato Augusto acertou uma bomba de fora da área e  empatou com um golaço, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Bruno foi o grande herói da decisão ao defender duas cobranças do time alvinegro e Léo Moura acertou o último pênalti, levando a taça para a Gávea.

Outro lance marcante foi o gol de falta de Renato Abreu contra o Guarani na luta contra o rebaixamento em 2010. O Flamengo venceu por 2 a 1 e Diego Maurício fez o gol da vitória que deixou a torcida do Mengão aliviada.

Sempre gostei muito do Renato Abreu e lamento que ele tenha saído do Flamengo este ano. Obrigada por tudo, xará. 

Nenhum comentário: