Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O primeiro tricampeonato carioca: 1942-1943-1944


            O time rubro-negro do início da década de 1940 comandado por Flávio Costa contava com craques como o goleiro Jurandir, o fantástico Domingos da Guia, a famosa zaga formada por Biguá, Bria e Jaime; o genial Zizinho, ídolo de Pelé e um dos maiores jogadores do futebol brasileiro,  Perácio, Pirillo, Valido e Vevé, heróis de toda uma geração de rubro-negros como o escritor Ziraldo e meu padrinho e tio José.  Fiquei tão emocionada ao ver no site oficial do Flamengo os vídeos de Valido e Zizinho falando desta conquista com tanta paixão e emoção que resolvi escrever este texto sobre este honroso capítulo da história rubro-negra.

No Campeonato Carioca de 1942, depois de  derrotar o Botafogo por 4 a 0 (com dois gols de Perácio, um de Pirilo e outro de Jaime) o Flamengo empatou em 1 a 1 no jogo contra o Flu na última rodada. Pirillo marcou o gol rubro-negro e garantiu o título.  O time que conquistou o campeonato deste ano foi Jurandir, Domingos da Guia, Newton, Biguá, Volante, Jaime, Valido, Zizinho, Pirillo, Nandinho, Vevé. A Charanga do Flamengo, primeira torcida organizada do Brasil, foi fundada por Jayme de Almeida em outro Fla-Flu realizado no mesmo ano e vencido pelo Mengão por 1 a 0.

No ano seguinte, o argentino Valido foi trabalhar numa gráfica. Perácio o substituiu e o Flamengo foi bicampeão carioca. Vale destacar as goleadas de 6 a 2 no Vasco (dois gols de Perácio, dois de Pirillo, um de Zizinho e outro de Vevé) e de 5 a 0 no Bangu (três gols de Perácio, dois de Pirillo)  nas rodadas finais da competição. O time bicampeão foi Jurandir, Domingos da Guia, Newton, Biguá, Bria, Jaime, Jacir, Zizinho, Pirillo, Perácio e Vevé. No fim do ano, Domingos da Guia foi vendido para o Corínthians.

            Em 1944, a missão do Mengão foi mais árdua. O atacante Perácio foi convocado para defender o Brasil na Segunda Guerra. Além disso, o técnico Flávio Costa teve vários problemas médicos para escalar o time no fim do campeonato carioca e resolveu chamar Valido de volta. O atacante jogou na goleada de 6 a 2 no Flu. No jogo final contra o Vasco, o Mengão teve de mostrar a verdadeira raça rubro-negra: Zizinho estava machucado, Pirillo estava com inflamação nos testículos e tomou medicamentos para entrar em campo; Valido estava gripado e febril.  Estavam fora das condições físicas ideais, mas honraram o Manto. O Flamengo venceu por 1 a 0  e  o atacante argentino marcou o gol do título de cabeça. Festa da torcida ao comemorar o primeiro tri derrotando o arquirrival cruzmaltino. O time tricampeão carioca foi Jurandir, Newton, Quirino, Biguá, Bria, Jaime, Valido, Zizinho, Pirillo, Tião e Vevé.

Fontes:
Site oficial do Clube de Regatas do Flamengo:
Júnior, Celso e Vaz, Arturo. Fla-Estatística. http://www.flaestatistica.com.
____. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R FlamengoRio de Janeiro: Paju Editora, 2008, pp. 86-92.
Ziraldo. O mais querido do Brasil em quadrinhos. São Paulo: Globo, 2009.

Nenhum comentário: