Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Dida: herói do Segundo Tri e ídolo de Zico

Edvaldo Alves Santa Rosa, o Dida , nasceu em 26/3/1934 em Maceió. Defendeu o Manto Sagrado entre 1954 e 1963 e marcou 264 gols em 328 jogos, sendo o segundo maior artilheiro da história do Mengão e ídolo de infância de Zico, que realizou com genialidade o sonho de vestir a camisa 10 rubro-negra usada pelo atacante alagoano.  Sempre ouvi o Zico falar de Dida com tanta admiração que resolvi pesquisar sobre esse grande craque do Flamengo.

            Dida estreou no Flamengo em um clássico contra o Vasco (vitória rubro-negra por 2 a 1, gols de Rubens e Índio) no fim do Campeonato Carioca de 1954, participando da espetacular campanha do bicampeonato carioca junto com nomes como Garcia, Pavão, Dequinha, Jordan, Rubens, Índio,  Benitez, Joel, Esquerdinha, Zagallo e Evaristo de Macedo sob o comando de Fleitas Solich. Na final do Campeonato Carioca de 1955 realizada somente em 1956, o Flamengo venceu o América por 1 a 0 no primeiro jogo (gol de Evaristo), perdeu por 5 a 1 no segundo e venceu por 4 a 1 na terceira partida com quatro gols de Dida, sagrando-se tricampeão carioca (1953-1954-1955) pela segunda vez.

            Dida também fez sucesso na Seleção Brasileira e fez parte do grupo campeão do mundo na Copa de 1958 junto com os companheiros rubro-negros Joel e Moacir, sendo titular na vitória por 3 a 0 na estreia contra a Áustria, sendo reserva de Pelé nos jogos seguintes.

            Junto com craques como Carlinhos, Gérson e Henrique Frade, Dida também conquistou o Torneio Rio São Paulo de 1961 — com destaque para as vitórias por 5 a 1 contra o Santos (com dois gols de Dida e três de Germano) e por 2 a 0 na final contra o Corínthians (gols de Dida e Joel).

 Dida participou da campanha campeã  no Carioca de 1963, sendo vendido para a Portuguesa durante a competição. Voltou à Gávea como treinador das divisões de base do Clube ajudando na formação de craques como Sávio. Dida faleceu em 2002.

Adorei escrever sobre mais um ídolo rubro-negro e gostaria de ter visto Dida jogar e encantar a torcida rubro-negra , inclusive um menino louro e com fome de bola nascido em Quintino que superou seu ídolo ao marcar 508 gols em 732 jogos pelo Flamengo  e se tornou Rei da Nação.  Muito obrigada, Dida.  Muito obrigada, Zico!

Fontes:
Júnior, Celso e Vaz, Arturo. Site Fla-estatística  http://www.flaestatistica.com/jogadores.html
 ____. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008, pp. 113-140.

http://www.flamengo.com.br/site/perfil/detalhe/57/dida?idolo=1
http://www.flamengo.com.br/flapedia/Edvaldo_%22Dida%22_Alves_Santa_Rosa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_na_Copa_do_Mundo_de_1958


            

Um comentário:

Adriano disse...

Mas que média de gol é essa seu Dida! Excelente! :D