Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 2 de março de 2014

Zico e as goleadas no Flu


            Zico, o maior jogador da história do Flamengo e maior artilheiro do Maracanã com 333 marcados no estádio, faz anos no dia 3 de março. Para comemorar a data, vou relembrar algumas goleadas do Flamengo no Fluminense com participação decisiva de Zico, o artilheiro do clássico com 19 marcados contra o Tricolor carioca.
            Exatamente em 1976, ano em que nasci, Zico detonou o Flu pela primeira vez. Ainda no primeiro tempo, Zico abriu o placar acertando um chute de primeira. O Flu empatou com um gol de pênalti cobrado por Carlos Alberto Torres. No segundo tempo, Zico desempatou com uma cobrança de falta magistral, uma das especialidades do Galinho de Quintino. Zico fez o terceiro em chute de fora da área e marcou o quarto aproveitando o passe de calcanhar do amigo Geraldo. O Flamengo jogou com Cantareli, Toninho (Vanderlei), Rondinelli, Jaime, Junior, Merica, Geraldo, Zico, Paulinho (Caio), Luisinho (Tadeu), Luís Paulo.
            Em 1978, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, outra goleada que eu queria ter visto. O Flamengo derrotou o Flu por 4 a 0. Em jogada envolvente, Adílio, Zico e Tita tocaram a bola como só os grandes craques fazem. Zico e Cláudio Adão tabelaram e o eterno camisa 10 da Gávea marcou o primeiro. Cláudio Adão fez o segundo. Toninho deu passe para Zico, que pegou de primeira e marcou o terceiro gol rubro negro com muita categoria. Cláudio Adão marcou mais um e decretou a goleada. Nessa partida o Flamengo entrou em campo com Cantareli, Toninho, Rondinelli, Manguito, Junior, Carpeggiani, Adílio, Zico, Marcinho, Tita e Cláudio Adão.
            Em 1986, uma goleada que marcou a carreira de Zico e é inesquecível para mim e para milhões de rubro-negros. Recuperado de uma grave lesão no joelho, o Galinho voltou a jogar em grande estilo na partida de estreia de Sócrates com o Manto. Zico marcou o primeiro de cabeça ainda no primeiro tempo. Leomir empatou para o Flu em cobrança de pênalti. No segundo tempo, em bela cobrança de falta, Zicão desempatou a partida. Bebeto fez um golaço e marcou o terceiro e o Galinho de Quintino fechou a goleada numa cobrança de pênalti. Uma partida sensacional em que o Mengão jogou com Cantareli, Jorginho, Leandro, Mozer, Adalberto, Andrade, Sócrates, Zico, Bebeto, Chiquinho e Adílio. Nesse jogo me senti vingada das derrotas para o Flu nas decisões estaduais de 1983 e 1984 e feliz e aliviada por ver o craque e ídolo Zico voltando com tudo numa partida que entrou para a história do Maracanã.
Em dezembro de 1989, Zico disputou seu último jogo oficial pelo Mengão em um Fla-Flu em Juiz de Fora.  O Flamengo jogou com Zé Carlos, Josimar, Rogério, Leonardo (Marcelinho), Aílton, Luís Carlos, Zico (Uidemar), Renato Gaúcho, Bujica e Zinho.  Zico abriu o placar com um golaço de falta e ainda deu o passe para o segundo gol rubro-negro marcado por Renato Gaúcho, deixando milhões de rubro-negros morrendo de saudade de gols incríveis, passes precisos, jogadas inteligentes, dribles desconcertantes e mágicas cobranças de falta.  Luís Carlos, Uidemar e Bujica marcaram os outros gols do Flamengo.
 Muito obrigada, Zico. Sou uma ovelha rubro-negra nascida numa casa tricolor e lhe agradeço de coração por essas e outras vitórias em Fla-Flus e em partidas contra grandes clubes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Parabéns, Zicão! Desejo que você tenha sempre muita saúde, paz e o triplo de momentos de felicidade como os que você sempre deu para a Nação Rubro-Negra.

Fontes:
ASSAF, Roberto e MARTINS, Clóvis. Fla-Flu: o jogo do século. Rio de Janeiro: Letras e Expressões, 1999.

https://www.youtube.com/watch?v=f46qaHh6OUw

Nenhum comentário: