Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Juan: o parceiro de Léo Moura


Juan Maldonado Jaimez Junior nasceu no dia 6/2/1982 e jogou pelo Mengão em em 256 partidas entre 2006 e 2010 marcando 31 gols com o Manto Sagrado. Revelado pelo São Paulo, Juan jogou também pelo Arsenal e pelo Fluminense antes de chegar à Gávea em 2006.
Sendo um lateral-esquerdo ofensivo, Juan formou ótima dupla com Léo Moura e foi fundamental na conquista  de títulos como a Copa do Brasil de 2006, o quinto tricampeonato carioca da história do clube (2007, 2008 e 2009)  e também participou da campanha do Hexa Brasileiro em 2009, apesar da contusão que sofreu durante o campeonato.
 No Campeonato Carioca de 2006 ,Juan marcou um golaço de fora da área na vitória por 3 a 2 na partida contra o Botafogo.(Os outros gols do Flamengo foram marcados por Luisão e Renato Abreu). Além disso, Juan foi decisivo na conquista da Copa do Brasil do mesmo ano.  Léo Moura chutou, o camisa 6 pegou a sobra e  marcou o gol do título na final contra o Vasco. Festa da Nação e choro em São Januário!
Juan também contribuiu muito para a conquista do penta tricampeonato carioca  com boas atuações e para passes ou gols nas fases finais da competição.
Em 2007, o Flamengo decidiu o titulo carioca contra o Botafogo em dois empates eletrizantes em 2 a 2. No primeiro jogo da final, o Botafogo começou vencendo por 2 a 0 (gols de Lúcio Flávio e Dodô),  mas empatamos no segundo tempo (gols de Renato e Souza ) Na grande  final do Campeonato Carioca de 2007, Juan fez boa jogada e cruzou para Souza abrir o placar para o Mengão. Botafogo fez 2 a 1, mas Renato Augusto acertou uma bomba de fora da área e  empatou com um golaço, levando a decisão para os pênal tis. O goleiro Bruno foi o grande herói da decisão ao defender duas cobranças do time alvinegro e Léo Moura acertou o último pênalti, garantindo o título.
Em 2008, mais uma vez Flamengo e Bota se enfrentaram na decisão do Campeonato Carioca. No segundo jogo  da final do Carioca o Mengão  ganhou do Botafogo por 3 a 1. O alvinegro saiu na frente depois do frango de Bruno na cobrança de falta de Lúcio Flávio, mas no segundo tempo, com a entrada de Obina e Diego Tardelli, o Mengo, melhor em campo, virou o jogo. Obina empatou de cabeça após a cobrança de falta de Juan. Em bela jogada do lateral esquerdo Juan , Diego Tardelli desempatou  e no fim do jogo ainda deu passe para Obina fazer mais um, levando a taça para a Gávea.
No ano seguinte, na semifinal da Taça Rio contra o Fluminense, Juan marcou belo gol após receber passe  de Ibson e o Flamengo venceu o Tricolor por 1 a 0 e classificou para a final do turno. Na Final da Taça Rio, O Flamengo venceu o Botafogo com gol contra do zagueiro Emerson e garantiu a vaga na decisão do Campeonato Carioca contra o próprio time de General Severiano.
O primeiro jogo da final do Carioca 2009 foi emocionante: 2 a 2. O Mengão saiu na frente com o pênalti cobrado por Juan, o Bota empatou na cobrança de falta de Juninho, Reinaldo virou o jogo e o Mengão empatou na raça (Willians chutou e Emerson mais uma vez fez gol contra).Nesse mesmo jogo, Juan teve uma atitude feia e destemperada ao ser driblado pelo jogador alvinegro Maicossuel. Num jogo emocionante e digno de uma final, Flamengo e Bota empataram novamente em 2 a 2 na segunda partida da decisão.  Kleberson marcou dois gols  para o Mengão no primeiro tempo (sendo o segundo um golaço de fora da área!), mas o Bota reagiu e empatou o jogo, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Bruno foi o grande herói da final, já que além de pegar um pênalti  no tempo normal ainda defendeu duas cobranças do time alvinegro na decisão por pênaltis. Léo Moura acertou a quarta cobrança, garantindo a conquista do quinto tricampeonato carioca da história do Flamengo.

Após participar do fim da campanha da conquista do Hexa Brasileiro no mesmo ano, Juan deixou a Gávea em 2010 e voltou para o São Paulo. O lateral também jogou pelo Santos e atualmente defende o Vitória.
Muito obrigada por tudo que você fez pelo Mengão, Juan.
Fontes:
http://www.flamengo.com.br/flapedia/Juan_Maldonado_Jaimez_Junior
http://www.flaestatistica.com/jogadores.html
https://www.youtube.com/watch?v=lTqhA-6Mmek
https://www.youtube.com/watch?v=00wP-EJxflI


Nenhum comentário: