Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 8 de abril de 2014

Marinho: o companheiro de zaga de Rondinelli e Mozer

           Marinho Caetano Filho nasceu no dia 15/2/1955 e foi zagueiro do Mengão entre 1980 e 1984. O zagueiro revelado pelo Londrina, clube de sua cidade natal, ajudou o Mengão a conquistar os títulos do Campeonato Brasileiro de 1980, 1982 e 1983, a Taça Libertadores da América, o Campeonato Carioca e o Mundial Interclubes em 1981.
            Marinho fez parte da equipe mais vitoriosa e genial da história do Flamengo recheado de craques como Zico, Adílio, Andrade, Leandro, Júnior e Nunes e jogou ao lado de dois mitos da zaga rubro-negra: Rondinelli em 1980 e Mozer entre 1981 e 1984.
            Marinho marcou seis gols em 219 jogos disputados com o Manto Sagrado. Nas quartas-de-final  do Brasileiro de 1982 contra o Santos, Marinho teve atuação decisiva. Na primeira partida realizada no Maracanã, o jogo foi duro e o time paulista saiu na frente com gol de Gilberto. O timaço rubro-negro jogou melhor no segundo tempo. Júnior cruzou com perfeição para Tita empatar de cabeça. Na última jogada da partida, Andrade e Adílio trocaram passes. O camisa 8 deu a bola para Chiquinho, que cruzou para Marinho chutar rasteiro e marcar o gol da vitória rubro-negra aos 45 minutos do segundo tempo.  No segundo jogo das quartas de final no Morumbi Flamengo e Santos empataram em 1 a 1 (gols de Paulinho Batistote para o Santos e Zico de cabeça aos 37 minutos do segundo tempo). O time rubro-negro encarou mais duas pedreiras até chegar ao Bicampeonato Brasileiro, derrotando o Guarani na semifinal por  2 a 1 no primeiro jogo e 3 a 2 no segundo (com 3 gols de Zico) e o Grêmio na final (1 a 1 na primeira partida  e 0 a 0 no segunda). Na terceira  e decisiva partida o Mengão venceu o Tricolor Gaúcho por 1 a 0 , gol de Nunes com passe de Zico em jogo épico no Olímpico com direito a muita raça e grandes defesas  do goleiro Raul e boa atuação de todo o time do Mengão para garantir a vitória e o título.
O zagueiro Marinho certamente contribuiu para a conquista dos títulos mais importantes da história do Mengão. Muito obrigada por tudo, Marinho.
                                                                                              
Fontes:
Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2010.
http://www.flaestatistica.com/jogadores.html

https://www.youtube.com/watch?v=cvWVy5fPm1Y

Nenhum comentário: