Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 20 de maio de 2014

Homenagem a Zé Carlos



José Carlos da Costa Araújo nasceu no dia 7/2/1962 e foi goleiro do Flamengo em dois períodos: o primeiro  entre 1985 e 1991 e o segundo entre 1996 e 1997, defendendo o Manto Sagrado em um total de 353 jogos.
Zé Carlos estreou pelo Flamengo em 1985 e virou titular do gol rubro-negro em 1986, ano em que ajudou o Flamengo a conquistar o Campeonato Carioca. Na final da Taça Rio deste ano, Bebeto e Zé Carlos foram decisivos. Bebeto estufou as redes vascaínas duas vezes na emocionante vitória rubro-negra por 3 a 2, abrindo o placar com gol de falta e empatando o jogo (gols de Romário e Dinamite para nosso eterno rival, que chegou a fazer 2 a 1). Júlio Cesar marcou o terceiro gol rubro-negro, mas no fim da partida, o Vasco teve a chance de empatar o jogo em cabeçada do zagueiro Fernando, mas Zé Carlos fez grande defesa, e garantiu a vitória, o que deu ao Flamengo a vaga na final. Na grande decisão, Marquinho deu belo passe para Bebeto fazer o primeiro gol e Júlio César marcou o segundo com direito a frango do goleiro Acácio.
No ano seguinte, Zé Carlos junto com Zico, Leandro, Andrade, Jorginho, Leonardo, Renato Gaúcho, ,Bebeto, Zinho, Edinho e Aílton foi fundamental para a conquista do Tetra Brasileiro. Na dura semifinal contra o Atlético-MG, o goleiro Zé Carlos se destacou com defesas difíceis e importantes nas duas partidas e Bebeto marcou o gol da vitória rubro-negra por 1 a 0 no Maracanã.. No eletrizante jogo no Mineirão, Zico jogou no sacrifício e abriu o placar com um golaço de cabeça. O Galinho lançou Renato Gaúcho, que tocou para Bebeto fazer 2 a 0 para o Mengão. O Atlético empatou e Renato Gaúcho fez linda jogada, driblou o goleiro atleticano e garantiu a classificação do Flamengo para a final contra o Internacional. Na final, o Flamengo venceu time Gaúcho por 1 a 0 no Maracanã, com outro gol do camisa 7 rubro-negro.
As boas atuações de Zé Carlos com o Manto Sagrado o levaram à Seleção Brasileira. Em 1988, Zé Carlos foi convocado para a Seleção Brasileira que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Seul e em 1990 disputou a Copa do Mundo como reserva.
Zé Carlos conquistou também a Copa do Brasil em 1990 e continuou como titular do gol rubro-negro até 1991, quando Gilmar Rinaldi virou o camisa 1 rubro-negro. Insatisfeito com a reserva, Zé Carlos acabou indo para o Cruzeiro e no ano seguinte e se transferiu para o futebol português jogando em times como Vitória de Guimaraes, Farense e Felgueiras.
Zé Carlos voltou ao Flamengo em 1996 quando disputou a vaga de titular no gol rubro-negro com Roger, participando da conquista do Campeonato Carioca do mesmo ano.
Em 1997, Zé Carlos chegou a ser titular no primeiro semestre e marcou um gol de pênalti em partida contra o Nacional (AM), tornando se o segundo goleiro da história rubro-negra a fazer um gol. Mas no mesmo ano, Zé Carlos acabou perdendo a vaga de titular e se transferiu para o Vitória.
Infelizmente, Zé Carlos faleceu em 2009, vítima de câncer no abdômen. Mas Zé Carlos ficou na memória de todos os rubro-negros como um goleiro que marcou a história do Flamengo.

. Fontes:
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008.
http://www.flamengo.com.br/flapedia/Jos%C3%A9_Carlos_da_Costa_Ara%C3%BAjo

Nenhum comentário: