Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Calúnia do Rúbio Negrão

Neste exato momento, que não sei qual é por causa do Cinzano Rosso (R$ 17,49 no Mercado Qualidade, #FicaDica) que obnubila minha comprometida mente, eu até poderia estar sendo útil para a Copa do Mundo como um voluntário, auxiliando a FIFA, notória instituição sem fins lucrativos, a economizar alguns caraminguás. Sejendo cinsero e analfabético, já que não posso ajudar comprando ingressos, ser voluntário não me colocaria no pior dos mundos, pelo fato de a Football Association ser uma teta farta e deliciosamente “mamável”. Porque deve rolar um lanchinho naquela bagaça. Devem rolar uns suportes atléticos usados e suados do CR7 ou do Messi para os colecionadores (ou narradores de TV) mais afoitos.

Além disso, como o voluntariado não é tarefa remunerada, tecnicamente não configura trabalho, de modo que jamais mancharia minhas seculares e ferrenhas convicções de vagabundo. Se bem que, aqui no Brasil, o serviço pago e o não remunerado praticamente dão na mesma; são separados apenas por uma linha bastante tênue, também conhecida como salário mínimo.

Contudo, por via das dúvidas, preferi manter meu tradicional “vagabundariado”, ficando em casa mesmo, oferecendo à FIFA somente minha humilde porém atenta audiência. Até porque, se eu tivesse dinheiro sobrando pra ingresso, iria comprar comida. 

E com tal confissão comprovo que esta Copa só me está servindo para expor meus pontos fracos, entre eles, minha “bunda-sujisse”.

Cenão vejemos e erremos: enquanto os gringos repletos de ouros, euros e dólares estão por aí comendo bem bagarai, eu mais pareço um astronauta, com minhas pastas, pós e pílulas. Felizmente, sei que vocês, meus leais detratores, jamais me entregariam às autoridades, nem se fossem barbaramente torturados. Não por menos que 20 reais!

Ah, mas a humilhação, esta carrasca que me persegue desde o berço que mamãe emprestou da vizinha, não se saciaria com meu sangue apenas em casa, enquanto dormito. Seu pesadelo me persegue aonde quer que eu vá, e lá vamos nós ao caso:

Estava eu checando umas lixeiras na zona sul, observando atentamente um saco de lixo graúdo, cujo conteúdo me parecia bastante promissor (seria aquele volume retangular o monitor de 20 polegadas que tanto almejo?), quando passou pela rua um grupo de torcedores argentinos. Uns 15 ou 20 garotões. Não sei se já estavam mamados ou se ainda iriam mamar loucamente lá no Galeria Café, em Ipanema. O fato foi que olharam pra minha cara, e começaram a recitar uma espécie de soneto em espanhol, cujo termo “macaquito” se repetia inúmeras vezes. Tudo bem, porém. Tenho senso de humor suficiente pra aguentar calado a zoação de uma pequena turba de marombeiros que me odeia pelo simples fato de eu ser brasileiro. Tive, inclusive, o equilíbrio mental necessário pra não abrir o sacão de lixo, até para que meus algozes não acrescentassem a palavra “mendiguito” ao poema. Só que lá pela décima repetição do mantra argênteo, comecei a ficar nervoso. E quando eu fico nervoso, eu vejo a Dilma na minha frente. E quando eu vejo a Dilma na minha frente, eu mando TNC direto. Daí, limpei a garganta, abri a boca, e a plenos pulmões berrei: “Táxi!”

E no que o carro encostou, pulei pra dentro feito um foguete, mandei o motorista vazar dali rapidinho, e de tão ágil que fui, ainda me sobrou tempo pra meter a cabeça pela janela, olhar pra trás e mandar um “indiozitos de buesta!”.

Nem me perguntem, meus leais detratores, como paguei o táxi, porque responderei sozinho: pedi ao motorista para parar assim que virou a esquina, porque eu não teria, como ainda não tenho grana pra pagar uma corrida que ultrapassasse dois quarteirões. E também porque o possível telão seminovo pro meu combalido PC nunca esteve tão perto da mesa da minha sala.

Fiquei, então, de longe espiando o que fariam mis queridos hermanos. Uma parte do grupelho ameaçava partir, enquanto a outra parecia estar disposta a passar a noite batendo papo junto ao meu indefeso monitor Sony de última geração.

E como já apresentei a minha companheira humilhação aos amigos, não é difícil prever o fim da história: pra minha sorte e azar, chegou um caminhão de lixo, e levou tudo e todo mundo embora.


Duplex Toc Zen

1 - Como assim o Flamengo tá sem dinheiro pra contratar reforços?: Alguém ainda usa dinheiro pra alguma coisa hoje em dia? É tudo no cartão de crédito ou débito! #KleberLeiteFeelings

2 - “Chicão revela autocrítica e diz que Fla não precisa de ‘dura de diretor’”: O Chicão podia ter ficado calado, até pra não se cansar muito.

3 - Pra escolher o nome do estádio do Corinthians, basta usar o aumentativo, como em Castelão, Engenhão e Mineirão: Sugiro Corrupção.

4 - Quem você acha que vencerá a disputa pela artilharia em Copas do Mundo: O Klose ou o Open?

5 - O Flamengo está acertado com o Vélez, mas não com o Canteros?: Então só falta o bolo da cereja.

6 - “Suárez morde Chiellini, e pode receber punição”: Por quê? Por acaso falta violenta arranca pedaço?

7 - Eu não aprendo mesmo: E o trouxa aqui pensando que a fama do Suárez de jogador mais perigoso do Uruguai vinha do fato de ele ser bom de bola...

8 - E a manchete mundial foi “Suárez morde Chiellini”: Sorte do Suárez o jogador italiano não se chamar Frogna (pronuncia-se “fronha”).

9 - Mas convenhamos que o Suárez foi muito profissional: Porque só avançou na jugular do Chiellini como preparação pro mata-mata.


2014 - A grande zebra da Copa não foi a desclassificação da Espanha nem a da Inglaterra nem a da Itália: A grande zebra da Copa foi ter tido Copa.

11 - A única explicação aceitável para a proibição da caxirola: Não desconfiavam que iriam ressuscitar a vuvuzela.

12 - “Copa tem maior média de gols desde 1970”Até os gols foram superfaturados.

13 - Eu pensava que a Copa iria balançar violentamente as redes sociais: Mas tá é balançando as redes dos estádios mesmo.

14 - Sempre deixando claro que não se deve confundir Copa do Mundo com política: Copa tem partidas, e política, partidos.

15 - “Felipão não garante Fernandinho e Willian contra o Chile”Se em campo temos o Neymar Júnior, no banco temos o Teymar Sênior.

16 - “Vejam o que é um PAI na vida de uma pessoa.” – Gustavo Brasília, sobre a carreira do Neymar: Verdade verdadeira. Se o Neymar tivesse o pai do Jean Chera, hoje seria reserva no Volta Redonda.

17 - A estratégia preferida pelos treinadores nesta Copa é a marcação no campo inteiro: Até os atacantes mordem a defesa adversária.

18 - Impossível negar: Esta Copa está sendo a melhor Copa dos últimos 4 anos.

19 - O hexa só não tá garantido por uma razão: O Sandro Ricci não pode apitar os jogos da Seleção brasileira.

20 - O Flamengo desistiu do Casco?: Fez bem. Eu também só uso chopeira. 


21 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

"O Fla é um cemitério de jogadores. Se Fabiano Oliveira que é melhor q Suarez não conseguiu vingar aqui, estamos perdidos." - Gabriel Mengão

"Não, Gafanhoto. Não é 'sexoesqueleto', e não tem nada a ver com necrofilia."

Segundo o @betovelvet, o nosso Thomas não é o Müller, é o Mula.

Mugni, Canteros, Casco e Gonzalez no Flamengo: "La República de empanadas."

Quando me falam em Kaká, logo me lembro do Elano.

Tudo indica que em 2018 a Copa do Mundo será organizada pela Conmebol.

"Klose iguala recorde de gols de Ronaldo."
Ironia sacana do destino o cara que pegou o Ronaldo ter nome de transexual.

Ney Franco: "Pedi o Valter Minhoca ao Ximenes porque sei que ele pode fazer o meio junto com o Elano."
Felizmente acordei nessa hora.

♫ Ó, meu Brasil ♪
♫ eu gosto de você ♫
♪ Quero cantar ao mundo inteiro ♫
♫ a alegria de ser brasileiro... ♪ 
#FicaDica

Coreia do Sul x Argélia.
What's the point?

"Se der pra jogar, tem que ir pra dentro de campo." - Roger Flores, um dos maiores chinelinhos da história do futebol mundial.

Gol aos 49 do segundo tempo. #BrasileirãoFeelings

"Van Gaal: 'Brasil não deve querer enfrentar Holanda'."
Depois do que o Sampaoli operou no Chile, acho que a Holanda passou a ser bem-vinda.

Quando o torcedor americano quiser chamar algum jogador pereba de FDP, sugiro o neologismo "mothersoccer".

A boa notícia é que a Seleção de Camarões tá podre.
A má é que camarão estragado é perigoso bagarai.

Acho que se o Flamengo estivesse contratando o Ibra ou o Tevez a transação seria mais rápida do que com o Canteros.

ENGENHARIA DE TRÁFEGO INFORMA
A partir das 17h, início do jogo da Seleção brasileira, todo trânsito será desviado para a Avenida Dani Alves.

Isso, meu vizinho retardado: vai tocando a vuvuzela pra ir lubrificando o cano. Vai ter facilitar o serviço depois do jogo.

Pelo que jogou hoje, Neymar teria vaga no time do Flamengo. #ElanoAbreOOlho

Sem sacanagem: se o Hernane estivesse no lugar do Fred, já teria feito uns 3 ou 4 gols nesta Copa.

Ainda não será desta vez que o goleiro Julio César voltará a vestir o sacrossanto manto rubro-negro. Mas tem só 34 anos. Quem sabe aos 42?

"Ele mordeu! Ele mordeu! Rapaz! Que é isso, Suárez?" - Luís Roberto 
Antes desta Copa terminar, armários ficarão vazios.

Daqui a pouco a Copa terminará, e o Mengão ficará com seus reforços estrangeiros presos nos trâmites de visto de trabalho, BID, BIRA, etc...

Zidane deu cabeçada em italiano.
Suárez deu mordida em italiano.
Imagino o que o Ronaldo deve ter dado.

A psicossexualidade explica a reação do Suárez: ele se encontra na fase oral.
Já o Ronaldo, talvez pela idade, foi direto para a fase anal.

A Argentina só conseguiu bater a Nigéria porque jogou em casa, em Porto Alegre, com toda a torcida a favor.

No @ButecodoMengo...
xlc: "Tem um canhotinho bom de bola na Argentina."
RNT: "O 10, né? Contrata logo, Ximenes, antes que o descubram!"

Anagrama secreto do nome “Erazo”: Zoera. #ArrasaErazo

Anagrama secreto do nome “Erazo”: Zerão. #ArrasaErazo

Em nome do espetáculo, quero que a FIFA não suspenda o Suárez em troca de ele assumir o compromisso de extrair os 4 caninos após a Copa.

E nada mais faço, agora que meu monitor de 20 polegadas foi parar no lixão da Comlurb.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

terça-feira, 24 de junho de 2014

Evaristo de Macedo


Evaristo de Macedo nasceu no dia 22/6/1933 e teve duas passagens pelo Flamengo: a primeira entre 1953 e 1957 e a segunda entre 1964 e 1966. Defendeu o Rubro-negro em 190 jogos e marcou 103 gols.
Evaristo era um atacante de grande qualidade técnica, velocidade e visão de jogo que também criava jogadas com inteligência.  Foi revelado pelo Madureira e na época em que jogou pelos juvenis do  tricolor suburbano defendeu a Seleção nos Jogos de Helsinque em 1952.
Evaristo veio para o Flamengo em 1953 e foi fundamental para a conquista do segundo Tricampeonato Carioca da história do Clube (1953-1954-1955) junto com nomes como Garcia, Pavão, Dequinha, Jordan, Rubens, Índio,  Benitez, Joel, Esquerdinha, Zagallo e Dida sob o comando de Fleitas Solich..
Em 1953,o time rubro-negro realizou uma campanha espetacular ganhando 21 jogos e sendo derrotado apenas duas vezes. Na penúltima rodada, o Flamengo venceu o Vasco por 4  a 2 com gols de Esquerdinha, Índio e dois gols de Benitez e conquistou o título carioca .Na última rodada, o Mengão venceu o Botafogo por 1 a 0 coroando a brilhante campanha .Nesse ano,  Evaristo marcou apenas um gol em quatro jogos.
Em 1954, Evaristo de Macedo virou titular e marcou 13 gols no Campeonato Carioca., sendo fundamental para a conquista do bicampeonato . Vale destacar o gol de Evaristo na vitória por 1 a 0 contra o Bangu. Evaristo também marcou quatro gols na vitória de 5 a 0 contra o Madureira. O atacante também fez dois gols na vitória de 3 a 2 contra o Botafogo e Zagallo marcou o terceiro gol rubro-negro. O Flamengo obteve 19 vitórias em todo o campeonato, sendo derrotado apenas duas vezes e confirmou o título ao vencer o Vasco por 2 a 1 (gols de Índio e Paulinho). Antes da última rodada do campeonato, o Flamengo fez um amistoso contra o Estrela Vermelha e venceu por 4 a 1 com dois de Evaristo, um de Zagallo e outro de Babá. Na última rodada, com direito a Carnaval em pleno Maracanã, o Flamengo derrotou o Bangu por 5 a 1 com gols de Benitez, Paulinho, Índio, Evaristo de Macedo, Edson (contra).
Em 1955, Evaristo novamente marcou 13 gols no Campeonato Carioca, contribuindo para a conquista do título.  Nesse ano, o Flamengo decidiu o título com o América e venceu o primeiro jogo por 1 a 0, gol de Evaristo; perdeu por 5 a 1 no segundo e venceu por 4 a 1 na terceira partida com quatro gols de Dida, sagrando-se tricampeão carioca (1953-1954-1955) pela segunda vez.
O sucesso no Flamengo levou Evaristo à Seleção Brasileira. No Campeonato Sul-Americano de 1957, Evaristo marcou cinco gols em uma única  partida na vitória  por 9 a 0 contra a Colômbia e estabeleceu um recorde ainda não superado com a camisa verde-amarela. Evaristo foi um dos destaques da competição e acabou despertando o interesse do Barcelona, que contratou o jogador.
A transferência para o Barcelona em 1957 impediu Evaristo de disputar a Copa do Mundo de 1958, já que o clube catalão não liberou o jogador para a disputa do Mundial,  mas o atacante fez muito sucesso no futebol espanhol. Defendeu o clube catalão até 1962, quando foi para o Real Madrid, onde ficou até 1964 sendo ídolo nos dois clubes rivais.
No Barcelona Evaristo conquistou dois Campeonatos Espanhóis (1959 e 1960) e três Copas da Uefa (1958-1959-1960) e foi o maior artilheiro brasileiro da história do clube catalão.
No Real Madri, Evaristo conquistou três títulos espanhóis  (1963-1964 e 1965). Vale destacar que Evaristo retornou ao Flamengo em 1964,  mas é considerado campeão espanhol da temporada 1964/65 porque jogou alguns jogos no início daquele campeonato em setembro e outubro de 1964.
Depois da passagem pelo Real Madrid, Evaristo voltou ao Flamengo em novembro de 1964 e encerrou a carreira no clube de coração em 1966.
Evaristo teve uma brilhante carreira como treinador conquistando muitos títulos estaduais e nacionais.
Evaristo começou a ter  sucesso como treinador do Bahia na década de 1970 conquistando os títulos estaduais  de 1970, 1971 , 1973.
Evaristo treinou também o Santa Cruz em 1972 e entre 1975 e 1980, conquistando o Torneio Início em 1972 e 1976, o Supercampeonato Pernambucano em 1976 , o Campeonato Pernambucano de 1972, 1976, 1978 e 1979 e o Torneio Fita em 1980.
Em 1985, Evaristo treinou o América e como fez um bom trabalho no clube alvirrubro foi contratado para treinar a Seleção nas Eliminatórias da Copa de 1986, mas acabou demitido pelas atuações não convincentes do time e  foi substituído por Telê Santana.No entanto, Evaristo não ficou de fora daquela Copa e  comandou a Seleção do Iraque no Mundial do México.
Em 1988, voltou a treinar o Bahia e se consagrou conquistando o Campeonato Baiano e o Campeonato Brasileiro, feito marcante na história do Tricolor Baiano.
Continuou a carreira treinando clubes como Fluminense e Grêmio e por este último clube conquistou o Campeonato Gaúcho e a Supercopa do Brasil em 1990. Evaristo treinou ainda o Cruzeiro em 1991 e 1992 e ao sair do time mineiro comandou também a Seleção do Qatar conquistando a Copa do Golfo Pérsico em 1992.
Depois de passar por todos esses clubes, Evaristo treinou o Flamengo pela primeira vez em entre junho e setembro de 1993, mas o time rubro-negro não obteve   resultados esperados e o técnico acabou demitido.
Em 1997, Evaristo voltou a treinar o Grêmio e conquistou a Copa do Brasil tirando o título do Flamengo com um empate em 0 a 0 no primeiro jogo da final no Olímpico e um doloroso 2 a 2 na segunda partida em pleno Maracanã.
Em 1998, Evaristo voltou a comandar  o Bahia e conquistou mais um Campeonato Baiano.
 Mas em setembro do mesmo ano, Evaristo treinou mais uma vez o Flamengo. Comandou o time em 26 partidas obtendo 13 vitórias, 5 empates e 8 vitórias melhorando o desempenho do time no Brasileiro de 1998 com resultados importantes como a vitórias por 2 a 1 contra o Goiás e por 3 a 2 contra o Atlético com gol de Romário no último minuto. O time se livrou da ameaça de rebaixamento, mas foi eliminado da competição ao perder por 2 a 1 para a o Paraná . Evaristo ficou no cargo até fevereiro de 1999, sendo substituído por Carlinhos, que levaria o Flamengo a conquistar os títulos cariocas de 1999 e 2000, os dois primeiros do quarto tri da história do Clube (1999-2000-2001).
Ao sair do Flamengo em 1999, Evaristo comandou o Corínthians e em 2000 retornou ao Bahia e conquistou outro Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste em 2001.
Em 2002, Evaristo assumiu mais uma vez o Flamengo no meio de uma péssima campanha no Brasileiro. O time correu sério risco de rebaixamento e conseguiu vitórias importantes  contra equipes que também lutavam para não cair vencendo o Botafogo por 2 a 0 (gols de Zé Carlos e Liédson) e Portuguesa por 2 a 1 (gols de Alessandro e Athirson) e empatando com o também ameaçado Palmeiras em 1 a 1 e com o Guarani em 2 a 2 na última rodada conseguindo permanecer na Primeira Divisão. Evaristo ficou no Flamengo até o Carioca de 2003, quando o Flamengo perdeu para o Flu por 4  a 0 sendo eliminado do campeonato . O técnico se desentendeu com o goleiro Julio César e pediu demissão.
O técnico ainda treinou novamente o Bahia e equipes como Vitória, Atlético PR e decidiu se aposentar em 2007 quando comandava o Santa Cruz.
Evaristo, obrigada por tudo que o senhor fez pelo Flamengo e parabéns por ter conquistado tantos títulos como jogador e treinador.
Fontes:
http://www.flamengo.com.br/flapedia/Evaristo_de_Macedo_Filho
Assaf, Roberto e Martins, Clóvis. Almanaque do Flamengo. São Paulo. Editora Abril : 2001.

Agradeço também a ajuda de Bruno Lucena.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Calúnia do Rúbio Negrão

“Um homem dos seus 40 anos, naquela idade em que já sabe que nunca será o dono de um cassino em Samarkand, com diamantes nos dentes, mas ainda pode esperar algumas surpresas da vida, como ganhar na loto ou furar-lhe um pneu. Furou-lhe um pneu.” (“A Aliança”, Luis Fernando Verissimo).

Sejemos cinseros e analfabéticos: não sou exatamente o cara mais sortudo do mundo. Nunca fui, e do alto dos meus anos de intensa vadiagem, sei que jamais serei. Digamos que se eu encontrasse um gênio da lâmpada, e ele me concedesse dois desejos (e não os três de praxe, pois como já disse, sou azarado), e eu pedisse dinheiro e mulheres, eu seria imediatamente transformado no Ribéry.

De sorte que tive o azar de a Copa do Mundo se realizar bem no meu quintal, com a possibilidade real de poder ir ao estádio para ver um jogo, caso ganhe sozinho na Mega-Sena acumulada. Só que, por outro lado, recebi o ônus de aturar o meu vizinho e sua vuvuzela do capeta a zurrar dia após dia praticamente nos meus lóbulos. Se eu não fosse mestre em fazer ouvidos de mercador, estaria mais frito do que desafeto do Léo Moura.

Não fosse isso o bastante, ainda preciso me policiar para não incomodar com minhas críticas à Copa do Mundo quem a está merecidamente desfrutando. Quem podia policiar-se um pouco também, porém, é a mírdia, escrotiva ou não, deixando em paz com seus respectivos dilemas aqueles que não estão conseguindo curtir o Mundial integralmente.

Mas enganam-se redondamente os leais detratores que acham que minha amargura provém da Copa. Ela vem, isto sim, da bebida barata. O que a Copa me causa é apenas perplexidade: como sou pobre com muito orgulho, com muito amor e com muito pouco dinheiro, até agora não consigo aceitar que certos ricos lucrem com muita desonestidade e com muita safadeza neste Mundial fifônico, enquanto eu aqui lucrarei, no máximo, um mínimo de distração.

Além disso, ainda tenho que aturar o cerceamento inconstitucional ao sagrado direito de ir e xingar do torcedor, que paga uma pequena fortuna por um simples ingresso, sem poder sequer externar seu mais justo protesto contra a Excelentíssima Senhora Presidenta da República, ao tentar pautar o que e onde ela deve tomar. 

Cenão vejemos e erremos: a mírdia escrotiva não vive dizendo que lugar de xingar e protestar é no estádio, durante a partida? Ora, mas e quando o seu time está ganhando, e até o árbitro é um cara legal, que presenteia os cai-cais não com cartões amarelos por simulação, mas com penais que decidem a partida? Xingar quem? Protestar contra quem, caramba? “Ah”, pensa o torcedor, “a Presidenta tá na área... E a mídia tá torrando meu saco com esse papinho que Copa é uma coisa, e política, outra... Que não se pode misturar as duas coisas... Pera aí, pô! Então a Copa tá legal bagarai, mas a política tá uma bosta. Não vou misturar, mesmo!” E manda em uníssono a sua singela mensagem pra Dilma, um recadinho que nada tem a ver com o Mundial. 

Se quem ofendeu presidenta foi a “elite paulistana”, não posso garantir. Só sei que eu, aqui em casa, pela tevê, aderi ao coro, e até onde fui informado pelos meus inúmeros credores, não pertenço a elite alguma, muito menos à paulistana. Isso pode provar que outros zés-povinhos do meu naipe também devem ter apoiado a manifestação espontânea contra a chefe de governo. E mais: se for pra ver os jogos sobre a mola solta do meu deprimente sofá, pra mim tanto faz se a Copa é no Brasil ou no Japão!

Leal detrator: pode até me chamar de idiota (é você!), mas continuo dizendo que se é aceitável xingarmos juízes por erros que em nada irão alterar nossas vidas, é ainda mais razoável ofender políticos que ameaçam o futuro dos nosso filhos, quer os reconheçamos, quer não.

Mas que a Presidenta pare de vez com o mimimi, porque se não gostou do que ouviu, que fale à nação em cadeia nacional de rádio e televisão, e mande todo mundo TNC também! Só que isso ficaria estranho perante os gringos cá de dentro e lá de fora, porque feio pro Brasil não é a presidenta ir TNC. É TNC o povo.


Duplex Toc Zen

1 - O futebol espanhol é tão avançado e de vanguarda...: Que a Seleção espanhola foi uma das primeiras a deixar a Copa pra trás.

2 - Vamos parar de misturar futebol e política durante a Copa: Porque já basta o Brasileirão, com o STJD confirmando resultados e sancionando rebaixamentos.

3 - O Fred caiu de produção?: Basta o Felipão acionar o STJD pra fazer o tricolor subir novamente.

4 - Aí, quando o Felipão botou o Jô em campo, pensei: “Pô! Mas ele não tinha nem um plano B?”

5 - E já que vivemos o momento dos selfies...: Ei, Fred, vai selfiuder!

6 - Não faço ideia de quem ganhará a Bola de Ouro da FIFA: Pelos desmandos ocorridos na organização da Copa, faria sentido ganhar o Robben.

7 - Finalmente descobri por que as ruas ficam tão vazias durante os jogos da Seleção: É que todo o trânsito escoa pela Avenida Daniel Alves.

8 - Levei um croata amigo meu pra jantar fora, e ele elogiou a calorosa recepção no restaurante, pois havia muitas camisas da sua Seleção espalhadas pelas mesas: Pelo visto, ele nunca tinha entrado numa cantina italiana.

9 - Lições da Copa: A mobilidade do Jorge Sampaoli, que fica os 90 minutos pra lá e pra cá freneticamente na beira do campo já supera em muito a movimentação do André Santos pelo mesmo setor.


2014 - O Brasil está respirando futebol: Só que pelo preço dos ingressos sai mais barato cheirar outras substâncias entorpecentes.

11 - Pelamor!: Me digam que esse Thomas que tá chegando no Mengão é o Thomas Müller!

12 - “Com esses jogadores não dá mesmo, e periga muito do time cair e todo o mandato dos Blues ir pro beleléu...” – Roberto Gomes: “Bleuleléu”.

13 - Ô Ximenes, vai por mim: Se o Mengão contratar Julio César, Casco, Canteros, Modric, Messi e van Persie pro Brasileirão, vai brigar pelo título.

14 - Mugni, Casco e Canteros: Se o primeiro “mandato” do Ney Franco foi a “República do Pão de Queijo”, este segundo tem tudo pra ser a “República da Empanada”.

15 - “Torcida argentina invade o Rio de Janeiro”: Se a Copa do Mundo é nossa, a Copacabana é deles. #TrocadalhoDoCarilho

16 - Enquete: Se o Brasil tivesse sido colonizado pela Holanda, e não por Portugal, jogaríamos um futebol ainda melhor?

17 - Quando Dejan Petkovic jogava no Mengão, a mírdia escrotiva paulicha zoava os cariocas por chamá-lo “Pet”: Mas hoje, ela chama Zlatan Ibrahimovic de... Ibra.

18 - Decadência: O Cesc Fabregas tá mais pra Sesc Pompeia ou Itaquera. #TrocadalhoDoCarilho

19 - Chamei o Felipão de ultrapassado no Twitter, e fui acusado de imediatista: Ué, mas a Copa não é um torneio-relâmpago?

20 - Grêmio, Fluminense e São Paulo torcem para CBF adotar o modelo de disputa da Copa: Porque sonham ficar em grupos de quatro.

21 - Não, não é aquela musiquinha chata que estão cantando nos estádios: Se tem algo que me faz ter orgulho de ser brasileiro são os argentinos.


22 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

"Minha torcida na copa é em 1º Alemanha, depois Holanda, e só aí é que vem a minha preferência pelo Suriname" - IvanBjunior@ButecodoMengo

Vuvuzela, essa ferramenta do Capeta.

O show da abertura da Copa certamente foi inspirado na organização da mesma: UMA ZONA!

A COPA QUE CONTAREI AOS MEUS FILHOS
Aí botaram a Jennifer Lopez, a Claudia Leitte e um Careca lá pra cantarem em cima de uma laje.

A COPA QUE CONTAREI AOS MEUS FILHOS
David Luiz, Marcelo, Dante e Willian acordavam tão pilhados que iam pros jogos sem pentear os cabelos. 

A COPA QUE CONTAREI AOS MEUS FILHOS
O ataque da Seleção jogava com Fred e Hulk, dois transformistas.

A COPA QUE CONTAREI AOS MEUS FILHOS
Contra a Croácia, o Felipão nem se sentou no 2º tempo. E quando gaúcho não senta, a coisa é grave.

A real? Achei o Hulk fraco demais pro nome que tem.

A COPA QUE CONTAREI AOS MEUS FILHOS
Depois do jogo, o repórter Band perguntou à torcedora toda de verde e amarelo: "Veio torcer pro Brasil?"

"Goleiro espalmando pra frente, lateral tomando bola nas costas..e eu pensando que ia esquecer do Flamengo na Copa do Mundo." - @alpc26 

Até hoje pairam dúvidas quanto à lisura dos títulos mundiais argentino (78) e francês (98).
Mas esta Copa estar comprada? No Brasil? JAMAIS!

Acho um retrocesso o Mengão contratar o ultrapassado Casco.
Hoje já é tudo one-way, caramba!

Um lateral se chamar Casco indica que ele vai e volta?

"Então Niko Kovac ficou bravo com Fred Cavaqui." - JeanCarlo@ButecodoMengo

Love novamente no Mengão dos Carecas? Segundo o JeanCarlo (@ButecodoMengo), "Se Vagner Love, Vagner forgive."

Foi engraçado o episódio do sósia do Ronaldinho lá no treino da Argentina.
Triste é o sósia do Elano jogando há 6 meses no Flamengo.

Com 3 vices, a Holanda é o Vasco na Copa do Mundo.

Vai Japão!
Se o Leônidas da Silva criou a bicicleta, esse Honda tem a obrigação de criar o gol de motocicleta.

SEM ESTRELAS
Nesse time do Japão, todo mundo é japonês.

"Japão marca primeiro, não consegue bater o pau na mesa, e Costa do Marfim acaba virando o jogo."

Parabenizo o mais profissional e consciente jogador do Flamengo, o único que está em franca atividade neste momento difícil: VALEU, ERAZO! 

Não me surpreende o Equador estar empatando com o Erazo. O Flamengo também tá empatado com ele.

Pra gente entender o que é "padrão FIFA", basta dizer que o Sandro Ricci faz parte dele.

Se o Juninho já ganhou salário mínimo como jogador, como comentarista devia trabalhar é de graça. #PessimoDosPessimos

Explicando a tecnologia do chip: fica um cara da FIFA vendo o VT do lance duvidoso, comendo batatas Ruffles.

Todo mundo é craque nessa Copa.
Como essa palavra se desvalorizou... Coitados do Zico, Pelé e Maradona, estes sim craques de verdade.

Vejo jogadores da Argentina que teriam vaga no Mengão.
Pra ser mais exato, uns 8 ou 9.

Na Argentina, quem arma é Di María.
Já no Brasil, a armação é di Maria Chuteira mesmo.

A Argentina tem o atacante Agüero.
Já o Brasil tem atacante cachaceiro.

Di María é o nome de guerra do cara?

Porra, Ximenes! Cheio de bom jogador estrangeiro dando mole no Brasil, no Rio de Janeiro... É só ir lá e fechar, kct!

Pô, Ximenes! O van Persie e o Sneijder tão treinando na Gávea! Chega nos caras e leva um lero com eles, caramba!

"Holanda treinando na Gávea: 5x1 na Espanha
Alemanha c/ camisa em homenagem ao Mengão: 4x0 em Portugal
Chora arco-íris" - Lu (P. Guaratiba)

Inveja boa da torcida alemã que não precisou mandar a Angela Merkel TNC.

Definitivamente, o Irã tem mais futuro numa eventual destruição do mundo do que no mundo do futebol.

Aí o cara pergunta: "Gana tá jogando de branco?"
E o outro: "Não. De negões mesmo."

Boateng é um excelente nome pra certos apuradores e insiders.

"Essa é a copa das copas, mesmo. Gana tem um jogador chamado Aeiou e os eslavos tem jogadores com quilos de consoantes..." - @lavfilho 

Grana 2x1 Gana.

Pô, já voltou das férias errando passe? @radioflamengo Flamengo treina forte em Atibaia e André Santos passou mal.

Neste Espanha x Chile, os espanhóis deram um azar danado com a ausência do Gonzalez na zaga chilena.

O Barcelona é o "Time Catalão", mas a seleção espanhola tá mais pra "Time Catadão".

Tudo muito engraçado, e tal, mas o problema é que se o Brasil pegar o Chile, o Sampaoli vai dar um nó no ultrapassado Felipão...

"Sampaoli aceitou vir pro Fla em meados d 2012 mas o Fla nao aceitou porque queria muito $$$. Aí trouxe Dorival por 700mil" - Gabriel Mengão

"CBF confirma que acionará o PROCON na segunda-feira caso Camarões venha mordido."

Croácia 4x0 Camarões.
Resultado normal, porque não chega a ser surpresa Leões ficarem de 4.

@vnorske: "Jayme poderia treinar Camarões, tava sempre comendo frutos do mar."

E nada mais faço. Até porque o Brasil inteiro tá parado.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

terça-feira, 17 de junho de 2014

Athirson

           Athirson Mazolli Oliveira nasceu no dia 16/1/1977. Teve quatro passagens pelo Flamengo entre 1996 e 2004, jogou 253 partidas pelo Mengão e marcou 37 gols.
           Revelado na Gávea, Athirson teve a primeira chance no time profissional em 1996. Lateral esquerdo habilidoso, Athirson encantou a torcida com boas atuações e virou titular do time no fim do Brasileiro de 1996, mas acabou emprestado ao Santos em 1998.
           Athirson voltou ao Flamengo no ano seguinte e contribuiu para a conquista do Campeonato Carioca de 1999 e da Copa Mercosul. Na Taça GB do mesmo ano Athirson acertou uma bomba e o Flamengo venceu o Bota por 1 a 0. O camisa 6 também foi decisivo na final da Taça GB contra o Vasco. Athirson — aproveitando o passe de Iranildo numa jogada que fez jus à tradição rubro-negra pela garra e categoria — abriu o placar no início do jogo e Romário ampliou com um belo gol de canhota minutos depois. O Vasco ainda diminuiu numa cabeçada de Odivan e tentou empatar, mas o Mengão soube segurar o resultado e conquistou o turno. Flamengo e Vasco também se enfrentaram na final do Campeonato e o Mengão conquistou o título vencendo os cruzmaltinos por 1 a 0 com gol de falta de Rodrigo Mendes.
No ano seguinte, o Flamengo venceu novamente o Campeonato Estadual e o lateral-esquerdo foi ainda mais decisivo para a conquista do título. No Campeonato Carioca de 2000, Athirson, em grande forma, foi o destaque do Flamengo na competição sendo um lateral-esquerdo muito ofensivo, marcando 10 gols, muitos deles em clássicos. Na Taça GB, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 1 com gols de Luís Alberto e Athirson de pênalti nos acréscimos .
Vale também destacar a atuação de Athirson na vitória contra o Botafogo na Taça Rio de2000. Donizete abriu o placar para o Bota, mas Athirson tabelou com Pet e chutou cruzado para empatar o jogo. Athirson fez bela jogada e marcou o gol da vitória rubro-negra por 2 a 1.
Athirson também marcou na vitória sobre o Friburguense por 3 a 1 (Os outros gols rubro-negros foram marcados por Reinaldo e Fábio Baiano). Com essa vitória o Flamengo conquistou a Taça Rio e se classificou para a decisão do campeonato contra o Vasco, que venceu o próprio Flamengo na final da Taça GB.
           Nas finais, o rubro-negro derrotou os vascaínos por 3 a 0 ¾ gols de Athirson (em linda jogada), Fábio Baiano (de falta) e Beto (de cabeça) ¾ no primeiro jogo. Athirson não pode jogar a segunda partida da decisão por sido pego no exame antidoping, mas mesmo assim o Mengão venceu por 2 a 1 ¾ gols de Viola para o adversário e de Reinaldo e Tuta para o Mengão em bela virada, conquistando o bicampeonato carioca. Reinaldo foi o vice-artilheiro da competição com 15 gols.
           A boa fase no Flamengo levou Athirson a defender a Seleção Brasileira na Copa das Confederações em 1999, no Torneio Pré-Olímpico e nos jogos Olímpicos de Sidney em 2000.
           Athirson foi para o Juventus em 2001, mas voltou a defender o Manto Sagrado entre 2002 e 2003. Na partida contra o Vitória pela Copa dos Campeões em 2002, Athirson foi decisivo. Cruzou com perfeição para Liédson abrir o placar. O time baiano empatou , mas Athirson marcou um golaço de fora da área e o Flamengo venceu por 2 a 1.
           No Brasileiro do mesmo ano, o Flamengo venceu o Flu por 5 a 2. O Tricolor saiu na frente, mas Athirson empatou. Zé Carlos fez o segundo gol rubro-negro. Liédson marcou o terceiro. Iranildo acertou uma bomba rasteira e fez o quarto . Fábio Baiano pegou de primeira e fechou a goleada. O Flu descontou com Roni.
           O Flamengo também venceu a Portuguesa por 2 a 1 no Brasileiro de 2002 em confronto direto na luta contra o rebaixamento. Alessandro abriu o placar, a Lusa empatou e Athirson com gol de pênalti garantiu a vitória rubro-negra.
           Em 2002, Athirson também marcou muitos gols de falta e ganhou a Bola de Plata da Placar por seu desempenho no Brasileiro.
           Em 2003, Athirson voltou para o Juventus e no ano seguinte também atuou pelo CSKA antes de retornar ao Flamengo pela última vez. .
           No Campeonato Brasileiro de 2004, o Flamengo lutou contra o rebaixamento e Athirson marcou alguns gols importantes para a permanência do time na primeira Divisão. O Flamengo venceu o Palmeiras por 2 a 1. Ibson abriu o placar, o Palmeiras empatou e Athirson, de cabeça, marcou o gol da vitória . Na última rodada do Campeonato, o Flamengo venceu o Cruzeiro por 6 a 2 e se livrou do risco de rebaixamento.  André Bahia fez o primeiro gol rubro-negro. Ibson fez o segundo. Wheliton marcou o terceiro. Fred diminuiu para o Cruzeiro. André Bahia fez outro gol. Tapia fez o segundo do time mineiro. Athirson fez o quinto em golaço e de falta e Felipe fechou a goleada com belo gol. Assim, Athirson se despediu do Flamengo deixando o clube na elite do futebol brasileiro.
           Em 2005, Athirson foi para o Cruzeiro e depois para o Bayern Leverkusen, mas não conseguiu se destacar no clube alemão.
           Em 2007, Athirson voltou ao Brasil e teve breve passagem pelo Botafogo, mas como não estava nas condições físicas ideais quase não jogou.
           Em 2008, Athirson atuou ainda pelo Brasiliense e pela Portuguesa. Teve boas atuações pelo clube paulista e ficou na Portuguesa até o Campeonato Paulista de 2009. O bom desempenho do atleta na competição despertou o interesse do Cruzeiro, fazendo–o voltar ao clube mineiro.
           No Cruzeiro, Athirson foi vice- campeão da Libertadores de 2009 e, apesar das contusões, ajudou o time mineiro a fazer boa campanha no Brasileiro de 2009 e conquistar uma vaga na competição sul-americana do ano seguinte .
           Em 2010, Athirson voltou à Portuguesa, mas nessa segunda passagem pelo clube paulista o jogador não teve o bom desempenho de antes.
           Em 2011, Athirson jogou ainda pelo Bragantino e pelo Duque de Caxias, clube em que encerrou a carreira.
           Atualmente Athirson é comentarista do Canal Fox Sports.
         Muito bom recordar os grandes momentos de Athirson, um dos melhores laterais-esquerdo da história do Flamengo. Muito obrigada por tudo, Athirson.
Fontes:

http://www.youtube.com/watch?v=dFJBy331gO8