Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 22 de julho de 2014

Rubens


Rubens Josué da Costa nasceu em 24/11/1928. Jogou pelo Flamengo entre 1951 e 1957 e disputou 172 jogos com o Manto Sagrado, marcando 84 gols.
Rubens começou a carreira no Ypiranga, jogou pela Portuguesa e veio para o Flamengo em 1951 e logo na estreia contra o Vasco teve grande atuação ajudando o Flamengo a vencer os cruzmaltinos por 2 a 1 ao dar os passes para os gols de Adãozinho e Índio, quebrando um jejum de sete anos sem vitórias sobre o rival.  Segundo Evaristo de Macedo, Rubens tinha facilidade para driblar, lançava bem e tinha um chute preciso (Sander, 2008, p. 86). Pela categoria em campo era chamado de “Dr. Rúbis”.
Rubens foi essencial para a conquista do tricampeonato carioca de 1953-1954-1955 junto com craques como Jordan, Dequinha, Evaristo, Joel, Zagallo, Índio sob o comando de Fleitas Solich. No livro Os dez mais do Flamengo Sander ressalta que no Campeonato Carioca de 1953, Rubens marcou 12 gols, entre eles dois gols nas duas  vitórias sobre o Bangu: 4 a 0 no primeiro turno e por 7 a 2 no segundo. Rubens também marcou três gols na goleada de 4 a 0 no São Cristóvão. Sander destaca ainda que Rubens marcou o gol da vitória rubro-negra por 2 a 1 no clássico contra o Flu com uma bomba de fora da área, o que garantiu a conquista do returno do Campeonato Carioca ao Flamengo. Rubens também fez o gol da vitória contra o Botafogo na última rodada do campeonato.
No Campeonato Carioca de 1954, Rubens foi decisivo com gols de falta, passes precisos e penetrações em ziguezague. (Sander, 2008, p. 94). Nesse mesmo ano, Rubens foi reserva na Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo na Suíça.
No Campeonato Carioca de 1955, Rubens jogou menos partidas por um problema no joelho e problemas com o técnico Fleitas Solich, que reclamava que o jogador fumava e não gostava de treinar.
Rubens ficou Flamengo até 1957. Jogou pelo Vasco no ano seguinte e pelo clube de São Januário conquistou o Torneio Rio São Paulo e o Carioca de 1958.
Que bom saber mais sobre Rubens, um dos craques do time que conquistou o segundo tricampeonato carioca da história do Flamengo.

Sander, Roberto. Os dez mais do Flamengo, Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2008.

Nenhum comentário: