Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 1 de julho de 2014

Vitórias inesquecíveis contra o Palmeiras


Nessa coluna vou relembrar vitórias marcantes do Flamengo contra o Palmeiras.
            Pela segunda fase do Brasileiro de 1980, o Flamengo se vingou de ter sido eliminado pelo Campeonato Brasileiro do ano anterior ao perder para o Palmeiras por 4 a 1. No primeiro jogo  no Maracanã, o Rubro-Negro deu um chocolate no adversário e venceu por 6 a 2. Uri Geller centrou e Tita abriu o placar com um gol de cabeça em falha do goleiro palmeirense. Zico marcou o segundo gol rubro-negro em cobrança de falta e fez o terceiro de pênalti. Toninho acertou uma bomba e marcou o quarto. Tita fez mais um , matando no peito e batendo de virada. O Palmeiras diminuiu com um gol de pênalti marcado por Baroninho e Mococa marcou o segundo do Porco. Nunes marcou o sexto e fechou a goleada. No segundo jogo realizado em São Paulo Flamengo e Palmeiras empataram em 2 a 2. Tita mais uma vez marcou o primeiro gol de cabeça. O Verdão empatou com Jorginho e virou com gol de Baroninho, mas Carlos Henrique empatou a partida e o Flamengo continuou sua bela caminhada rumo à conquista do primeiro título brasileiro vencendo o Atlético Mineiro na eletrizante final do campeonato por 3 a 2 (com dois gols de Nunes e um de Zico para o Flamengo e dois gols de Reinaldo para o time mineiro).
Lembro-me também  de um   jogo contra o Palmeiras pelo Brasileiro de  1994 em que  Sávio marcou os gols da vitória rubro-negra por 2 a 0: o primeiro em chute forte e cruzado e o segundo de pênalti.
Outro confronto inesquecível contra o Palmeiras aconteceu cinco  anos depois. As duas partidas da decisão da Copa Mercosul contra o Palmeiras em 1999 foram elettrizantes.  O Mengão venceu o primeiro jogo por 4 a 3. Show de emoção e garra. Juan abriu o placar para o Flamengo. Júnior Baiano empatou para o time paulista. Asprila virou para o Palmeiras. Caio empatou e Paulo Nunes fez 3 a 2. Mas era dia do Urubu voar alto. Caio marcou outro gol e Reinaldo garantiu a vitória rubro-negra no Maracanã. No segundo jogo na casa dos palmeirenses novo sufoco. Arce pôs o time alviverde em vantagem. Caio empatou e Rodrigo Mendes virou o jogo com um golaço. Arce empatou de falta em falha de Clemer e Paulo Nunes marcou o terceiro do Palmeiras aproveitando lançamento de Zinho. Mas o jovem Lê marcou com frieza o gol de empate e que deu o título ao Flamengo.
Em 2001, o Flamengo precisava vencer o Palmeiras na última rodada do Brasileiro para escapar do rebaixamento. Petkovic cobrou falta com perfeição e Juan abriu o placar de cabeça. Roma fez um golaço,  fez 2 a 0 para o Flamengo e garantiu o Rubro-Negro na primeira divisão.
Em 2009, na bela arrancada que levou o Flamengo ao Hexa Brasileiro, aconteceu outro confronto com o Verdão em que o craque sérvio foi decisivo. No jogo contra o Palmeiras no Parque Antártica, o Pet, o maestro do time ,  teve uma atuação extraordinária, marcando dois gols. O primeiro foi um gol de placa: após a tabela com Juan, Pet driblou dois jogadores, trocou a bola de pé e chutou no ângulo de Marcos. O segundo foi um gol olímpico: o craque sérvio cobrou escanteio, Marcos se enrolou e a bola acabou entrando. O Flamengo venceu por 2 a 0 e o jogo entrou para história como uma das maiores atuações de Pet com o Manto Sagrado. Em  2009, o Flamengo conquistou seu sexto título Brasileiro ao derrotar o Grêmio por 2 a 1 na última rodada com gols de David Braz e Ronaldo Angelim, que marcou o gol do título de cabeça aproveitando cobrança de escanteio  certeira de Petkovic ,  momento inesquecível para os rubro-negros .
Muito bom poder relembrar esses confrontos com o Palmeiras que servem de alento nesse momento difícil pelo qual passa o Flamengo.

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=DjMULm6YDF8

https://www.youtube.com/watch?v=DHtul5NM4T0

Nenhum comentário: