Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 15 de julho de 2014

Zizinho

Thomas Soares da Silva, o Zizinho, nasceu em 14/9/1921 e disputou 327 jogos pelo Flamengo entre 1939 e 1950, marcando 145 gols com o Manto Sagrado.
Muito habilidoso e inteligente, Zizinho logo teve uma chance no Flamengo estreando com a camisa rubro-negra num amistoso contra o Independiente em 1939 . Dono de um futebol técnico e objetivo, sabendo driblar, chutar bem e botar os companheiros na cara do gol, Zizinho se tornou um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, virou ídolo de toda uma geração de craques como Evaristo e Pelé e foi fundamental para a conquista do tricampeonato carioca de 1942-1943-1944 sob o comando de Flávio Costa.
No Campeonato Carioca de 1942, depois de derrotar o Botafogo por 4 a 0 (com dois gols de Perácio, um de Pirilo e outro de Jaime) o Flamengo empatou em 1 a 1 no jogo contra o Flu na última rodada. Pirillo marcou o gol rubro-negro e garantiu o título. O time que conquistou o campeonato deste ano foi Jurandir, Domingos da Guia, Newton, Biguá, Volante, Jaime, Valido, Zizinho, Pirillo, Nandinho, Vevé. A Charanga do Flamengo, primeira torcida organizada do Brasil, foi fundada por Jayme de Carvalho em outro Fla-Flu realizado no mesmo ano e vencido pelo Mengão por 1 a 0.
No ano seguinte, o argentino Valido foi trabalhar numa gráfica. Perácio o substituiu e o Flamengo foi bicampeão carioca. Vale destacar as goleadas de 6 a 2 no Vasco (dois gols de Perácio, dois de Pirillo, um de Zizinho e outro de Vevé) e de 5 a 0 no Bangu (três gols de Perácio, dois de Pirillo) nas rodadas finais da competição. O time bicampeão foi Jurandir, Domingos da Guia, Newton, Biguá, Bria, Jaime, Jacir, Zizinho, Pirillo, Perácio e Vevé. No fim do ano, Domingos da Guia foi vendido para o Corínthians.
Em 1944, a missão do Mengão foi mais árdua. O atacante Perácio foi convocado para defender o Brasil na Segunda Guerra. Além disso, o técnico Flávio Costa teve vários problemas médicos para escalar o time no fim do campeonato carioca e resolveu chamar Valido de volta. O atacante jogou na goleada de 6 a 1 no Flu (com dois gols de Pirilo, um de Bria. um de Tião, um de Jaime e outro de Zizinho). No jogo final contra o Vasco, o Mengão teve de mostrar a verdadeira raça rubro-negra: Zizinho estava machucado, Pirillo estava com inflamação nos testículos e tomou medicamentos para entrar em campo; Valido estava gripado e febril. Estavam fora das condições físicas ideais, mas honraram o Manto. O Flamengo venceu por 1 a 0 e o atacante argentino marcou o gol do título de cabeça. Festa da torcida ao comemorar o primeiro tri derrotando o arquirrival cruzmaltino. O time tricampeão carioca foi Jurandir, Newton, Quirino, Biguá, Bria, Jaime, Valido, Zizinho, Pirillo, Tião e Vevé.
Como jogador do Flamengo, Zizinho teve a primeira chance na Seleção Brasileira no Sul-Americano de 1942 estreando na derrota para a Argentina por 2 a 1 . Teve a primeira chance como titular na vitória por 2 a 1 contra o Peru, dando o passe para o primeiro gol de Pedro Amorim, que também marcou o segundo gol brasileiro. No jogo seguinte contra o Uruguai, Zizinho não foi escalado e o Brasil perdeu por 1 a 0. Na partida seguinte, Zizinho se firmou como titular da Seleção ao comandar a goleada de 5 a 1 contra o Equador e marcou seu primeiro gol com a camisa do Brasil na mesma competição .
Zizinho ficou no Flamengo até ser vendido para o Bangu em 1950 em polêmica negociação. Em 1957, Zizinho foi vendido para o São Paulo, sendo campeão paulista neste mesmo ano Em 1958., Mestre Ziza se transferiu para o Audax Italiano , clube chileno em que encerrou a carreira em 1962.

Fontes:

Site oficial do Clube de Regatas do Flamengo:
Júnior, Celso e Vaz, Arturo. Fla-Estatística. http://www.flaestatistica.com.
____. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008, pp. 86-92.
 Sander, Roberto. Os dez mais do Flamengo, Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2008.
Ziraldo. O mais querido do Brasil em quadrinhos. São Paulo: Globo, 2

Nenhum comentário: