Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Silva


Walter Machado da Silva, apelidado de Silva “Batuta”, nasceu em 2/1/1940 e jogou pelo Flamengo entre 1965 e 1969, disputando 132 jogos e marcando 70 gols com a camisa rubro-negra. O atacante teve duas passagens pela Gávea: a primeira entre 1965 e 1966 e a segunda entre 1968 e 1969.
Ao lado de nomes como Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Nelsinho, Carlinhos, Fefeu e Rodrigues (Almir) , Silva foi fundamental para a conquista do Campeonato Carioca de 1965. Logo na estreia na competição, o Flamengo venceu o América por 2 a 1 com gols de Fefeu e Silva. Fefeu e Silva também marcaram na vitória rubro-negra sobre o Vasco por 2 a 1. Além disso, o Mengão venceu o Botafogo por 2 a 0 com dois gols de Silva na última partida do primeiro turno do campeonato.
 No segundo turno da competição, o Flamengo venceu o América por 2 a 1 (gols de Almir e Alemão (contra). Derrotou a Portuguesa por 1 a 0 (gol de Almir), mas perdeu para o Bangu por 3 a 0. Silva foi decisivo na recuperação do time no campeonato. Deu um chutaço de fora da área e marcou o gol da vitória do Flamengo contra o Vasco por 1 a 0. Com esse triunfo a equipe rubro –negra voltou à liderança da competição e deu um passo importante na conquista do título, já que o Bangu perdeu para os cruzmaltinos . Na partida seguinte, o Flamengo ganhou do Bonsucesso por 1 a 0 com gol de Silva Batuta . Uma vitória sobre o Fluminense daria o título ao Flamengo. Nessa partida o Flamengo jogou com Valdomiro, Murilo, Ditão, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Fefeu, Neves, João Daniel, Silva e Rodrigues. Neves abriu o placar para o Mengão. Samarone empatou para o Flu . Silva matou no peito e chutou forte, fazendo um golaço e dando a vitória e o título carioca para o Mengão. O Flamengo já entrou em campo para a última partida contra o Botafogo com o título garantido mesmo  perdendo por 1 a 0.
Em 1966, vale destacar que Silva foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo junto com Pelé e outros craques e foi eliminada na primeira fase da competição por Portugal. Vale destacar ainda que em um amistoso entre o Flamengo entre e a Seleção da Argentina, Silva teve destaque. Bernao fez 1 a 0 para a Argentina, mas Silva empatou em peixinho espetacular.
Em 1967, Silva foi para o Barcelona e depois para o Santos, clube em que reeditou a parceria com Pelé.
Em 1968, Silva voltou ao Flamengo. A reestreia de Silva ocorreu em um amistoso contra o Cruzeiro. O Flamengo venceu o time de Tostão, Piazza e Raul (tricampeão mineiro) por 5 a 1. Silva marcou dois gols sendo um deles de falta e os outros gols rubro-negros foram marcados por Luiz Carlos (2) e Cesar Lemos.
Nesse mesmo ano o Flamengo conquistou o Torneio Internacional de Marrocos. Na primeira partida, o Flamengo derrotou o Fat Rabat, time das Forças Armadas de Marrocos , por 2 a 1 com gols de Liminha e Silva. Na final do torneio, o Flamengo enfrentou o Racing, time argentino que era o Campeão do Mundo na época, e venceu por 3 a 2. Cardenas abriu o placar para os argentinos. Luís Cláudio empatou para o Fla no fim do primeiro tempo. Liminha e Silva marcaram os outros gols rubro-negros. Salamone ainda descontou no fim do jogo. O Flamengo jogou com Claudinei, Murilo, Onça, Guilherme, Paulo Henrique, Cardosinho, Liminha, Luís Cláudio, Silva, Diogo e Rodrigues.
Silva ficou no Flamengo até 1969, quando defendeu o Racing de Avellaneda, tornando-se o maior ídolo da história do clube argentino.
Silva jogou no Vasco em duas passagens: entre 1970 (quando foi campeão carioca)e 1972 (tendo sido emprestado para o Botafogo por um breve período em 1971), e em 1974 . Em 1973, Silva jogou no Rio Negro.
Em 1974, Silva foi para o Barranquila Júnior da Colômbia e em 1975 defendeu o Tiqueres Flores na Venezuela.
Atualmente Silva trabalha no Flamengo desempenhando funções administrativas e, mesmo tendo jogado por outros clubes, nunca escondeu seu amor pelo Mengão.
Espero que vocês tenham gostado de conhecer a história de Silva Batuta, craque do Flamengo na década de 60 e que foi o grande destaque rubro-negro na conquista do título carioca de 1965.
Fontes:
Assaf, Roberto e Martins, Clóvis. Almanaque do Flamengo. São Paulo. Editora Abril : 2001.
Júnior, Celso e Vaz, Arturo. Fla-Estatística. http://www.flaestatistica.com.

____. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008. 

Nenhum comentário: