Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Geraldo

            Geraldo Cleofas Dias Alves nasceu no dia 16/4/1954 e jogou pelo Flamengo entre 1973 e 1976, defendendo o Manto Sagrado em 169 partidas e marcando 16 gols.
Geraldo era um meio-campo habilidoso, alegre e driblador, jogava de cabeça em pé e gostava de assobiar. Foi grande amigo de Zico , sendo chamado por seu Antunes, pai do grande camisa 10, de seu “filho marrom”. Conquistou o Campeonato Carioca de 1974, junto com nomes como o Galinho, Júnior , Jaime . Na última partida do terceiro turno do Campeonato Carioca, o América abriu o placar com Alex. Junior empatou com um golaço da intermediária e Zico virou para o Flamengo com lindo gol de falta.
No outro confronto contra o alvirrubro tijucano pelo triangular final da competição, Junior foi mais uma vez decisivo. Jayme fez um 1 a 0 para o Mengão após cobrança de escanteio e Junior ampliou ao encobrir o goleiro adversário com mais um golaço. O América diminuiu, mas o Flamengo venceu por 2 a 1.
A final do Campeonato foi contra o Vasco e o Flamengo conquistou o título com o empate em 0 a 0, dando início às glórias de Zico e Junior como profissionais e defensores incansáveis do Manto Sagrado.
Geraldo ajudou o Flamengo a conquistar ainda o Torneio Quadrangular de Goiás em 1975 , a Taça Prefeito do Distrito Federal e o Torneio Quadrangular de Mato Grosso ambos em 1976.
Por seu grande talento, Geraldo também jogou pela Seleção Brasileira na Copa América de 1975 e no início de 1976.
Mas o ano de 1976 foi trágico para Geraldo. Nesse mesmo ano, o Flamengo disputou a final da Taça GB contra o Vasco. O jogo foi 1 a 1 e Geraldo marcou o gol rubro-negro. Mas na decisão por pênaltis, Zico e Geraldo erraram as cobranças, que foram defendidas pelo goleiro vascaíno Mazaropi, dando o título ao Vasco. Mas o pior ainda estava por vir. Ao fazer uma cirurgia para retirar as amídalas, Geraldo sofreu um choque anafilático e veio a falecer prematuramente aos 22 anos. A morte de Geraldo causou grande comoção no time rubro-negro e na torcida. Uma grande perda para o Mengão e o futebol brasileiro.
Foram realizados dois amistosos em homenagem a Geraldo.  O primeiro foi um jogo entre Flamengo e a Seleção Brasileira, que contou com a presença de craques como Pelé e Rivelino em outubro de 1976. O Flamengo venceu a partida por 2 a 0, com gols de Paulinho e Luís Paulo e a renda foi destinada a ajudar a família do craque. No segundo, em 1995 o os Times  de Masters do Flamengo e Barão de Cocais, time da terra natal de Geraldo, se enfrentaram e o Flamengo perdeu por 2 a 1 (com o gol rubro-negro sendo marcado por Zico ). O dinheiro arrecadado com o jogo foi destinado a construir um mausoléu para Geraldo.
Zico sempre fala com muito carinho do amigo Geraldo e eu gostaria de tê-lo visto jogar. Pena que esse grande jogador da história do Flamengo morreu exatamente no ano em que nasci.
Fontes:
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008, pp. 176-184.


Nenhum comentário: