Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Reinaldo: atacante do Mengão entre 1999 e 2001

Reinaldo da Cruz Oliveira nasceu em 14/3/1979. Disputou 132 jogos com o Manto Sagrado e marcou 47 gols pelo Mengão entre 1999 e 2001.
Reinaldo foi revelado nas divisões de base do Flamengo. Conquistou o tricampeonato carioca (1999-2000-2001), a Copa Mercosul (1999) e a Copa dos Campeões em 2001.
Reinaldo estreou pelo Flamengo na vitória por 5 a 0 contra o Madureira na Taça-Rio de 1999. O atacante substituiu Romário no primeiro jogo da decisão contra o Vasco (empate em 1 a 1 com  gol de peixinho de Fábio Baiano podendo-se destacar as defesas salvadoras do “São” Clemer). No segundo jogo, Rodrigo Mendes cobrou bem a falta sofrida por Caio e fez o gol do título, deixando o goleiro Carlos Germano parado e a torcida rubro-negra enlouquecida. O placar poderia ter sido maior, mas o juiz anulou um gol de Beto, alegando impedimento. Mesmo com os desfalques de Iranildo, Leandro Machado e Romário o time rubro-negro mostrou muita raça. E ganhar no peito e na raça, honrando as tradições rubro-negras, é bom demais!! O técnico rubro-negro era Carlinhos.
Outra conquista importante em 1999 foi a da Copa Mercosul. Reinaldo marcou em dois jogos. Na semifinal contra o Peñarol o Flamengo venceu o primeiro jogo por 3 a 0 (gols de Leandro Machado, Maurinho e Lê.)  No segundo jogo, o time uruguaio venceu por 3 a 2 , mas mesmo com a derrota rubro-negra Reinaldo teve boa atuação. Sofreu o pênalti marcado por Athirson e fez um golaço. Lamentável a selvageria dos uruguaios, que agrediram os jogadores do Flamengo inconformados com a eliminação.
O jovem atacante também se destacou na final da competição. As duas partidas da decisão contra o Palmeiras foram eletrizantes.  O Mengão venceu o primeiro jogo por 4 a 3. Show de emoção e garra. Juan abriu o placar para o Flamengo. Júnior Baiano empatou para o time paulista. Asprila virou para o Palmeiras. Caio empatou e Paulo Nunes fez 3 a 2. Mas era dia do Urubu voar alto. Caio marcou outro gol e Reinaldo garantiu a vitória rubro-negra no Maracanã com belo gol de cabeça após cruzamento de Athirson. No segundo jogo na casa dos palmeirenses novo sufoco. Arce pôs o time alviverde em vantagem. Caio empatou e Rodrigo Mendes virou o jogo com um golaço. Arce empatou de falta em falha de Clemer e Paulo Nunes marcou o terceiro do Palmeiras aproveitando lançamento de Zinho. Mas o jovem Lê marcou com frieza o gol de empate e que deu o título ao Flamengo.
Em 2000, Reinaldo virou titular do ataque rubro-negro ao lado de Tuta e também jogou com Adriano. Foi vice-artilheiro do Campeonato Carioca com 13 gols, sendo um dos destaques da equipe na competição junto com Athirson, o grande nome do Flamengo no Campeonato.  
Reinaldo marcou dois gols na goleada de 5 a 0 contra o América na estreia do Flamengo no Carioca de 2000. (Os outros gols do Flamengo foram marcados por Athirson , Beto e Tuta). A dupla Reinaldo e Tuta também foi decisiva na goleada contra o Madureira por 4 a 0. Tuta abriu o placar. Haroldo marcou contra e Reinaldo fez o terceiro e o quarto gols do Mengão. Os dois atacantes também fizeram os gols rubro-negros na vitória por 2 a 0 contra o Olaria.
Nesse campeonato Reinaldo também foi decisivo em clássicos. O Flamengo venceu o Flu por 3 a 2. Agnaldo abriu o placar para o Flu. Reinaldo sofreu falta e Pet cobrou com perfeição empatando o jogo. Reinaldo marcou o gol da virada rubro-negra. Zetti, goleiro de Flu,  fez gol contra ampliando a vantagem rubro-negra. O segundo gol do Flu foi marcado por Luís Gustavo.
Em partida emocionante, Flamengo e Vasco empataram em 3 a 3. Juan abriu o placar para o Flamengo. Pet fez o segundo em gol olímpico. Edmundo fez 2 a 1 e Juninho empatou o jogo. Reinaldo fez o terceiro gol rubro-negro e Viola empatou a partida.
Reinaldo também marcou na vitória contra o Bangu por 3 a 0. Os outros gols do Flamengo foram marcados por Tuta e Iranildo.
O Flamengo venceu o Friburguense por 3 a 1 e conquistou a Taça Rio, garantindo a vaga na final do campeonato contra o Vasco, vencedor da Taça GB. Os gols do Fla foram marcados por Reinaldo, Athirson e Fábio Baiano.
Nas finais, o rubro-negro derrotou os vascaínos por 3 a 0 ¾ gols de Athirson (em linda jogada) Fábio Baiano (de falta) e Beto (de cabeça) ¾ no primeiro jogo e por 2 a 1 no segundo ¾ gols de Viola para o adversário e de Reinaldo (marcando com chute cruzado após lançamento de Mozart) e Tuta para o Mengão em bela virada, conquistando o bicampeonato carioca.
Em 2001, o Flamengo conquistou o quarto tricampeonato estadual da história do Clube. Ganhou a Taça Guanabara ao vencer o Fluminense nos pênaltis por 5 a 3 depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar (gol de Reinaldo de falta para o Flamengo e de Marco Britto para o Fluminense).
O Flamengo decidiu o título carioca com o Vasco. No primeiro jogo  o Flamengo perdeu por 2 a 1 (gols de Petkovic para o Flamengo e Viola e Juninho para o adversário). No segundo jogo, o Mengão venceu por 3 a 1. Edílson abriu o placar com um gol de pênalti depois que Cássio foi derrubado na área. Juninho empatou ainda no primeiro tempo. Edílson marcou de cabeça o segundo gol do Flamengo após o drible e o cruzamento preciso de Petkovic. O terceiro gol (o do tricampeonato, já que o Flamengo precisava vencer por dois gols de diferença para ficar com o título) foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo numa cobrança de falta magistral de Petkovic no ângulo, à Zico. Edilson foi o artilheiro da competição com 16 gols. O técnico foi Zagallo. Vale lembrar que além de Edilson e Petkovic, Júlio César, Juan, Beto e Roma também fizeram um grande campeonato. O time tricampeão foi Júlio César (Clemer), Alessandro (Maurinho), Juan, Gamarra (Fernando), Cássio (Marco Antônio), Leandro Ávila, Rocha, Beto (Jorginho), Petkovic, Roma (Reinaldo e Adriano) e Edílson.
Em julho do mesmo ano, o Mengão venceu também a Copa dos Campeões, o que deu ao time rubro-negro o direito de disputar a Libertadores de 2002.  Reinaldo foi decisivo. O Flamengo venceu o Bahia por 4 a 2 (dois gols de Reinaldo, um de Rocha e um de Edílson) e 2 a 0 (dois gols de Reinaldo). Empatou com o Cruzeiro em 0 a 0 no primeiro jogo e ganhou por 3 a 0 no segundo (gols de Petkovic, Edílson e Beto). O Mengão disputou o título com o São Paulo em duas partidas muito emocionantes. Na primeira, venceu por 5 a 3. Após a troca de passes entre Gamarra e Reinaldo, Edílson marcou o primeiro gol do jogo. Luís Fabiano empatou para o São Paulo. Reinaldo pôs o Flamengo de novo em vantagem no placar depois de receber um belo passe de Edílson. Beto marcou um golaço, ampliando o placar ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Edílson fez 4 a 1. No entanto, o São Paulo reagiu e diminuiu com os gols de Rogério Pinheiro e Luís Fabiano. Mas o dia era mesmo de Edílson. O Capetinha deu um chutaço, que desviou em Rogério Pinheiro e entrou. No segundo jogo, o Flamengo perdeu por 3 a 2, mas levou o título graças ao saldo de gols. Kaká marcou o primeiro gol do São Paulo ainda no primeiro tempo. Juan empatou, ao marcar um gol de cabeça, aproveitando a cobrança de falta de Petkovic. Pet marcou um golaço de falta, virando o jogo. Quase no final, França ainda marcou os outros dois gols do São Paulo. Porém, o Mengão conquistou aa taça e a vaga na Libertadores do ano seguinte.
            Ao fim de 2001, Reinaldo foi vendido junto com Adriano para o Inter de Milão. Mas ao contrário do Imperador, Reinaldo nunca jogou pelo clube italiano, pois seus direitos foram divididos com o Paris Saint Germain.
Entretanto, Reinaldo foi emprestado ao São Paulo, clube que defendeu entre 2002 e 2003, conquistando o Supercampeonato Paulista em 2002.
Reinaldo foi para Paris Sanit Germain  em 2003, conquistando a Copa da França em 2004. Ficou no clube parisiense até 2005, quando foi para o Kashima Reysol.
Em 2006, Reinaldo voltou ao Brasil e foi campeão paulista pelo Santos.
Em 2007, o atacante mudou mais uma vez de clube e defendeu o Al-Ittihad da Arábia Saudita e no mesmo ano voltou ao futebol japonês e jogou pelo JEF Chiba, onde ficou até 2008.
Em 2009, Reinaldo voltou ao Brasil e conquistou a Taça GB pelo Botafogo. Mas o time alvinegro perdeu o Flamengo nas finais da Taça Rio e do Campeonato Carioca. Além disso, Reinaldo teve várias lesões que atrapalharam seu desempenho no Campeonato Brasileiro , conquistado heroicamente pelo Flamengo.
Em 2010, Reinaldo foi para Samsung Bluewings da Coréia do Sul, clube que defendeu por seis meses.
Depois da passagem pelo clube coreano, Reinaldo voltou ao Brasil para jogar pelo Figueirense durante disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2010, ajudando o clube catarinense a voltar à Primeira Divisão. Reinaldo ficou no Figueirense até o ano seguinte, quando se transferiu para o Bahia.
Em 2012, após sair do clube baiano, Reinaldo jogou pelo Guandong Sunray da China.
Em 2013, o atacante jogou pelo Paraná. Atualmente, Reinaldo defende o Luverdense.
Muito bom relembrar os bons momentos de Reinaldo com o Manto Sagrado e saber mais sobre a carreira desse craque formado nas divisões de base do Flamengo.


Fontes:
http://www.flaestatistica.com/jogadores.html

https://www.youtube.com/watch?v=8ORokpVjUiA

Nenhum comentário: