Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 14 de outubro de 2014

García: goleiro do Flamengo na década de 1950


            Sinforiano García nasceu no dia 22/8/1924 em Puerto Pinasco no Paraguai. Jogou 274 partidas pelo Flamengo entre 1949 e 1958.
García iniciou a carreira no Atlético Corales em 1944 e foi para o Cerro Porteño em 1945, clube onde ficou até 1948.
Entre 1945 e 1949, García defendeu a Seleção Paraguaia e disputou os Campeonatos Sul-Americanos de 1947 e 1949, sendo que o time paraguaio foi vice-campeão nas duas competições. Mesmo assim foi exatamente no Sul-Americano de 1949 que García chamou a atenção dos dirigentes rubro-negros e acabou vindo para o Flamengo nesse mesmo ano, estreando com o Manto Sagrado em amistoso contra o Arsenal . Nesse jogo, o time inglês saiu na frente com Goring. Mas o  Mengão reagiu e empatou com gol de Jair da Rosa Pinto. Graças à grande atuação de Garcia, o primeiro tempo da partida terminou empatado em 1 a 1. No segundo tempo, o Flamengo virou o jogo com mais um gol de Jair da Rosa Pinto. Durval também marcou e o Mengão venceu o Arsenal por 3 a 1.
Goleiro de alta técnica e capaz de fazer defesas arrojadas, García foi o segundo goleiro estrangeiro a defender o Flamengo (o primeiro foi Juan Tunel Caballero, que veio para o Flamengo em 1937, mas só jogou 18 partidas pelo Fla) e foi importante para conquista do tricampeonato carioca de 1953-1954 e 1955 junto com nomes como Jordan, Dequinha, Jadir, Pavão, Evaristo, Zagallo, Rubens, Paulinho, Índio , Joel, Esquerdinha, Benitez e Dida sob o comando de Fleitas Solich . García foi titular no gol rubro-negro na conquista dos títulos cariocas de 1953 e 1954.
Em 1953, o time rubro-negro realizou uma campanha espetacular ganhando 21 jogos e sendo derrotado apenas duas vezes. Na penúltima rodada, o Flamengo venceu o Vasco por 4 a 2 com gols de Esquerdinha, Índio e dois gols de Benitez e conquistou o título carioca. Na última rodada, o Mengão venceu o Botafogo por 1 a 0 com gol de Rubens coroando a brilhante campanha. 
         Em 1954, o Flamengo continuou avassalador e obteve 19 vitórias em todo o campeonato, sendo derrotado apenas duas vezes e confirmou o título ao vencer o Vasco por 2 a 1 (gols de Índio e Paulinho). Antes da última rodada do campeonato, o Flamengo fez um amistoso contra o Estrela Vermelha e venceu por 4 a 1 com dois gols de Evaristo, um de Zagallo e outro de Babá. Na última rodada, com direito a Carnaval em pleno Maracanã, o Flamengo derrotou o Bangu por 5 a 1 com gols de Benitez, Paulinho, Índio, Evaristo de Macedo, Edson (contra) e conquistou o Bicampeonato Carioca.
Durante o Campeonato carioca de 1955, García perdeu a vaga de titular na equipe rubro-negra para Ari e Aníbal, que se revezavam no gol rubro-negro e no final da competição foi substituído por Chamorro. Nesse mesmo ano, mesmo abalado com a morte do Presidente Gilberto Cardoso, o Mengão conquistou o Campeonato Carioca para homenagear um dos maiores presidentes da história do clube. Na final desta competição  realizada somente em 1956, o Flamengo venceu o América por 1 a 0 no primeiro jogo (gol de Evaristo), perdeu por 5 a 1 no segundo e venceu por 4 a 1 na terceira partida com três gols de Dida e um de Duca, sagrando-se tricampeão carioca (1953-1954-1955) pela segunda vez.
Depois de encerrar a carreira de jogador, Garcia foi técnico do Cerro Porteño e do Curitiba.
              Bom saber mais sobre García, um dos grandes goleiros da história do Flamengo.
Fontes:
Assaf, Roberto e Martins, Clóvis. Almanaque do Flamengo. São Paulo. Editora Abril : 2001.
Sander, Roberto. Os dez mais do Flamengo. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2008.



Nenhum comentário: