Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Gilberto: lateral-esquerdo do Flamengo no Carioca de 1996


Gilberto da Silva Melo nasceu no dia 25/4//1976 e jogou 116 partidas pelo Flamengo entre 1996 e 1997, marcando quatro gols.
Irmão do também jogador rubro-negro Nélio, que atuava no meio-campo, Gilberto foi um lateral–esquerdo habilidoso que deu os primeiros passos no futebol no América-RJ , mas foi revelado e se profissionalizou  nas divisões de base do Mengão conquistando com o Manto-Sagrado o Campeonato Carioca de 1996, a Copa Ouro Sul-Americana no mesmo ano e a Copa dos Campeões em 1997.
Em 1996, o Flamengo foi campeão estadual invicto. Sob o comando de Joel Santana, o time formado por Roger (Zé Carlos), Alcir (Zé Maria), Jorge Luís, Ronaldão, Gilberto, Mancuso, Márcio Costa, Nélio, Marques, Sávio e Romário ganhou os dois turnos da competição (conquistou a Taça Guanabara, vencendo o Vasco por 2 a 0 — gols de Romário e Sávio — e ganhou o segundo turno ao empatar com o Vasco em 0 a 0). Foi o quarto título estadual invicto da história do clube de maior torcida do país.
No Brasileiro de 1996, Gilberto começou a disputar a posição com Athirson.
No ano seguinte, o Flamengo ganhou a Copa dos Campeões Mundiais. No primeiro jogo da competição o Mengo empatou em 0 a 0 com o Santos; no segundo, empatou com o São paulo em 2 a 2 e no terceiro, derrotou o Grêmio por 4 a 2. O Fla decidiu o título contra o São paulo venceu o jogo por 1 a 0 (gol de Iranildo). Apesar de jovem, o time atuou muito bem A zaga — formada por Junior Baiano e Fabiano — se portou de forma impecável na final. Lúcio e Iranildo também foram destaque na competição.
No fim de 1997, Gilberto foi vendido para o Cruzeiro, atuando no clube mineiro entre 1998 e 1999, sendo campeão da Recopa Sul-Americana e da Copa Sul-Minas de 1999. No mesmo ano, Gilberto foi para o Internazionale de Milão.
No ano seguinte, Gilberto voltou ao Brasil para jogar no grande rival do Mengão, o Vasco, conquistando a Taça GB, o Brasileiro e a Copa Mercosul.  
Entre 2002 e 2003, o lateral defendeu o Grêmio. 
Em 2004, Gilberto foi para o São Caetano e venceu o Campeonato Paulista.
 Entre 2004 e 2007, Gilberto voltou à Europa e jogou pelo Herta Berlim. O bom desempenho no Grêmio, no São Caetano e no time alemão levaram o lateral à Seleção. Com a camisa do Brasil, Gilberto ganhou a Copa das Confederações em 2005 e a Copa América em 2007.
Em 2008, Gilberto foi para o Tottenham, mas no ano seguinte amargou a reserva no time inglês e voltou ao Cruzeiro, reencontrando Athirson e passando a jogar no meio-campo. Em 2009, ambos ajudaram a equipe mineira a conquistar o vice-campeonato da Libertadores e a fazer boa campanha no Brasileiro de 2009 e conquistar uma vaga na competição sul-americana do ano seguinte. Gilberto permaneceu no Cruzeiro até 2011, ano em que a Raposa venceu o Campeonato Mineiro.
Entre 2011 e 2012, o jogador defendeu o Vitória e ao deixar o clube baiano teve uma passagem pelo América-MG.
Em 2014, Gilberto voltou a jogar pelo América-RJ, clube onde iniciou a vitoriosa jornada  no mundo da bola.
Obrigada por tudo que você fez pelo Flamengo e pela Seleção, Gilberto.
Fontes:


Nenhum comentário: