Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Homenagem a Clemer


Clemer Melo da Silva nasceu em São Luís no dia 28/10/1968 e jogou 232 jogos pelo Mengão entre 1997 e 2002.
Clemer começou a carreira no Moto Clube em 1987. Nos anos seguintes, defendeu o Guarantiguetá (1988) e o Santo André (1989) e passou por vários clubes (entre eles o Ferroviário do Ceará em 1993). Foi campeão paranaense em 1993 e 1994 pelo Remo e campeão goiano pelo Goiás em 1996.
Mas o ano de 1996 foi marcante na vida de Clemer pela ótima passagem pela Portuguesa. O clube paulista foi vice-campeão brasileiro. O bom desempenho na Portuguesa levou o goleiro a disputar um amistoso pela Seleção em 1997, ano em que Clemer chamou a atenção do Flamengo, que o contratou.
Defendendo o Manto Sagrado, Clemer conquistou os títulos do Campeonato Carioca e da Copa Mercosul de 1999 e o Campeonato Carioca de 2000 como titular e os títulos de Campeão Carioca e da Copa dos Campeões de 2001 como reserva.
Em 1999, o Flamengo ganhou a Taça Guanabara. O adversário foi o Vasco. que entrou de salto alto, por achar que ganharia com a vantagem do empate. Doce ilusão. Não suportaram a raça do maior time do mundo. Athirson — aproveitando o passe de Iranildo numa jogada que fez jus à tradição rubro-negra pela garra e categoria — abriu o placar no início do jogo e Romário ampliou com um belo gol de canhota minutos depois. O Vasco ainda diminuiu numa cabeçada de Odivan e tentou empatar, mas graças às defesas de Clemer e à boa atuação do time, o Mengão soube segurar o resultado. Nada melhor do ganhar o primeiro turno de forma invicta. Mas a festa estava só começando. O Mengão conquistou o Campeonato Estadual, vencendo o Vasco, que tinha ganho o segundo turno. No primeiro jogo, empate em 1 a 1 graças ao gol de peixinho de Fábio Baiano e às defesas salvadoras do “São” Clemer. No segundo jogo, Rodrigo cobrou bem a falta sofrida por Caio e fez o gol do título. Clemer também fez defesas importantes. O placar poderia ter sido maior, mas o juiz anulou um gol de Beto, alegando impedimento. Mesmo com os desfalques de Iranildo, Leandro Machado e Romário o time mostrou muita raça. E ganhar no peito e na raça, honrando as tradições rubro-negras, é bom demais!!
No fim do mesmo ano, o Flamengo ganhou a Copa Mercosul. As finais contra o Palmeiras foram pra lá de emocionantes, disputadas e com várias alterações de placar. Jogando com muita raça e sem se abater com a conturbada saída de Romário do clube, o Fla venceu o primeiro jogo por 4 a 3 — 1 gol de Juan, 2 gols de Caio e 1 de Reinaldo para o MENGÃO e de Júnior Baiano, Asprilla e Paulo Nunes para o Palmeiras — e empatou o segundo em 3 a 3 — gols de Caio, Rodrigo Mendes e Lê para o Flamengo e dois gols de Arce e um de Paulo Nunes para o Palmeiras, vingando a eliminação na Copa do Brasil e fazendo com que o Porco, que achava que ia levar o título com facilidade, terminasse mal o ano.
            Em 2000, o último ano do século 20, O Flamengo venceu novamente o  Campeonato Estadual em cima do “Vasco Depois de ter ficado em terceiro lugar na Taça Guanabara (vencida pelo nosso maior rival), o Flamengo se recuperou ¾ graças à volta de Carlinhos ao comando da equipe e à raça e à união do time ¾ e conquistou a Taça Rio ao vencer o Friburguense por 3 a 1. (Os gols do Fla foram marcados por Reinaldo, Athirson e Fábio Baiano.) Nas finais, o Fla “derrotou o time cruzmaltino por 3 a 0 ¾ gols de Athirson, Fábio Baiano e Beto ¾ no primeiro jogo e por 2 a 1 no segundo ¾ gols de Viola para o adversário e de Reinaldo e Tuta para o MENGÃO. Clemer fez defesas importantes na última partida da decisão. Reinaldo foi o vice-artilheiro da competição com 15 gols e Athirson, em grande forma, foi um lateral-esquerdo muito ofensivo, marcando 10 gols, muitos deles em clássicos.   
No decorrer do Brasileiro de 2000, Clemer perdeu a posição de titular no gol rubro-negro para Júlio César.
Em 2001, o Flamengo conquistou o quarto tricampeonato estadual da história do Clube Ganhou a Taça Guanabara ao vencer o Fluminense nos pênaltis por 5 a 3 depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar (gol de Reinaldo de falta para o Flamengo e de Marco Britto para o Fluminense). Decidiu o título carioca com o Vasco. No primeiro jogo perdemos por 2 a 1 (gols de Petkovic para o Flamengo e Viola e Juninho para o adversário). No segundo jogo, vencemos por 3 a 1. Edílson abriu o placar com um gol de pênalti depois que Cássio foi derrubado na área. Juninho empatou ainda no primeiro tempo. Edílson marcou de cabeça o segundo gol do Flamengo após o drible e o cruzamento preciso de Petkovic. O terceiro gol (o do tricampeonato, já que precisávamos vencer por 2 gols de diferença para ficar com o título) foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo numa cobrança de falta magistral de Petkovic no ângulo, à Zico. Edilson foi o artilheiro da competição com 16 gols. O técnico foi Zagallo. Vale lembrar que além de Edilson e Petkovic, Júlio César, Juan, Beto e Roma também fizeram um grande campeonato.
Em julho do mesmo ano, o Flamengo as também ganhou a Copa dos Campeões, o que de u ao clube o direito de disputar a Libertadores de 2002. Venceu o Bahia por 4 a 2 (dois gols de Reinaldo, um de Rocha e um de Edílson) e 2 a 0 (dois gols de Reinaldo). Empatou com o Cruzeiro em 0 a 0 no primeiro jogo e ganhou por 3 a 0 no segundo (gols de Petkovic, Edílson e Beto). O Mengão disputou o título com o São Paulo em duas partidas muito emocionantes. Na primeira, venceu por 5 a 3. Após a troca de passes entre Gamarra e Reinaldo, Edílson marcou o primeiro gol do jogo. Luís Fabiano empatou para o São Paulo. Reinaldo pôs o Flamengo de novo em vantagem no placar depois de receber um belo passe de Edílson. Beto marcou um golaço, ampliando o placar ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Edílson fez 4 a 1. No entanto, o São Paulo reagiu e diminuiu com os gols de Rogério Pinheiro e Luís Fabiano. Mas o dia era mesmo de Edílson. O Capetinha deu um chutaço, que desviou em Rogério Pinheiro e entrou. No segundo jogo, o time rubro-negro perdeu por 3 a 2, mas levou o título graças ao saldo de gols. Kaká marcou o primeiro gol do São Paulo ainda no primeiro tempo. Juan empatou, ao marcar um gol de cabeça, aproveitando a cobrança de falta de Petkovic. Pet marcou um golaço de falta, virando o jogo. Quase no final, França ainda marcou os outros dois gols do São Paulo. Porém, a taça e a vaga na Libertadores ficaram com o Flamengo.
No ano seguinte, Clemer foi para o Inter e teve carreira vitoriosa no clube gaúcho. Conquistou o Campeonato Gaúcho em 2002, 2003, 2004 e 2005, 2008 e 2009, a Libertadores (vencendo o São Paulo por 2 a 1 no primeiro jogo da decisão e empatando o segundo jogo contra time paulista em 2 a 2 ) de o Mundial de Clubes em 2006 (derrotando o Barcelona por 1 a 0 na final), a Recopa Sul-Americana em 2007 e da Copa Sul-Americana no ano seguinte. Em 2010, Clemer encerrou a carreira como jogador e virou preparador de goleiros, conquistando mais uma Libertadores pelo clube colorado. Desejo sorte a Clemer na nova função e agradeço ao ex-goleiro tudo que fez pelo Flamengo.
Fontes:
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008.
https://www.youtube.com/watch?v=hpC5n_O5--w


Nenhum comentário: