Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Jorginho: um dos melhores laterais da história do Flamengo

         Jorge de Amorim Campos, o Jorginho, nasceu em 17/8/1964 e disputou 264 partidas com o Manto Sagrado entre 1984 e 1989, marcando oito gols.
        Formado nas divisões de base do América, Jorginho veio para o Flamengo em 1984. A partir da chegada de Jorginho ao Mengão, Leandro, o maior lateral direito da história do clube,  passou a atuar na zaga devido a problemas no joelho. Jorginho substituiu Leandro com brilhantismo na lateral-direita rubro-negra, sendo fundamental para a conquista da Taça GB em 1984 (com gol de Adílio na final contra o Flu), 1988 e 1989, da Taça Rio em 1985 e 1986, do Campeonato Carioca em 1986 e do Campeonato Brasileiro (Copa União) em 1987.
Em 1986, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca contando com jogadores como Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Mozer (Aldair), Adalberto, Andrade, Adílio, Zico e Bebeto. Na final da Taça Rio, Bebeto estufou as redes vascaínas duas vezes na emocionante vitória rubro-negra por 3 a 2, abrindo o placar com gol de falta e empatando o jogo (gols de Romário e Dinamite para nosso eterno rival, que chegou a fazer 2 a 1). Júlio Cesar marcou o gol da vitória e que deu ao Flamengo a vaga na final. Na grande decisão, Marquinho deu belo passe para Bebeto fazer o primeiro gol e Júlio César marcou o segundo com direito a frango do goleiro Acácio.
No ano seguinte, Jorginho junto com Zico, Leandro, Andrade, Leonardo, Bebeto, Renato Gaúcho, Zé Carlos, Zinho, Edinho e Aílton foi fundamental para a conquista do Tetra Brasileiro. Na dura semifinal contra o Atlético-MG, Bebeto marcou o gol da vitória rubro-negra por 1 a 0 no Maracanã. O goleiro Zé Carlos também se destacou com defesas difíceis e importantes nas duas partidas. No eletrizante jogo no Mineirão, Zico jogou no sacrifício e abriu o placar com um golaço de cabeça. O Galinho lançou Renato Gaúcho, que tocou para Bebeto fazer 2 a 0 para o Mengão. O Atlético empatou e Renato Gaúcho fez linda jogada, driblou o goleiro atleticano e garantiu a classificação do Flamengo para a final contra o Internacional. No primeiro jogo da decisão no Beira Rio, Renato Gaúcho cruzou para Bebeto marcar de cabeça para o Mengão. Amarildo empatou para os colorados. No Maracanã, Bebeto mais uma vez foi decisivo ao aproveitar o passe de Andrade e fazer o único gol do jogo e levar a taça para Gávea. A CBF demorou a reconhecer nosso quarto título brasileiro conquistado com tanta raça e talento.
Em 1984 e 1987, Jorginho foi Campeão Pré-Olímpico pela Seleção. Em 1988, junto com craques como Taffarel (Zé Carlos), Andrade, Giovani, Careca, Bebeto e Romário, Jorginho fez parte da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de prata nas Olímpiadas de Seul ao perder para a União Soviética por 2 a 1 na final.
No ano seguinte, Jorginho se transferiu para o futebol alemão, defendendo o Bayern Leverkusen (1989-1992) e passando a atuar como meia. Em 1993, Jorginho foi para o Bayern de Munique (1993-1995), conquistando o Campeonato Alemão em 1994.
No mesmo ano, voltando a jogar na lateral e junto com ex-companheiros do Flamengo como Bebeto, Zinho, Leonardo e Aldair, além de Taffarel, Márcio Santos, Branco, Mauro Silva, Dunga, Mazinho, Raí, e Romário, Jorginho conquistou a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Na semifinal contra a Suécia, Jorginho cruzou e Romário marcou o único gol que deu a vitória ao Brasil, garantindo a vaga  na decisão da competição. Foi inesquecível ver Baggio chutando a bola para fora na decisão por pênaltis na final contra a Itália na qual o goleiro brasileiro também brilhou defendendo um pênalti, garantindo a conquista do tetracampeonato mundial. Foi a primeira Copa que vi o Brasil ganhar.
 Em 1995, Jorginho foi para o Kashima Antlers, voltando a trabalhar com Zico. Jorginho fez sucesso no futebol japonês, conquistando o Bicampeonato da J-League (1996 e 1998) e a Copa do Imperador (1998).
Jorginho voltou ao Brasil e jogou no São Paulo (1999), no Vasco , sendo Campeão Brasileiro e da Copa Mercosul em 2000 e encerrou a carreira no Flu em 2001.
Em 2000, Jorginho criou o Bola Para Frente, projeto social que ajuda crianças carentes dando-lhes acesso ao esporte (futebol), educação e cultura.
Após encerrar a carreira como jogador, Jorginho começou a carreira de treinador no América em 2005.
Entre  2006 e 2010 , foi auxiliar de Dunga na Seleção, conquistando os títulos da Copa América (2007) e da Copa das Confederações (2009).  Na Copa de 2010, a Seleção foi eliminada nas quartas de final.
Em 2010, Jorginho treinou ainda o Goiás por um breve período. Em 2011, o ex-jogador fez um bom trabalho no comando do Figueirense. Em 2012, treinou o Kashima Antlers conquistando a Copa Suringa e a Copa da Liga Japonesa.
Em 2013, Jorginho treinou o Flamengo por três meses. No entanto, não teve muito sucesso no comando da equipe no Carioca e no Brasileiro, sendo substituído por Jayme de Almeida. No mesmo ano, foi treinador da Ponte Preta.
Em 2014, Jorginho treinou o Al-Nasir e atualmente treina a Chapecoense.
Obrigada por tudo que você fez pelo Flamengo e pela Seleção, Jorginho! Boa sorte no seu projeto social e em sua carreira de treinador!
Fontes:
Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2010.

     Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008.



Nenhum comentário: